Fundação Gaia completa 25 anos e promove Recuperação do Circo

                                                                             

Nas bodas de prata da Fundação Gaia, a sugestão de presente é participar da campanha para recuperar a primeira edificação erguida no Rincão Gaia, sede da entidade. 

No próximo domingo, 17 de junho, a Fundação Gaia completa 25 anos de atuação em prol da ecologia, embasada no legado construído por seu fundador José Lutzenberger. O grande destaque do aniversário é a Campanha para a Recuperação do Circo, a primeira edificação erguida no Rincão Gaia, localizado junto a Pantano Grande, onde a entidade realiza suas principais atividades. 

Lutz enxergava o Circo como o “umbigo do Rincão Gaia”. O próprio ecologista foi quem fez o projeto arquitetônico, baseando-se nas tecnologias dos povos da Amazônia com quem conviveu na década de 1980. A estrutura feita de madeira e coberta com capim santa-fé teve seu pilar central amputado, permitindo um espaço circular aberto, com visão completa em todos os ângulos das bordas que revelam uma vegetação exuberante.

 

Bodas de Prata

 

“Ao completarmos 25 anos de Fundação Gaia, percebemos que a visão de Lutzenberger tornou-se não apenas mais atual, mas também mais necessária do que nunca” afirma a presidente da Fundação Gaia e filha do ambientalista, Lara Lutzenberger. “E, é com orgulho e convicção que seguimos firmes hasteando a bandeira de Lutz, agora seguidos por um contingente crescente de indivíduos comprometidos com a mudança que se faz necessária para um mundo sustentável, de mais harmonia, felicidade e qualidade de vida.” 

As principais ações desenvolvidas pela Fundação ocorrem no Rincão Gaia e em Porto Alegre. Entre elas destaca-se o Projeto Gaia Jovem que acolhe estudantes da rede pública de Pantano Grande, em encontros quinzenais, para o aprendizado de saberes destinados a uma vida mais sustentável. Enfatizando a proposta de promover Educação Ambiental, o Rincão também recebe grupos variados de alunos, professores e público em geral para visitas guiadas, cursos, oficinas e atividades de ecolazer educativo. Em Porto Alegre, destacam-se as atividades no Jardim Lutzenberger, localizado no terraço da Casa de Cultura Mário Quintana, e as palestras mensais que acontecem na Livraria Cultura. A entidade também ministra palestras e presta consultoria nas áreas de educação ambiental, de levantamento de biodiversidade e de paisagismo ecológico. 

Lara lembra que a Fundação Gaia completa 25 anos de atuação, mas conta com 40 anos de história, uma vez que seu fundador foi pioneiro na causa ambiental ainda nos anos 70. O Circo é um marco erguido pelo ambientalista no Rincão Gaia, servindo de palco para encontros ecossocioculturais, bem como de ponto de descanso durante as trilhas pela propriedade. “Faz-se urgente a troca do capim santa-fé que recobre a edificação, o qual está bastante danificado pela atuação do intemperismo” enfatiza ela.

 

Campanha pelo Circo

 

A Fundação Gaia está lançando a Campanha Recuperação do Circo, onde todos os interessados podem presentear a Fundação Gaia no seu aniversário de 25 anos. Os valores doados devem ser depositados na conta corrente da entidade e poderão ser compensadas como crédito para isenção equivalente no valor da taxa de visitação em qualquer um dos múltiplos eventos e visitações oferecidos no Rincão, até junho de 2014. Após efetuar o depósito, este deve ser comunicado à secretaria da entidade no e-mail: administracao@fgaia.org.br

 
Para quem estiver visitando o Rincão, outra forma de participar da Recuperação do Circo é depositar um valor na caixa de doações para este fim, localizada junto ao Armazém, na Casa Comunal. Essa possibilidade acolhe todos os que queiram contribuir, inclusive os alunos que vão ao local para atividades de Educação Ambiental.

 Outra grande ação coletiva em prol do Circo é a Festa Junina no Rincão no domingo, dia 24 de junho. Em uma iniciativa da equipe de monitores e funcionários, o evento recebe escolas e famílias que moram no entorno, nos municípios de Rio Pardo e Pantano Grande. Entre as atrações da festa que inicia às 10h estão as bancas da pipoca, pinhão e doces, da cadeia, da pescaria, do beijo, do churrasquinho, do quentão em duas versões, sem e com álcool. O grande evento da tarde é o Casamento na Roça, com os estudantes que participam do Projeto Gaia Jovem.

 

Serviço

 

Campanha: Recuperação do Circo

Doações: Conta da Fundação Gaia, Agência 0752 / CC 06.021.719-01 / Banrisul Pantano Grande.

Aviso do depósito: administracao@fgaia.org.br

Maiores informações: (51) 9725 3685

 

Fotos: Arquivo Fundação Gaia, Paulo Backes, Cláudia Dreier e Sílvia Marcuzzo. Edição de fotos e textos: Cláudia Dreier comunicacao@fgaia.org.br 

 
Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br


Página Inicial