Projeto da telefonia celular deve ser votado amanhã

- O PLE 57/13, que fragiliza a atual Lei das ERBs, deve ser votado na próxima quarta-feira, às 14h, na Câmara de Vereadores. Em regime de urgência, a proposta enviada pelo prefeito José Fortunati passou apenas pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa, indo direto à votação em plenário. Na manhã de hoje, acontece uma reunião do Executivo Municipal com a base de apoio do governo para conversar sobre o referido PLE. A grande maioria dos vereadores pertence a esta base, pois dos 36 eleitos apenas sete ou oito consideram-se oposição. A Fundação Gaia convida a todos seus amigos e colaboradores para estarem na Câmara Municipal nesta quarta, dia 09 de julho, às 14h, dizendo não ao PLE 57/13, em defesa do direito de precaução que garante a vida e a saúde.

 

Fundação Gaia distribui carta a todos os vereadores - Nesta segunda-feira, dia 07 de julho, Cláudia Dreier, representando a Fundação Gaia, entregou a todos os vereadores de Porto Alegre uma versão impressa da carta sobre o PLE 57/13 que está no link http://www.fgaia.org.br/Militancia%20Ambiental/Carta_Fundacao_Gaia.html. Dez vereadores receberam o documento em mãos com o pedido para que votassem a favor da saúde e da vida. A carta aos outros 26 vereadores foi deixada no gabinete de cada um, com o comprometimento de que seria entregue o mais breve possível, pois o projeto deve ser votado na próxima sessão plenária.

 

Militância Ambiental junto à comunidade – No último sábado a Fundação Gaia esteve na Feira Ecológica no Bom Fim divulgando a campanha contra o PLE 57/13. Com a parceria da AGAPAN, foram dadas explicações sobre a radiação prejudicial emitida pelas antenas. Estiveram expostas na banca cópias impressas de vários documentos: a atual Lei das ERBs, de 2002; comentário de um técnico que aponta erros da nova proposta de lei; o PLE 57/13 na ntegra; e o depoimento de uma vítima de câncer cerebral que reside próxima a uma torre de celular. Estes e outros materiais encontram-se no link http://www.fgaia.org.br/Militancia%20Ambiental/Index.html .

 

Petição ao prefeito para que retire o PLE 57/13 – A AGAPAN organizou uma petição on line pedindo a Fortunati que retire a nova proposta de Lei das Antenas. A Fundação Gaia convida a todos seus amigos e colaboradores que assinem o pedido o quanto antes, pois o projeto está para ser votado na próxima quarta-feira. Para participar acesse: http://www.change.org/pt-BR/peti%C3%A7%C3%B5es/prefeito-retire-o-pl-das-antenas-de-celulares?share_id=gGaGsmxWjQ&utm_campaign=share_button_action_box&utm_medium=facebook&utm_source=share_petition

 

Modelo de carta para enviar aos vereadores -  A pressão dos eleitores junto aos representantes do legislativo municipal começa a ter efeito, tanto que na reunião de líderes partidários resolveram transferir a votação do PLE 57/13 inicialmente marcada para segunda-feira, para quarta, dia 09 de julho. Torna-se muito importante a participação de cada um em defesa da vida e da saúde de todos. Segue abaixo modelo de correspondência e o e-mail dos vereadores.

 

Assunto: Vote contra o PLE 57/13 defenda a vida

Prezado vereador:

Para honrar seu compromisso público, de ser nosso representante nesta Casa Municipal, acreditamos que seu voto será contrário à proposta do PLE 57/13 e a favor dos cidadãos e da defesa da vida.

Alertamos para a gravidade desta matéria citando aqui parte do depoimento dado na Audiência Pública do dia 26 de junho, por uma vítima de câncer cerebral possivelmente causado pela Antena instalada próxima à sua residência. E com certeza teremos conhecimento de como será o seu voto nesta matéria e isso fará toda a diferença na hora de irmos às urnas fazer a nossa escolha.

“Como sou física por formação, sempre me interessei por este tema. Sendo que, depois de meu diagnóstico, intensifiquei meus estudos sobre o efeito da radiação eletromagnética em células vivas.


O fato de a comunidade científica estar dividida reflete a complexidade do problema. Uma fundamentação experimental e seu consequente avanço teórico exigirão um trabalho longo, multidisciplinar, dispendioso, e uma grande dose de coordenação, integração e consolidação dos resultados.


Contudo, já há suficientes e concretos indícios na literatura científica que nos levam a permanecer alertas e ter precaução.


Aproveito para lançar um apelo: precisamos investigar com todo rigor científico o que está acontecendo com a torre da Av. Caí.


Há alguns anos atrás, um vizinho, morador da Av. Cai  próximo à torre, sabendo que sou física, me solicitou artigos científicos que relatassem a ocorrência de dificuldades para dormir, tonturas e outros mal-estares relacionados à vizinhança de uma antena.


Estes eram alguns dos desconfortos que este vizinho passara a sentir desde que a antena fora instalada. Como temos um serviço de guarita que é compartilhado por dezessete moradores, há uma grande interação na vizinhança. Em vista disso, chegou a meu conhecimento o relato de que outros moradores também estão passando por desconfortos desde que a antena foi ali instalada.


Acredito que estas informações devem subsidiar uma pesquisa bem maior, abrangendo o entorno das torres de rádio-base de Porto Alegre. Enquanto isso não acontece, nos resta, como cidadãos, o amparo de uma legislação coerente. Caso contrário, as companhias telefônicas serão as únicas que lucrarão.


E para nós, moradores próximos de uma torre de ERB fica o conselho: evite o uso de celular quando estiver em casa, pois neste caso temos duas antenas, uma na rádio-base e outra no próprio celular.


Explicando melhor: quando em nossas casas, usamos o telefone celular a radiação emitida pelo celular pode ter, relativamente, uma intensidade maior que a recebida da antena. Contudo, esta radiação só ocorre enquanto estamos falando ao celular, ao passo que a radiação vinda da antena é contínua, isto é, 24 h/dia.


Outro aspecto a ser considerado, é o seguinte: estando em sua casa, próximo a uma antena, o seu cérebro poderá atuar com uma barreira a ser atravessada pela radiação e neste caso a potencia se ajustrá para vencer esta barreira. O recomendável, nestas circunstancias é usar o ouvido que fica mais próximo da antena. Ou seja, evite que a cabeça seja o obstáculo a ser atravessado pela radiação eletromagnética, pois nesse caso, a eletrônica detecta a diminuição da intensidade da radiação e aumenta a potência emitida. Assim, tomemos a precaução de nos posicionar de tal forma que a cabeça não fique entre o celular e a rádio-base.


E para concluir: se alguém disser que eu não tenho provas concretas de que o tumor desenvolveu-se em consequência da proximidade de uma RB, posso refutar dizendo que também não há comprovação de que o tumor não foi devido à proximidade de uma RB.”

 

Contando com sua coerência e integridade para defender a vida,

 

Cordialmente,

 

Pessoa que exerce sua cidadania 

 

Endereços do executivo e de vereadores

 

sebastiaomelo.rs@gmail.com, sms@sms.prefpoa.com.br, smam@smam.prefpoa.com.br , seda@seda.prefpoa.com.br, falesmov@smov.prefpoa.com.br, busatto@smgl.prefpoa.com.br, carlos.souza@smgl.prefpoa.com.br, cintiav@smgl.prefpoa.com.br, eloi.guimaraes@sma.prefpoa.com.br , carlosfett@sma.prefpoa.com.br, ferronato@terra.com.br, albertokopittke@camarapoa.rs.gov.br, brasinha@camarapoa.rs.gov.br, anyortiz@camarapoa.rs.gov.br, bernardino@camarapoa.rs.gov.br, cassiotrogildo@camarapoa.rs.gov.br, claudiojanta@camarapoa.rs.gov.br, delegadocleiton@camarapoa.rs.gov.br, drthiagoduarte@camarapoa.rs.gov.br, comassetto@camarapoa.rs.gov.br, elizandrosabino@camarapoa.rs.gov.br, vereadorafernanda@camarapoa.rs.gov.br, villela@camarapoa.rs.gov.br, idenircecchim@camarapoa.rs.gov.br, joaocnedel@camarapoa.rs.gov.br, joaoderly@camarapoa.rs.gov.br, jussaracony@camarapoa.rs.gov.br, kevinkrieger@camarapoa.rs.gov.br, lourdesvereadora@camarapoa.rs.gov.br, marcelosgarbossa@camarapoa.rs.gov.br, binsely@camarapoa.rs.gov.br, mariofraga@camarapoa.rs.gov.br, mariomanfro@camarapoa.rs.gov.br, mauropinheiro@camarapoa.rs.gov.br, monicaleal@camarapoa.rs.gov.br, nereudavila@camarapoa.rs.gov.br, paulinhomotorista@camarapoa.rs.gov.br, paulobrum@camarapoa.rs.gov.br, pedroruas@camarapoa.rs.gov.br, professorgarcia@camarapoa.rs.gov.br, pujol@camarapoa.rs.gov.br, seforamota@camarapoa.rs.gov.br, sofia@camarapoa.rs.gov.br, tarcisoflechanegra@camarapoa.rs.gov.br, valtern@camarapoa.rs.gov.br, waldircanal@camarapoa.rs.gov.br

 

Fotos: Cláudia Dreier e AGAPAN. Edição de fotos e textos: Cláudia Dreier comunicacao@fgaia.org.br

 

 
Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br

 


Página Inicial