Homenagem a Lutzenberger
– No dia em que se completou nove anos da sua partida, 14 de maio, o ambientalista José Lutzenberger foi homenageado na Feira dos Agricultores Ecologistas, FAE, em Porto Alegre. Uma oficina de cactos e suculentas,coordenada por Fernando Bergamin, alertas de Lutz sobre a energia nuclear e informações sobre a Fundação Gaia ocuparam duas bancas na parte central da feira. A filha mais velha de Lutz, Lilly Charlotte, entregou ao parceiro de seu pai desde os primórdios do movimento ecológico, Augusto Carneiro, uma síntese de textos que mostram os perigos da energia nuclear (ver fotos acima).

 

Biodiversidade – Para marcar o dia da Biodiversidade, a Fundação Gaia convida para o curso Formação da Paisagem e Biodiversidade, ministrado por Cláudia Dreier e que acontece nos dias 21 e 22 de maio no Rincão Gaia, com inscrições até dia 18, quarta-feira (informações completas em  www.fgaia.org.br/cursos/maio-21_22.html).  A palestra com a mesma temática proferida pelo professor Ludwig Buckup reuniu mais de 60 pessoas no auditório da Livraria Cultura na última terça-feira e Cristiano Minuzzo Marin foi quem ganhou o livro Biodiversidade dos Campos de Cima da Serra, sorteado entre os presentes.

 

Música no Jardim – Nesta quarta-feira, 18 de maio, o Jardim Lutzenberger da Casa de Cultura Mário Quintana é o palco de Pedro Franco que convida Michel Dorfmann para o Música no Jardim. O evento que inicia às 18h30 tem no repertório músicas autorais, além de contar com interpretações de Paulo Dorfmann, Daniel Sá e outros. Com entrada franca, o Música no Jardim acontece semanalmente, estimulando o convívio da arte com a preservação ambiental.

 

Código Florestal – Em breves palavras, Paulo Backes argumenta sobre a falta de sustentabilidade do sistema de produção agrícola hegemônico que insiste na aprovação, em regime de urgência, do novo código florestal. Backes é agrônomo, fotógrafo, paisagista e consultor da Fundação Gaia e o “Novo código florestal: um tiro no pé”, texto exclusivo para o link notícias na página da Fundação Gaia, pode ser lido em www.fgaia.org.br/noticias.html .

 

Plantio orgânico e culinária – No início de junho, a Fundação Gaia  oferece duas oportunidades para conhecer o Rincão, sua sede rural localizada em Pantano Grande. O curso A vida do solo: princípios de manejo orgânico e preparo da terra para hortas, jardins e vasos acontece em 04 e 05 de junho, para marcar o dia do meio ambiente. Já a Culinária Gourmet Vegetariana Mediterrânea do chef Marcos Natureba pode ser saboreada nos dias 11 e 12 de junho. Informações completas em www.fgaia.org.br/cursos/index.html .

 

Lançamento de livro – A psicóloga Ingrid Cañete lança nesta terça-feira o livro Crianças Cristal. O evento acontece às 19h30min na Livraria Cultura localizada no Shopping Bourbon Country, rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre. Maiores detalhes sobre a autora e a sua obra em www.ingridcanete.com.br .

 

Edição de fotos e textos: Cláudia Dreier comunicacao@fgaia.org.br

 

Página Inicial