Palestra sobre Machu Picchu – Cuidar de Gaia é a temática do Ciclo de Palestras Ecologia na Cultura em 2013, que inicia amanhã, 12 de março às 19h, com Rualdo Menegat falando sobre a “Herança da Civilização Inca: técnicas e culturas como marcas do lugar". As palestras são uma promoção da Fundação Gaia em parceria com a Livraria Cultura de Porto Alegre e sempre acontecem na segunda terça-feira de cada mês com entrada franca.

 

Oficina de Observação de Aves Nos dias 16 e 17 de março, acontece a terceira edição da Oficina de Observação de Aves no Rincão Gaia, coordenada pela ornitóloga Carla Fontana, responsável pelas aves e mamíferos no Museu de Ciência e Tecnologia da PUC-RS. O curso teve lotação sua completa, com inscrições encerradas nesta segunda-feira. Uma nova edição desta oficina acontece em 22 e 23 de junho.

 

Páscoa no Rincão Gaia Uma ótima oportunidade de convívio com a natureza no início do outono é passar o feriado de Páscoa no Rincão Gaia. As atividades iniciam na sexta-feira, 29 de março e estendem-se ao domingo. O evento recebe inscrições até o dia 22 de março. As informações completas estão em http://www.fgaia.org.br/cursos/29_31_marco_2013.html .

 

Percepção da Paisagem pelo Desenho – O artista Jorge Herrmann coordena o primeiro curso de abril no Rincão Gaia, nos dias 06 e 07, ensinando os participantes a observarem e desenharem a paisagem. Herrmann foi um dos ilustradores do Atlas Ambiental de Porto Alegre e tem seu trabalho “Confluências”, desenhos sobre o Parque da Redenção, exposto no Museu da UFRGS a partir desta segunda-feira. Os interessados em melhor perceberem e desenharem a paisagem encantadora do Rincão Gaia podem inscrever-se até 28 de março. Detalhes completos em:   http://www.fgaia.org.br/cursos/29_31_marco_2013.html .

 

Curso de Mergulho no Lago das Estrelas Desvendar os jardins submersos no maior lago do Rincão Gaia é um convite da Oficina de Mergulho coordenada por Carlos Dill que acontece nos dias 06 e 07 de abril. A atividade inclui conhecimentos teóricos, mergulho com cilindro e até uma foto do participante imerso no mundo das águas límpidas. Inscrições até 28 de março. Informações completas no link http://www.fgaia.org.br/cursos/06_07_abril_2013-OficinadeMergulho.html  .

 

Oficina de Astronomia O físico responsável pelo observatório astronômico da UFRGS, Cláudio Bevilacqua, coordena a oficina Decifrando o Céu do Sul nos dias 20 e 21 de abril no Rincão Gaia. Entre as atrações do céu de outono estão Júpiter, o planeta gigante, e Saturno com seus inúmeros anéis. Os interessados devem conferir o valor diferenciado do curso, pois o professor abdicou da sua remuneração, e inscrever-se até o dia 12 de abril. Saiba mais em http://www.fgaia.org.br/cursos/20_21_abril_2013-Oficina_de_Astronomia.html .

 

Jardinagem Produtiva e Manejo Orgânico Uma nova edição do curso de Jardinagem e Manejo Orgânico do Solo, com Alexandre de Freitas acontece nos dias 20 e 21 de abril. Alexandre, que conviveu com Lutzenberger, ensina técnicas da agricultura regenerativa defendidas pelo criador da Fundação Gaia. Inscrições até o dia 12 de abril. As informações completas estão em http://www.fgaia.org.br/cursos/20_21_abril_2013-A_Vida_do_Solo.html .

 

Pelas árvores de Porto Alegre No dia 18 de março, segunda-feira, acontece uma audiência pública sobre a duplicação da avenida Beira Rio e a supressão de áreas verdes. Ecologistas posicionam-se em prol das árvores que preservam o meio ambiente e a saúde pública, propondo um novo modelo de cidade, mais humanizada. Os movimentos sociais, nos quais se integra a Fundação Gaia, convidam a todos a comparecer às 19h no plenário do Legislativo Municipal para participar deste importante debate para discutir o futuro de Porto Alegre.

 

Manifestação em defesa dos rios – Nesta terça-feira, às 13h30min, em frente ao Palácio Piratini, irá ocorrer uma manifestação “em Defesa dos Nossos Rios e contra as barragens do PAC no Rio Grande do Sul”. O movimento está sendo organizado pela ONG Ingá, grupos de ambientalistas e de estudantes.

 

Fotos: Cláudia Dreier. Edição de fotos e textos: Cláudia Dreier comunicacao@fgaia.org.br

 

 Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br


Página Inicial