Agrotóxicos voltam à pauta da Assembleia A Fundação Gaia está engajada na campanha contra a aprovação do PL 20/2012, de autoria do Deputado Gimar Sossela, PDT, que flexibiliza o armazenamento de venenos permitindo que depósitos fiquem perto de residências, escolas e outras edificações urbanas. Na reunião da Comissão de Constituição e Justiça, CCJ, da última terça-feira, a proposta de lei não avançou, pois o deputado Edegar Pretto manifestou-se contrário e pediu vistas. Além do autor, foram favoráveis ao PL 20/2012: Giovani Feltes, PMDB, Jorge Bozzobom, PSDB, e Frederico Antunes, PP. O projeto será novamente apreciado pela CCJ na próxima terça-feira, e é fundamental que pessoas contrárias aos agrotóxicos continuem enviando e-mails aos deputados. Juliana Brizola, do PDT, que era uma proponente desta lei juntamente com Sossela, retirou seu nome da lista e agora é contrária ao PL 20/2012.

 

Manifesto contra o PL 20/2012 A Fundação Gaia estará na Feira dos Agricultores Ecologistas, FAE, neste sábado, 18 de maio, para levar esclarecimentos e buscar novas adesões contra o PL 20/2012. Entidades como o Núcleo de Ecojornalistas, a Fundação Luterana de Diaconia e a Campanha Permanente contra os Agratóxicos e em Defesa da Vida também estarão presentes na Banca do Meio, ao lado do caldo-de-cana a partir das 7h30min até às 13h. A FAE acontece na primeira quadra da avenida José Bonifácio, em Porto Alegre.

 

Curso de Alimentação e Saúde A média Ivone Renck estará no Rincão Gaia nos dias 08 e 09 de junho para ministrar o curso Alimentação e Saúde, com aulas teóricas e práticas. Vegetariana e seguindo a alimentação naturista, atualmente Ivone resite em Canela, mas ainda mantém consultório em Porto Alegre. Os interessados em participar, devem inscrever-se até o dia 29 de maio pelo e-mail reservas@fgaia.org.br ou telefone 97253685. Detalhes completos em http://www.fgaia.org.br/cursos/08_09_junho_2013.html .

 

Manejo de Pastagens Naturais A Fundação Gaia oferece a oportunidade inédita de estar com o professor Carlos Nabinger no Rincão Gaia e aprofundar conhecimentos sobre as pastagens naturais, enfatizando sua viabilidade econômica e produtividade. O curso acontece nos dias 22 e 23 de junho, recebendo inscrições até 14 de junho. Informações completas no link http://www.fgaia.org.br/cursos/22_23_junho_2013.html .

 

Transferida Oficina de Mergulho A segunda edição da Oficina de Mergulho coordenada por Carlos Dill que aconteceria nos dias 25 e 26 de maio foi transferia para os dias 07 e 08 de dezembro. A atividade inclui conhecimentos teóricos, equipamentos para mergulho com cilindro e até uma foto do participante imerso no mundo das águas límpidas. Em breve informações completas.

 

Especial Jardim Lutzenberger Para marcar o Dia do Meio Ambiente, 05 de junho, a Fundação Gaia e a Casa de Cultura Mário Quintana promovem uma visita guiada ao Jardim Lutz, monitorada pelo responsável pelo jardim, o biólogo Edgar Salla. O evento acontece às 17h e, além do terraço do quinto andar da Casa de Cultura, inclui os espaços Oficina Sapato Florido e o terraço do sétimo andar. Neste mesmo dia está sendo organizado o “Jardim do Reaproveitamento” e quem desejar contribuir com calçados usados pode fazer doações na Oficina Sapato Florido, no quinto andar da ala Leste, ou no Jardim Lutz, combinando a entrega com Edgar pelo e-mail edgarmai@ibest.com.br .

 

Em defesa das árvores de Porto Alegre O corte de árvores no entorno do Gasômetro, em Porto Alegre, foi autorizada na tarde da quinta-feira, 16 de maio, pela 22ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS). Por três votos a zero, os desembargadores liberaram a retirada de cerca de 100 árvores na avenida Edvaldo Pereira Paiva. A decisão foi tomada pelo relator Carlos Eduardo Duro, pela presidente da Câmara, Maria Isabel Souza, e pelo desembargador Eduardo Kraemer. Os defensores das árvores continuam mobilizados e tentam entrar com recurso via Ministério Público ainda nesta sexta-feira. Amanhã estarão na Feira Ecológica do Bom Fim para buscar adeptos da sua causa e mais pessoas que defendam as árvores.

 

Fotos: Naian Meneghetti. Edição de fotos e textos: Cláudia Dreier comunicacao@fgaia.org.br

 
Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br



Página Inicial