Exposição fotográfica de Paulo Backes
– “Florestas Gaúchas” é tema da segunda exposição organizada pelo colaborador da Fundação Gaia, Paulo Backes, fotógrafo, paisagista e agrônomo, que está em cartaz no quinto andar da Casa de Cultura Mário Quintana, na entrada do Jardim Lutzenberger. A abertura do ciclo de exposições, no início do inverno teve como temática os “Cactos Gaúchos”. As próximas irão tratar dos ambientes aquáticos e dos campos sulinos. O ciclo de exposições é uma realização conjunta da Fundação Gaia, da Brasken e da Casa de Cultura Mário Quintana e tem visitação gratuita.

 

Jardins floridos na primavera – Na estação das flores, a Fundação Gaia promove o curso Plantio e Manejo Orgânico do Solo enfatizando espécies decorativas. Coordenada por Alexandre de Freitas, ele acontece no Rincão Gaia nos dias 05 e 06 de novembro e recebe inscrições até 28 de outubro. Detalhes completos em http://www.fgaia.org.br/cursos/novembro-05_06.html. A beleza das flores que desabrocham pode ser vista em um vídeo, que circula pela rede mundial de computadores, no link http://player.vimeo.com/video/27920977?title=0&amp%3bbyline=0&amp%3bportrait=0href= .

 

Alimentos orgânicos – Na Semana Mundial da Alimentação, de 16 a 23 de outubro de 2011, a Fundação Gaia disponibiliza a cartilha dos alimentos orgânicos: “O olho do consumidor”, ilustrada por Ziraldo. A publicação do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento pode ser acessada pelo link http://www.fgaia.org.br/texts/cartilhaziraldooolhodoconsumidor.pdf .  

 

Campanha contra agrotóxicos – Nesta segunda-feira, 24 de outubro, acontece o lançamento do “Comitê Estadual da Campanha Permanente contra o uso de Agrotóxicos e pela Vida”. O evento inicia às 18h30min no auditório da Emater/RS, rua Botafogo, 1051, bairro Menino Deus. Inicialmente será exibido o documentário “O agrotóxico está na mesa”, de Silvio Tendler. Na sequência, haverá a palestra da Prof. Dra. Magda Zanoni, bióloga e socióloga, que organizou, junto do francês Gilles Ferment, o livro “Transgênicos para quem? Agricultura, Ciência, Sociedade”    (MDA, Coleção NEAD Debate) lançado em 2011.

 

Óleo vegetal reciclado como combustível – Nesta quinta feira, às 18h será realizada uma palestra sobre o uso de óleo vegetal reciclado em motores com ciclo diesel, tema apresentado por Paulo Leinhardt. O evento será no auditório da Faculdade de Botânica, no Campus do Vale da UFRGS e tem entrada franca. Maiores informações sobre o assunto no saite http://oleolegal.org.br/veiculo-movido-a-oleo-vegetal/.

 

Fotos: Mathias Cramer. Edição de fotos e textos: Cláudia Dreier comunicacao@fgaia.org.br

Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br



Página Inicial