Sábado Fundação Gaia na Feira Ecológica da Redenção

 

Neste sábado, 13 de dezembro, a Fundação Gaia estará na Feira dos Agricultores Ecologistas, FAE, para marcar o aniversário natalício de seu fundador, José Lutzenberger, que no dia do Bioma Pampa, 17 de dezembro, completaria 88 anos. Além de várias obras e ensaios deixados pelo seu fundador, o Rincão Gaia, o parque da Guarita e o de Itapuã são marcas concretas do que pregava o ambientalista.

 

Entre os destaques desta participação está o lançamento dos eventos no Rincão Gaia em 2015, um reforço na Campanha contra os Agrotóxicos e a divulgação da agenda ambiental de entidades parceiras. Os materiais podem ser conferidos na banca localizada na primeira quadra da Avenida José Bonifácio, em Porto Alegre, das 8 às 13h.

 

Lançamento da agenda de 2015

 

Em 2015 o Rincão Gaia oferece vários cursos e oficinas que revivem o legado de seu fundador. A Colônia de Férias, de 18 a 24 de janeiro, propicia aos pequenos de 07 a 13 anos uma imersão na paisagem natural e idealizada por Lutz. Em fevereiro, o Rincão recebe o paisagista Toni Backes para a Oficina de Jardinagem Regenerativa, dando ênfase ao trabalho desenvolvido no cenário lunar dos primórdios do Rincão.

 

A partir de março são oferecidas as consagradas oficinas: de Mergulho no Lago das Estrelas, de Astronomia e de Aves. Em abril, além da Páscoa e da yoga, a grande novidade é a Oficina de Abelhjas sem ferrão, com Acindino Pereira. A lista completa das atividades previstas até dezembro será distribuída às pessoas que passarem na banca e, em breve, disponibilizada no saite e facebook da Fundação Gaia.

 

Água é o tema central do ciclo de palestras Ecologia na Cultura que será aberto por Rualdo Menegat, autor do Atlas Ambiental de Porto Alegre, em 10 de março. Outros palestrantes confirmados para abril e maio são Francisco Aquino, que falará sobre chuvas e mudanças climáticas, e Jefferson Simões, discorrendo sobre o estado das geleiras do planeta e suas implicações para as comunidades.

 

Militância Ambiental contra agrotóxicos

 

Mais uma vez a pioneira Lei Estadual 7747 de 1982, que dispõe sobre o controle de agrotóxicos e outros biocidas está ameaçada e fragilizada pelos poderes Legislativo e Judiciário. Este contrariou a redfeirda lei e liberou recentemente a distribuição e comercialização, no Estado do Rio Grande do Sul, de venenos agrícolas à base do ingrediente ativo paraquat. Tal ingrediente ativo apresenta alta toxicidade e persistência, tendo como efeitos falência aguda de órgãos e fibrose pulmonar progressiva, estando em curso a sua reavaliação pela ANVISA. O uso do paraquat – acertadamente vedado pela FEPAM no RS – foi proibido em diversos países da África e, desde 2007, na Europa, inclusive no ReinoUnido, seu país de origem.

 

No Legislativo Gaúcho, o PL 154/14 quer alterar as regras de armazenamento de agrotóxicos. A antiga proposta do deputado Gilmar Sossella vem agora de seu colega de partido, o pedetista Marlon Santos, e recebeu parecer favorável de João Ficher, PP,  e está para ser votada na próxima semana na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia. O consenso entre os ambientalistas é que o melhor seria se não houvesse essa votação e que outro partido pedisse vista da matéria, como o fez o PCdoB e o PT na última semana.

 

Além de distribuir informações sobre o assunto que recebe pouco espaço nos meios de comunicação, geralmente patrocinados pelo agronegócio, a Fundação Gaia recolhe assinaturas em um manifesto em prol do fortalecimento da 7747/82. Tal campanha foi iniciada na FAE na data em que a lei completou 30 anos de aprovação.

 

Serviço

 

Fundação Gaia na Feira Ecológica da Redenção

Data: 13 de dezembro, sábado

Horário: 8h às 13h

Local: primeira quadra da José Bonifácio

Contato: Cláudia Dreier (51) 9819 9887

 

Fotos: Cláudia Dreier. Edição de imagens e textos: Cláudia Dreier comunicacao@fgaia.org.br

 

 

 

 
Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br

email: sede@fgaia.org.br

 


Página Inicial