Transferido Curso de Rualdo Menegat
– Paisagem e Memória Geológica do RS, marcado para os dias 21 e 22 de abril, foi postergado para 10 e 11 de novembro. A Fundação Gaia desculpa-se e lamenta tal modificação, provocada por uma demanda urgente que modificou a agenda do professor Rualdo Menegat, impossibilitando-o de ministrar o curso em abril. Os que já efetuaram a inscrição podem transferir sua vaga para novembro, na nova data o limite de inscritos soma 15 participantes, ou entrar em contato com a Fundação Gaia, a qual providenciará a devolução do valor pago.  

Jardinagem e Manejo Orgânico do Solo –  Alexandre de Freitas coordena o curso “A vida do solo: princípios de manejo orgânico e preparo da terra para hortas, jardins e vasos”, que acontece no  Rincão Gaia nos dias 05 e 06 de maio. Os interessados devem efetuar a inscrição o mais cedo possível, pois as vagas são limitadas.  A programação e maiores informações estão no link http://www.fgaia.org.br/cursos/05_06_maio_2012.html . 

Edificações Sustentáveis –  Nos dias 19 e 20 de maio, as arquitetas Daniela Tubino e Vivian Ecker coordenam o curso intensivo de Sustentabilidade e Ambiente Construído. Entre os principais temas abordados estão o desenvolvimento da implantação de edificações, considerando soluções arquitetônicas e paisagísticas ao contexto onde estão inseridas; e a elaboração de projeto arquitetônico segundo critérios mais sustentáveis, como utilização de sistemas para conservação e geração de energia, racionalização do uso de água e seleção de materiais com base em princípios de sustentabilidade. As inscrições acontecem até o dia 11 de maio. Detalhes completos em http://www.fgaia.org.br/cursos/19_20_maio_2012.html    

Campanha e aniversário do InGá –  Neste sábado, 14 de abril, às 9h, o InGá estará na Feira dos Agricultores Ecologistas, FAE, para divulgar a campanha 101 apoiadores do InGá. Mais tarde, no Comitê Latino Americano, às 17h, será comemorado oficialmente o aniversário da ONG que completou 13 anos no dia 07 de abril. “Dois momentos importantes irão acontecer no sábado: a celebração dos 13 anos de lutas da entidade e também a concretização de um importante passo para a sustentabilidade financeira do InGá”, explica o coordenador da entidade, Vicente Medaglia. A campanha 101 apoiadores visa arrecadar fundos para garantir a manutenção da infraestrutura da ONG. Cada colaborador poderá contribuir com uma quantia de R$ 10 a R$ 50 por mês - valor que será debitado diretamente da conta bancária, mediante a autorização. A FAE localiza-se na primeira quadra da José Bonifácio e o Comitê, na Vieira de Castro, 133, ambos em Porto Alegre.
 

Brike da bike –  Um momento de comprar trocar, vender ou simplesmente conversar e rever amigos acontece na Cidade da Bicicleta, no domingo, dia 15 de abril das 13h30min às 19h30min, Bairro Menino Deus. Os interessados podem trazer peças, acessórios, bikes, vestuário e tudo o que não usam ou não querem mais. Cidade da bicicleta localiza-se na rua Marcílio Dias,1092, na capital gaúcha. 

Mídia e comunicação –  Uma mesa redonda sobre Mídia e Comunicação, promovida pela UERGS acontece no dia 16 de abril das 17h às 20h40min. Entre os participantes estão as jornalistas Eliege Fante e Rachel Duarte, o cartunista Eugênio Neves e o poeta Pedro Marondin. O evento realiza-se na unidade da UERGS de Porto Alegre,  localizada na Av. Bento Gonçalves, Bairro Partenon, 2460. Informações no telefone (51) 3315-7127.

 Seminário sobre a Rio+20 –  “Que desenvolvimento queremos” é o evento promovido pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa visando a conferência Rio+20. Ele acontece em 23 de abril, às 14h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, Praça Marechal Deodoro, 101, 3º andar, Centro de Porto Alegre. Informações no telefone 3210 2093. 

Lendo pra valer – Visitas de escritores e ilustradores e distribuição de livros fazem parte do Programa Lendo pra valer, uma parceria da Câmara Rio-Grandense do Livro, que viabiliza as visitas dos autores, com a Secretaria de Estado da Educação, que aloca recursos para que as escolas adquiram as obras da leitura prévia. Escolas públicas estaduais com sede em Porto Alegre, São Leopoldo, Guaíba, Canoas e Gravataí,podem se inscrever até 24 de abril. Informações no telefone (51)3286.4517 e no e-mail leitura@camaradolivro.com.br 

ECOLOGIA NA MESA

Heróis ou vilões? – A alimentação tornou-se um tema muito badalado, o que seria ótimo se não fosse algo tão contraditório. Gorduras, café, chocolate, abacate, óleo de coco e muitos outros já foram abominados no cardápio para depois serem resgatados e elevados ao céu. Neste e naquele caso prejuízos à saúde são incalculáveis, para evitá-los nada melhor do que informação correta. E é o que pretendemos fazer. Iniciamos com a palavra orgânico: alimentos produzidos, armazenados, embalados e preparados sem adição de substâncias artificiais como agrotóxicos e aditivos químicos, que além de serem tóxicos são estranhos ao organismo humano, o que dificulta a sua expulsão. Eles ficam perambulando em nosso corpo causando toda sorte de doenças. Produzem perda de vitaminas e sais minerais e na hora de ingeri-los sentimos o sabor e a consistência diferentes. Não se iludam pela aparência, muitas vezes atraente, e procurem produtos comprovadamente orgânicos, principalmente nas verduras, legumes e frutas. Evitem os produtos industrializados. Na próxima semana estará na mesa o óleo de coco, um abraço e muita saúde. Herta Karp Wiener, nutricionista.

Fotos: Paulo e Vânia Lenhard. Edição de fotos e textos: Cláudia Dreier comunicacao@fgaia.org.br

 
Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br


Página Inicial