Ainda há vagas para o Mergulho no Lago das Estrelas Desvendar os jardins submersos no maior lago do Rincão Gaia é um convite da Oficina de Mergulho coordenada por Carlos Dill que está confirmada para os dias 06 e 07 de abril. A atividade inclui conhecimentos teóricos, mergulho com cilindro e uma foto do participante mergulhado no mundo das águas límpidas. Inscrições ainda podem ser feitas, garanta sua participação.  Informações no telefone 9725 3685 e no link http://www.fgaia.org.br/cursos/06_07_abril_2013-OficinadeMergulho.html.

 

Terça-feira acontece palestra com Augusto Carneiro e Truda Palazzo – A segunda palestra do Ecologia na Cultura 2013 reúne dois amigos e participantes da AGAPAM: Augusto Carneiro, agora com 90 anos, e Truda Pallazzo que irão discorrer sobre “O problema do lixo e a Biodiversidade”. A atividade acontece no dia 09 de abril, às 19h, e é uma promoção da Fundação Gaia em parceria com a Livraria Cultura de Porto Alegre. Esta e as demais palestras sempre acontecem na segunda terça-feira de cada mês com entrada franca. Detalhes em http://www.fgaia.org.br/cursos/09_abril_2013.html .

 

Oficina de Astronomia O físico responsável pelo observatório astronômico da UFRGS, Cláudio Bevilacqua, coordena a oficina Decifrando o Céu do Sul nos dias 20 e 21 de abril no Rincão Gaia. Entre as atrações do céu de outono estão Júpiter, o planeta gigante, e Saturno com seus inúmeros anéis. Os interessados devem conferir o valor diferenciado do curso, pois o professor abdicou da sua remuneração. A oficina já está confirmada e aceita inscrições até o dia 12 de abril, enquanto houver vagas. Saiba mais em http://www.fgaia.org.br/cursos/20_21_abril_2013-Oficina_de_Astronomia.html .

 

Jardinagem Produtiva e Manejo Orgânico Uma nova edição do curso de Jardinagem e Manejo Orgânico do Solo, com Alexandre de Freitas acontece nos dias 20 e 21 de abril. Alexandre, que conviveu com Lutzenberger, ensina técnicas da agricultura regenerativa defendidas pelo criador da Fundação Gaia. Inscrições até o dia 12 de abril. As informações completas estão em http://www.fgaia.org.br/cursos/20_21_abril_2013-A_Vida_do_Solo.html .

 

Confecção de Papel com Casca de Pinhão Nos dias 04 e 05 de maio, Celina Cabrales coordena no Rincão Gaia a Oficina “Pinhão à vista: confecção de papel a partir da casca de semente de araucária”. Além do processo de produzir o papel a partir de um material que seria descartado, os participantes aplicam o material na produção de produtos desde o bloco de notas até o livro do artista. Todos os participantes recebem o e-book do projeto Pinhão à vista. As inscrições devem ser feitas até o dia 26 de abril. Saiba mais em http://www.fgaia.org.br/cursos/04_05_maio_2013-2.html .

 

Mauro Fuke no Rincão Gaia O artista plástico Mauro
Fuke retorna ao Rincão para ministrar a quarta edição da Oficina de Marcenaria Rústica, onde os participantes produzem peças decorativas e utilitárias a partir do material coletado nas trilhas locais. Além do convício e do aprendizado, os participantes levam para casa as peças que criarem durante o final de semana. A oficina acontece nos dias 04 e 05 de maio e recebe inscrições até o dia 26 de abril. Maiores informações em
http://www.fgaia.org.br/cursos/04_05_maio_2013.html .

 

Exposição fotográfica “Pampa” no Jardim Lutz Foi aberta no final de março a exposição “Pampa” que integra o ciclo Natureza Gaúcha no Jardim Lutzenberger. O objetivo da exposição é ampliar a percepção do público sobre a beleza e a riqueza existentes nas paisagens do Rio Grande do Sul, com foco no pampa gaúcho e sua relação com o ambiente e a vida. As treze imagens que compõem a mostra são assinadas pelo fotógrafo Paulo Backes, com textos explicativos sobre cada uma. Os painéis ficam expostos até o dia 27 de abril, junto à entrada do jardim, no quinto andar da Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre.

 

Entrevista de Lara Lutzenberger Na Semana de Porto Alegre, a presidente da Fundação Gaia esteve na TVCOM falando sobre José Lutzenberger e a capital gaúcha.
A entrevista pode ser vista no link
http://videos.clicrbs.com.br/rs/tvcom/video/20-horas/2013/03/tvcom-horas-especial-comemorativo-semana-porto-alegre-entrevista-com-presidente-fundacao-gaia-lara-lutzenberger-bloco-25-03-2013/16503/ .

 

Em defesa da lei que controla agrotóxicos no RS Nesta terça-feira, o deputado estadual Adão Villaverde realizou um Grande Expediente para destacar a quarta década da Lei que Dispõe sobre o Controle de Agrotóxicos e outros Biocidas, de número 7.747. A legislação aprovada em 1982 teve um grande empenho de ambientalistas, entre eles José Lutzenberger e Sebastião Pinheiro. O que a diferencia da legislação nacional é a restrição, em território gaúcho,  da entrada de venenos proibidos nos seus países de origem.

 

Curso Plantas Medicinais nas criações de animais O curso promovido pelo Instituto Bem-Estar e a UFRGS compõe-se de três módulos mensais consecutivos, sendo que o primeiro será em 26 e 27 de abril. As aulas teóricas acontecem na Faculdade de Agronomia nas sextas-férias das 19 às 22h. A parte prática realiza-se no sábado, em Viamão, na Granja Scheneider da produtora Jurema Neto Schneider associada ao OPAC (Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade Orgânica) da RAMA: Associação dos Produtores da Rede Agroecológica Metropolitana. Informações completas em www.ibembrasil.org/cursopm .

 

Cláudia Dreier. Edição de fotos e textos: Cláudia Dreier comunicacao@fgaia.org.br

 
Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br



Página Inicial