Programa de Formação
Ambiental
O Programa de
Formação Ambiental inclui Atividades de Formação e
Vivenciais a serem desenvolvidas no Rincão Gaia e,
também, Propostas de Atividades Pedagógicas
Complementares para realização posterior na escola ou em
outro momento no próprio
Rincão Gaia.
As
atividades estão voltadas para educadores das séries
iniciais do ensino fundamental bem como os demais níveis
incluindo as disciplinas de Artes, Biologia, Geografia,
História, Química, Física, Matemática, Português e
Educação Física.
Mês de março
Tema: Água
– 22 de março dia
mundial da água
Atividade de
formação
Sensibilização sobre a importância da
preservação da água potável no planeta.
Sugestões de como evitar desperdícios e de
minimizar as fontes de contaminação da mesma (lixo,
esgoto, produtos químicos agrícolas e domésticos).
Importância dos banhados e Parques
Ambientais do Estado: Banhado do Taim, Parque da Lagoa
do Peixe.
Importância dos
oceanos e mananciais de água doce.
Interação clima e vegetação: Amazônia.
Atividade
Vivencial
Manejo hídrico e tratamento do esgoto
doméstico no Rincão Gaia.
Propostas
Pedagógicas Complementares
Dramatização do Ciclo da
Água.
Construção de maquetas de filtros
anaeróbicos e biológicos.
Levantamento planaltimétrico e hidrológico
de espaços naturais.
Características químicas do solvente
universal.
Estudo da Portaria da FUNASA que define a
qualidade da água própria para consumo.
Modelos de cisternas
Modelos de banheiros secos.
Mês de abril
Tema: Terra
– 22 de abril dia
mundial da Terra
Atividade de
formação
Sensibilização para consciência na
manutenção da vida planetária.
Estudo das características do Planeta Terra
comparando-o com outros planetas do Sistema Solar.
Presença e importância da atmosfera, com
destaque para efeito estufa e camada de ozônio.
Mudanças climáticas: aquecimento global,
tornados,
ciclones...
Formação
Geomorfológica do Rio Grande do Sul e de Pantano
Grande, enfatizando os diferentes tipos de solo e suas
características para uso na agricultura.
Atividade
Vivencial
Recuperação de áreas degradadas e
identificação dos tipos de solo, observando suas fontes
de contaminação e influências do entorno.
Confecção de peças em argila: a terra
moldada pelas ações humanas.
Propostas
Pedagógicas Complementares
Análise e desenho do perfil do relevo observado,
localização do espaço geográfico e físico (Depressão
Central).
Identificação dos tipos de solo e
características físico-químicas e biológicas.
Observação da recuperação de áreas
degradadas.
Identificação de fontes de contaminação de
solo: lixo, esgoto e produtos químicos.
Estudo das principais fontes de poluição do
ar.
Estudo das correntes de ar e fatores que
definem o clima.
Confecção de miniterrário.
Mês de maio
Tema: Biodiversidade
– 22 de maio dia
mundial da Biodiversidade
Atividade de
formação
Resgate cultural das Comunidades Indígenas,
traçando um paralelo do homem branco X índio e suas
respectivas formas de relacionamento com o ambiente.
Comparação entre agricultura de subsistência
e a industrial.
Relação da agricultura familiar com a
autossuficiência, produção de excedentes e a gestão de
uma economia local autossustentável.
Resgate de sementes crioulas.
Bioativas.
Valorização da biodiversidade
local nos meios rural e urbano.
Atividade
Vivencial
Identificação da Biodiversidade local.
Reconhecimento de espécies bioativas.
Propostas
Pedagógicas Complementares
Montagem de composteira.
Manejo de Horta.
Passeios para identificação de espécies
nativas e exóticas.
Identificação de pegadas gravadas no
ambiente.
Mês de junho
Tema: Meio Ambiente
–
05 de junho dia mundial do Meio Ambiente
Atividade de
formação
Princípios de Sustentabilidade:
ecossistemas, biomas, fatores bióticos e abióticos,
ciclagem de elementos, fluxos e teia da vida.
Qualidade de vida e padrão de vida
relacionados ao ambiente.
Condições necessárias para a manutenção da
vida planetária
Principais formações fitogeográficas gaúchas: campos,
Mata Atlântica, banhados e restingas.
Arquitetura Sustentável: construções, formas, materiais.
Atividade
Vivencial
Gincana Ecológica com os elementos
disponíveis no Rincão,
enfatizando a cooperação entre as equipes.
Propostas
Pedagógicas Complementares
Conhecendo os 05 Reinos biológicos: bactérias, fungos,
protoctistas, plantas e animais.
Estudo dos principais microorganismos e
invertebrados patógenos.
Aprofundamento nos ciclos biogeoquímicos:
Água, Carbono, Nitrogênio, Oxigênio e Fósforo;
Estudo da pegada humana – impacto planetário
da população humana nos moldes de consumo atuais.
Diferenciando recursos naturais renováveis e
não renováveis.
Mês de julho
Tema: Amigo
– 20 de julho dia
nacional do amigo
Atividade de
formação
Ecologia Pessoal: alimentação saudável,
auto-estima, espiritualidade, questões de gênero,
integração com a natureza.
Relação “eu com o outro”, valorização do
simples, mas essencial. Interdependência
dos seres.
Atividade Vivencial
Meditação, expressão corporal
e/ou danças
circulares.
Propostas
Pedagógicas Complementares
Inserção do minuto da meditação na programação escolar
semanal/mensal.
Elaboração de cardápios e receitas para uma alimentação
saudável.
Mês de setembro
Tema: Árvore
– 21 de setembro dia
nacional da árvore
Atividade de
formação
Reino Vegetal.
Sucessão vegetal.
Florestas brasileiras.
Espécies nativas e exóticas.
Dispersão de
sementes e quebra de dormência.
Biopirataria
Atividade
Vivencial
Dramatização da lenda do
Umbú e da Timbaúva.
Reconhecimento de árvores e coleta de
sementes.
Propostas
Pedagógicas Complementares
Conhecendo os componentes das flores e suas funções.
Conhecendo os diversos tipos de dispersão de
sementes.
Compreendendo a importância da fauna como
agente de dispersão.
Estudando os recursos dos vegetais: radiação
solar, água, nutrientes minerais e dióxido de carbono.
Mês de outubro
Temas: Criança e Professor
– 12 de outubro dia
nacional da criança e 15 de outubro dia nacional do
professor
Atividade de
formação
Valorização do Profissional da Educação.
Competências para o professor do século XXI.
Habilidades para formação de ecocidadãos
participativos.
Vencendo os desafios da indisciplina e da
sexualidade.
Influência da natureza no processo de
aprendizagem: estímulos multissensoriais, bem-estar,
equilíbrio, nutrição corpo-alma, centramento,
engajamento construtivo.
Atividade
Vivencial
Dinâmicas de
alternância de papéis: ser líder e ser liderado.
Propostas Pedagógicas Complementares
Modelagem em argila da anatomia humana.
Avaliação crítica de filmes como ‘A Bela e a
Fera’ e ‘Pokahontas’.
Caixa de surpresa com perguntas e respostas
sobre a dinâmica aluno-professor.
Investimentos e inscrições
O assunto que compete a cada
mês pode ser agendado para diferentes dias da semana,
inclusive em sábados e domingos, sempre que a data não
esteja comprometida com outras atividades
institucionais. Em novembro e dezembro ficam
disponíveis todos os temas propostos.
As
inscrições podem ser feitas pelos telefones (51)
97253685 ou (51) 9725 3686. O custo de cada
participante, sempre em grupos com mínimo de 10 pessoas
e máximo de 50, varia de acordo com a proposta
escolhida:
Um dia de
atividades: R$ 45,00 incluindo almoço e dois lanches
Pernoite e manhã: R$ 66,00 com janta e café-da-manhã
Pernoite e manhã com almoço: R$ 78,00
Pernoite e um dia completo: R$ 89,00 |