Palestra sobre Tecnologias de Reciclagem de Resíduos Industriais e Domésticos

 

A Fundação Gaia - Legado Lutzenberger em parceria com a Livraria Cultura convida para a quarta palestra do Ciclo Ecologia na Cultura, que em 2012 trata das “Tecnologias Brandas nos caminhos de Lutzenberger”. No ano em que se completa uma década de sua ausência, os encontros mensais trazem pessoas que conviveram com o ambientalista e as idéias defendidas por ele em prol da relação harmônica com os sistemas naturais.


Em junho, o Ecologia na Cultura recebe o agrônomo Fernando Noal Bergamin que conheceu Lutz em 1985 quando ainda era estudante e atualmente trabalha na empresa criada pelo ecologista. A temática da noite é “
Empresa Vida – Tecnologias em Reciclagem de Resíduos Industriais e Domésticos”. O encontro acontece no dia 19 de junho de 2012, terça-feira às 19h30min, no auditório da Livraria Cultura, em Porto Alegre, com entrada franca.


“As grandes cidades são altamente consumidoras de matéria orgânica e poucos dão-se conta da origem dos substratos e fertilizantes orgânicos que estão nas prateleiras dos supermercados e floriculturas” comenta Bergamin. O palestrante irá discorrer sobre os danos ambientais da extração de “terra preta” em áreas naturais e as  imensas oportunidades que se abrem no setor de reciclagem para a geração de novos produtos e postos de trabalho, bem como os benefícios desta nova indústria em projetos de jardinagem, paisagismo e recuperação de áreas.

 

Fernando Noal Bergamin é agrônomo formado pela UFRGS e, desde o início de sua carreira profissional, vem dedicando-se ao desenvolvimento de tecnologias de reciclagem de resíduos sólidos com potencial uso agrícola. Ao lado de José Lutzenberger, reativou a empresa Vida Desenvolvimento Ecológico, de propriedade do ambientalista, cuja equipe de trabalho implantou inúmeras Centrais de Reciclagem de Resíduos junto a diversas indústrias no Brasil. Atualmente é gerente operacional da Vida, empresa onde atua há 24 anos, sendo responsável técnico por uma extensa linha de produtos agrícolas no mercado, oriundos de reciclagem, nos estados do RS, SC e BA. Faz parte também do Conselho da Fundação Gaia e dedica-se, juntamente com sua família, a agricultura orgânica no Sítio Nahyr, em Mariana Pimentel / RS.

 

Serviço

 

Palestra: “Empresa Vida – Tecnologias em Reciclagem de Resíduos Industriais e Domésticos”

Palestrante: Fernando Noal Bergamin

Data: 19 de junho de 2012, terça-feira

Horário: 19h30min

Local: Auditório da Livraria Cultura no Bourbon Shopping Country - Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre.

 

Informações: Cláudia Dreier (51) 9819 9887

Programação completa das palestras em www.fgaia.org.br

 

Fotos: Cláudia Dreier. Edição de fotos e textos: Cláudia Dreier comunicacao@fgaia.org.br

 

Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br


Página Inicial