Lutz ensina a cuidar das árvores – No começo de sua luta ambientalista, José Lutzenberger ficava abismado com o péssimo estado das árvores urbanas. Ao longo de mais de três décadas, o ecologista fez inúmeras tentativas para melhorar este aspecto nas cidades: escreveu textos alertando e aconselhando, enviou cartas aos responsáveis nas mais diversas esferas das administrações públicas e ofereceu consultorias. Um vídeo protagonizado por ele mostra o manejo e a poda racional para ensinar aos técnicos a tratar das árvores sem machucá-las ou adoecê-las. Especialmente neste  Dia da Árvore, a Fundação Gaia partilha com seus amigos e colaboradores esse vídeo, que pode ser visto no link: https://www.youtube.com/watch?v=5N3JtX0mHNU .

 

Curso sobre a origem do verde em Gaia – Entender a evolução do planeta, da vida e do verde, destacando o papel fundamental deste para criar novas condições físicas e ambientais na Terra é a proposta do curso “Cenários da Vida através dos Tempos”, dado pelo professor Paulo Alves de Souza, da Paleontologia da UFRGS. O evento acontece no Rincão Gaia nos dias 28 e 29 de setembro com preço especial: uma entrada de R$ 78,00 mais dois cheques de R$ 91,00 para 30 e 60 dias. Inscrições até 24 de setembro no telefone 97253685 e no e-mail reservas@fgaia.org.br  Detalhes em http://www.fgaia.org.br/cursos/28_29_setembro_2013.html .

 

Brincar com folhas, flores e galhos O livro “Jardim das Brincadeiras”, de Guilherme Blauth, traz ótimas ideias e propostas para olhar com graça para as formas da natureza, permitindo brincar com a criança que está dentro de cada um e também com aquelas que estão em volta dos adultos. O livro, ainda sem edição impressa, pode ser baixado em http://jardimdasbrincadeiras.files.wordpress.com/2013/09/jardim-das-brincadeiras.pdf .

 

Em defesa da vegetação nativa Até o dia 15 de outubro os cidadãos podem participar da consulta pública sobre a criação da Unidade de Conservação de Proteção Integral Refúgio da Vida Silvestre no Morro São Pedro, Extremo Sul de Porto Alegre, conforme artigo 22 da Lei Federal 9.985 de 2000 (SNUC). Segundo consta no material on line: “todas as opiniões e sugestões serão anexadas no processo administrativo da Prefeitura de criação da Unidade”. Para outras informações e dar a sua opinião acesse o link http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smam_consultapublica/default.php .

 

Fotos: Cláudia Dreier. Edição de fotos e textos: Cláudia Dreier comunicacao@fgaia.org.br

 
Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br
 

Página Inicial