Reforçando a importância do dia do Meio Ambiente, em junho a Fundação Gaia contempla na sua programação o cuidado intrapessoal e o zelo com a educação ecológica. Em 13 e 14 de junho, a médica Ivone Renck destaca a importância da microflora intestinal no Curso de Alimentação e Sáude. Vindos do IPEP, João Rockett e Tatiana Cavaçana ministram curso Permacultura e Ecopedagogia: Redesenhando Escolas que acontece nos dias 27 e 28 de junho. Ambos tem descontos para estudantes e professores e se realizam no Rincão Gaia.

 

Alimentação e Saúde com Ivone Renck Nos dias 13 e 14 de junho, a médica Ivone Renck ministra no Rincão Gaia o curso Alimentação e Saúde. O enfoque principal desta edição são os alimentos fermentados, essenciais para reconstituir a flora intestinal ameaçada pelos hábitos alimentares modernos. “Sem a flora intestinal equilibrada, as pessoas ficam incapacitadas de absorver nutrientes essenciais como a vitamina B12 que, entre outras atribuições, influencia na memória”, alerta Ivone. O curso tem um desconto especial para estudantes, professores da rede pública e aos associados ao SINPRO-RS. Inscrições até o dia 09 de junho e detalhes completos em http://www.fgaia.org.br/cursos/13_14_junho_2015.html .

 

Palestra sobre características da água que permitem a vida – Na quarta palestra do Ciclo Ecologia na Cultura, a botânica e professora da UFRGS Lúcia Rebello Dillenburg discorre sobre “Singularidades da água que permitem a vida”. A palestra acontece no dia 16 de junho, terça-feira, às 20h na Livraria Cultura em Porto Alegre, localizada na Rua Túlio de Rose, 80, nos segundo piso do Bourbon Shopping Country. O evento tem entrada franca.

 

Pemacultura e Ecopegagia: Redesenhando Escolas A Fundação Gaia recebe João Rockett e Tatiana Cavaçana, ambos do IPEP (Instituto de Pemacultura do Pampa),  para ministrar o curso Permacultura e Ecopedagogia: Redesenhando Escolas que acontece nos dias 27 e 28 de junho no Rincão Gaia. O curso tem um desconto especial para estudantes, professores da rede pública e aos associados ao SINPRO-RS. Inscrições até o dia 19 de junho e maiores informações no link   http://www.fgaia.org.br/cursos/27_28_junho_2015.html .

 

Manifeste-se em prol da Biodiversidade Uma Audiência Pública sobre a proposta do novo Governo Estadual de privatizar o Jardim Zoológico e outros parques públicos, acontece nesta quarta-feira, 03 de junho de 2015, às 10 horas, na Sala João Neves da Fontoura - Plenarinho, 3º andar da Assembleia Legislativa gaúcha. Ambientalistas enfatizam que o local também atua como conservação ex-situ, da biodiversidade. ”Pode não ser o ideal, mas são mais de 1000 animais mantidos, uma parte nativos do RS”, comenta Paulo Brack. Entre outros locais que podem ser privatizados neste pacote está o Jardim Botânico.

 

Seminário faz homenagem a ambientalista – José Lutzenbergar é o homenageado da 4ª edição do Seminário de Gestão Urbana Sustentável que  acontece no dia 09 de junho, terça-feira, a partir das 9h na Assembleia Legislativa Gaúcha. Com inscrições gratuitas, maiores detalhes e a programação completa do evento podem ser lidas em http://www.todavida.com.br  .


Visita guiada ao Jardim Lutz – Marcando o dia do Meio Ambiente, a Fundação Gaia convida seus amigos e colaboradores a participar de visitas  guiadas ao Jardim Lutzenberger, no quinto andar da Casa de Cultura Mário Quintana. A atividade acontece no sábado, dia 06, em dois horários, às 14h e 16h. O responsável pelo local, o biólogo e paisagista Edgar Salla, irá discorrer sobre dicas de jardinagem, técnicas de compostagem, consumo consciente e reciclagens.

 

Agapan Debate – Na segunda-feira, 08 de junho, às 19h ocorre mais uma edição do Agapan Debate, desta vez o tema central é "Água e Ar: os impactos da ação humana". Jackson Muller ministra a “Qualidade e proteção das águas no RS: desafios para gestão” e Claudia Ramos Rhoden fala sobre “Conhecendo a Qualidade do Ar da Nossa Cidade”. O evento tem mediação de Beto Moesch e acontece na FABICO – UFRGS, localizada na Rua Ramiro Barcelos, 2705, com entrada franca.

 

Transgênicos: mito x realidade O Setor de Ações Socioambientais (DRH/Setasa) do Tribunal Regional Federal da 4ª Região convida a todos para a palestra alusiva à Semana do Meio Ambiente, com o tema “Transgênicos: mito x realidade”, que acontecerá no dia 09, terça-feira, às 16 horas, no Auditório da entidade, localizado na Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 300, térreo. Não são necessárias inscrições prévias. A palestra, que será apresentada por Leonardo Melgarejo, propõe reflexões sobre o que são os transgênicos, quais seus pressupostos e suas intencionalidades, e os dados de campo, envolvendo utilização de agrotóxicos e expectativa de ganhos de produtividade.

 

Encontro livre para trocar mudas e sementes – No sábado, 13 de junho,  acontece um encontro livre para trocas de mudas e sementes no arcos da Redenção, em Porto Alegre. A atividade inicia às 9h e encerra às 14h. A idealizadora do evento Rosane Barcelos, conta chamou e teve apoio de amigos na organização “mas não somos vinculados a nenhuma entidade. Temos participantes dos Hortelões Urbanos, eu  inclusive, e muita gente querida e consciente veio amorosamente.”  Ela cita alguns os participantes como integrantes do Sítio da Amizade de Viamão, Nanci Araújo do Utopia e Luta, Paulo Vilanova do Sítio com o mesmo nome o querido e muitos outros que contribuíram generosamente. No convite feito pelo Facebook,  Rosane pede que as pessoas levem mesas, bancos, cadeiras, panos e canecas. “Mesmo quem não tem nada para trocar pode receber doações. Levem os sorrisos e abraços fraternos. 

 

Concerto da Orquestra Jovem do RS - A Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul (OJRS) realiza concerto com entrada franca, nesta quarta-feira, 3 de junho, a partir das 20h, no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). Sob a regência de Telmo Jaconi, esta é a primeira de uma série de apresentações em 2015 da orquestra na instituição, onde ensaiou por muito tempo, mostrando seu trabalho sempre na primeira quarta-feira de cada mês. A OJRS foi criada em 2009 a partir da seleção de 350 crianças e adolescentes de baixa renda, oriundos da rede pública de ensino, para participar de oficinas de musicalização. Hoje, a OJRS conta com 45 integrantes, entre 10 e 19 anos, em treinamento permanente, todos selecionados a partir do mérito e da vocação musical.

 

Fotos: Cláudia Dreier, João Rockett e Tatiana Cavaçana. Edição de imagens e textos: Cláudia Dreier comunicacao@fgaia.org.br

 

 
Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br

 


Página Inicial