Poluição magnética e telefonia celular são tema de palestra  Na próxima terça-feira, 12 de agosto, os malefícios provocados pela poluição magnética, principalmente decorrentes da telefonia celular, pautam o Ecologia na Cultura. O PHD neste assunto, professor Álvaro Salles discorre sobre o tema e abre espaço para perguntas e esclarecimentos. O evento inicia às 20h e acontece na Livraria Cultura de Porto Alegre, localizada no Bourbon Shopping Country - Rua Túlio de Rose, número 80. Entrada franca.

 

Curso sobre Podas e Arborização – O agrônomo, fotógrafo e paisagista Paulo Backes retorna ao Rincão nos dias 16 e 17 de agosto para ministrar o curso que trata de Podas e Arborização. Já na sua quinta edição, neste tradicional evento de inverno, Backes ensina como fazer podas sem mutilações. O evento já está confirmado. Interessados devem se inscrever o quanto antes para garantir a sua vaga. Detalhes completos em http://www.fgaia.org.br/cursos/16_17_agosto_2014.html .

 

Oficina de Observação de Aves – Nos dias 30 e 31 de agosto, a Fundação Gaia - Legado Lutzenberger promove a Oficina de Observação de Aves, edição de inverno, com o ornitólogo Eduardo Chiarani, integrante da equipe de  Carla Suertegaray Fontana. Esta é responsável pelo setor de aves e mamíferos  no Museu de Ciência e Tecnologia da PUC-RS. O evento acontece no Rincão Gaia, localizado junto a Pantano Grande, a 120 km de Porto Alegre e recebe inscrições até o dia 22 de agosto. Detalhes completos em http://www.fgaia.org.br/cursos/30_31_agosto_2014.html .

 

Flora do RS no Rincão – Paulo Brack estará no Rincão Gaia nos dias 13 e 14 de setembro para ministrar o curso: Cores, sabores e papel estratégico da flora do RS. Os interessados podem se inscrever até o dia 05 de setembro. “Nesse curso iremos tratar da importância e da diversidade de espécies nativas da Flora do Rio Grande do Sul, no que diz respeito a seu reconhecimento, conhecimento e seu papel estratégico nos dias atuais”, explica Brack. Ele destaca que será data ênfase às espécies alimentícias, como frutíferas e hortaliças; ornamentais pouco utlizadas; e outras de utilização ecológica e econômica. “Também não deixaremos de lado a questão da proteção das espécies ameaçadas e da biodiversidade como um todo”.Informações completas em http://www.fgaia.org.br/cursos/13_14_setembro_2014.html .

 

Manejo de Pastagens Nativas Nos dias 27 e 28 de setembro, a Fundação Gaia - Legado Lutzenberger  promove a segunda edição do curso Uso sustentável de pastagens naturais, com o professor e agrônomo Carlos Nabinger, que há 35 anos ministra disciplinas sobre pastagens, com ênfase no manejo do campo nativo  na Faculdade de Agronomia da UFRGS.. Neste curso, a Fundação Gaia oferece um desconto especial de 20% para estudantes de ensino fundamental, médio e graduação; professores de escolas públicas de ensino fundamental e médio; e professores de instituições particulares associados ao SINPRO- RS. a concentração, a clareza de pensamento e a percepção interior. O curso recebe inscrições até o dia 19 de setembro. Maiores informações em http://www.fgaia.org.br/cursos/27_28_setembro_2014.html  .

 

Reiniciam as atividades do Gaia Jovem  Na última quarta-feira, 06 de agosto, reiniciou a programação oferecida pela Fundação Gaia a estudantes da rede pública dos municípios vizinhos ao Rincão. Composto por várias oficinas de capacitação na área de ecologia e sustentabilidade, o projeto, que incluia apenas alunos de Pantano Grande, recentemente foi estendido ao município de Encruzilhada do Sul. Maiores detalhes desta proposta encontram-se  nas páginas 10 e 11 do Relatório Anual que pode ser lido em http://www.fgaia.org.br/relatorios/fgaia2013.pdf .

 

Campanha para preservar a orla de Torres-RS  Ambientalistas da mais bela praia gaúcha têm manifestado-se contra a altureção do Plano Diretor de Torres, que quer libertar a altura dos prédios construídos na zona 08, das quadras localizadas na beira-mar. A Fundação Gaia convida seus amigos e colaboradores a apoiar a preservação da paisagem de Torres assinando a petição on-line http://www.change.org/pt-BR/peti%C3%A7%C3%B5es/prefeitura-municipal-de-torres-diga-n%C3%A3o-as-torres-de-concreto?tk=9vqaKubfIk6o_7OX8RT6V-ZT1qYSpbKrPtUOaCyZgWc&utm_source=petition_update&utm_medium=email&utm_campaign=petition_update_email

 

Fotos: Cláudia Dreier e Arquivo Fundação Gaia. Edição de fotos e textos: Cláudia Dreier comunicacao@fgaia.org.br

 

 
Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br


Página Inicial