Christian Lavich Goldschmidt

José Lutzenberger

 

 

      Um grande homem como José Antônio Lutzenberger jamais poderá ser esquecido. Depois de tudo o que fez pela humanidade cuidando do meio ambiente em que vivemos, o mínimo que nós, seres humanos podemos fazer,  é cuidar e preservar todo o ecossistema  no qual estamos inseridos, e do qual viemos a fazer parte  como uma das últimas espécies  resultantes da criação do universo. Creio que o desejo deste grande homem era darmos continuidade a esta missão tão importante que ele  iniciou e para a qual preparou muitos seguidores. Mesmo os que não o conheceram pessoalmente ou os que não puderam ter o privilégio de ouvir dele próprio os mais importantes ensinamentos  sobre como viver e fazer  um mundo melhor a cada dia que passa; mesmo esses, podem  e devem ainda aprender muito, pois sua obra é infinita e está a disposição de qualquer um que queira ajudar a construir um mundo melhor e não ficar só em demagogia ou protelando alguma ação para o dia seguinte.  Cada  palavra e cada gesto contam muito na época em que nos encontramos. Precisamos agora, mais do que nunca astear a bandeira em defesa da ecologia. Não podemos deixar seus ensinamentos cair no esquecimento como se fossem simples palestras concebidas para alardear o caos  ao qual estamos expostos. Suas teorias em defesa da ecologia sempre foram muito bem fundamentadas através  de conhecimentos - Lutz sempre sabia o que falava - no princípio buscava a resposta para suas dúvidas simplesmente  observando e interagindo com a natureza e  sua biodiversidade, o que para ele consistia em um fascínio imensurável;  mais tarde aprofundou  seus conhecimentos através de estudos e pesquisas sempre tendo uma relação de respeito com a fauna e a flora.  Lutz foi contra qualquer tipo de ação agressiva e que pudesse desestruturar a ordem natural das coisas.

    Lutzenberguer tinha uma capacidade invejável de perceber as coisas que estavam ao seu redor; era sensível - uma das características mais admiradas no homem - e detestava a hipocrisia, qualidades que lhe renderam muitos desententimentos e desafetos. Devido a seu gênio ímpar, era muitas vezes  imcompreendido; porém, os mais sábios sabiam de suas lutas para fazer do homem um ser vivo que utilizasse sua capacidade de raciocíno lógico em prol de todos sem  acabar com a vida das espécies "irracionais" e sem capacidade de defesa própria.

     Este homem que partiu no dia 14 de maio de 2002 foi um dos mestres da sabedoria e um dos maiores representantes de nosso país lá fora; digno de todas as honrarias que recebeu, não era vaidoso, porém, envaidecia-se quando via algum trabalho seu reconhecido, não que as homenagens a ele rendidas fossem o mais importante. Sentia-se honrado quando via os resultados de seus trabalhos servindo de incentivo para novas gerações aprenderem a viver e a buscarem um equilíbrio com o meio ambiente - essa era sua maior recompensa.

     Em toda sua trajetória, uma das coisas que deixava Lutz entristecido, era a falta de interesse pela questão ambiental principalmente da parte dos jovens. Ele não conseguia entender como alguém  pode  não se interessar  por algo tão importante para a  continuidade de sua própria vida. Se dermos continuidade a essa triste devastação estamos arriscando a devastação de nossa própria espécie. Se não cuidarmos de nossa biodiversidade, estaremos descuidando de nós mesmos. Devemos dar início a uma grande campanha, através da qual se dê ênfase ao preparo do jovem para a vida e não só para o mercado de trabalho como estão pregando os atuais sistemas capitalistas.

     Para os que querem se tornar seguidores de Lutzenberger, em 1987 ele criou a Fundação Gaia, uma ONG ambientalista reconhecida como de utilidade pública em nível federal, estadual e municipal. No Rincão Gaia, sede rural com 30 hectares e distante 120 km de Porto Alegre, no município de Pantano Grande, são realizados cursos de educação ambiental, trabalho de reabilitação de áreas degradadas, agricultura orgânica, paisagismo ecológico e pecuária natural.

 

Christian@fgaia.org.br

 

 

Voltar ao índice