Inicia recuperação do Circo – Na última semana, começaram os trabalhos de troca da cobertura de santa-fé para recuperar a primeira edificação do Rincão Gaia (ver imagens). “Em nome da Fundação Gaia agradecemos oficialmente aos contribuintes, que, no lançamento da Campanha Recuperação do Circo, generosamente presentearam a Fundação. Esta iniciativa visa aprimorar e ampliar o leque de atividades ofertadas aos nossos visitantes para um estímulo coletivo em prol da reconquista da sustentabilidade planetária e de um maior equilíbrio e satisfação em nossas vidas” declara Lara Lutzenberger, presidente da Fundação Gaia. Os primeiros contribuintes da campanha são Leonel Poltosi, Renate e Francisco Oderich, e Rose Lutzenberger. A entidade conta com um engajamento ainda maior para dar prosseguimento e concluir as melhorias no Circo, um marco da consolidação do Rincão Gaia no início da década de 1990. Informações sobre a Campanha em http://www.fgaia.org.br/noticias.html .

 

Curso de podas e arborização – Foram prorrogadas até o dia 26 de junho as inscrições para o curso que trata de podas e arborização: “Ecossistemas verdes: paisagens rural e urbana”, o qual ocorre nos dias 30 de junho e 1º de julho, coordenado pelo agrônomo, paisagista e fotógrafo Paulo Backes. As atividades teóricas e práticas acontecem no Rincão Gaia, compondo o II Módulo do Curso Paisagem e Sustentabilidade. O investimento pode ser parcelado em três vezes. Informações completas estão em http://www.fgaia.org.br/cursos/30_junho_1_julho_2012.html .

 

Terapias corporais integrativas –  O curso “Introdução aos cuidados do bem-estar biopsicossocial” acontece no Rincão Gaia nos dias 14 e 15 de julho ministrado por Evandro Rossi. O terapeuta irá abordar conteúdos sobre aspectos fisiológicos e o energéticos, enfatizando o corporal, o mental, as emoções e as energias, com base na Terapia Bioenergética de Wilhelme Reich. Esta teoria estará associada à medicina oriental e ocidental. O evento recebe inscrições até o dia seis de julho. Programação e investimento no link http://www.fgaia.org.br/cursos/14_15_julho_2012.html .

 

Festa Junina no Rincão Gaia – “Traga sua caneca e venha passar o domingo no Rincão!” Uma grande ação coletiva em prol do Circo é a Festa Junina no Rincão no domingo, dia 24 de junho. Em uma iniciativa da equipe de monitores e funcionários, o evento recebe escolas e famílias que moram no entorno, nos municípios de Rio Pardo e Pantano Grande. Entre as atrações da festa que inicia às 10h estão as bancas da pipoca, pinhão e doces, da cadeia, da pescaria, do beijo, do churrasquinho, do quentão em duas versões, sem e com álcool. O grande evento da tarde é o Casamento na Roça, com os estudantes que participam do Projeto Gaia Jovem. Os ingressos podem ser adquiridos em pontos comerciais de Pantano Grande: no basar Tevalar e na Padaria do Chico, e também em Rio Pardo, na Casa do Fogo.

O Bioma Pampa no Globo Repórter – Nesta sexta-feira, 22 de junho, o programa Globo Repórter trata do Bioma Pampa. A chamada para a reportagem especial veiculada na Rede Globo pode ser vista em http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-reporter/v/globo-reporter-sobrevoa-o-pampa-gaucho-o-bioma-mais-jovem-do-pais/1999770/

Solstício de inverno na Feira Ecológica – Para marcar a chegada da estação mais fria, neste sábado, 23 de junho, a Feira dos Agricultores Ecologistas promove uma Festa de Inverno. Entre as atrações está a presença da nutricionista Herta Karp Wiener, o sorteio de cestos para quem trouxer suas sacolas e a banca do quentão e do pinhão. Traga sua caneca para apreciar essas iguarias do sul do país. A feira inicia às 7h e encerra as atividades às 13h, no canteiro central da avenida José Bonifáfico, junto à Osvaldo Aranha, em Porto Alegre.

 

ECOLOGIA NA MESA

Os polifenóis Na chegada do inverno, é muito importante a ingestão de água, principalmente nas sopas e nos chás para hidratar e manter a temperatura do organismo. Uma grande riqueza do chá verde, também presente nos outros em menor quantidade, são os polifenóis. Estas substâncias possuem ação anticancerígena, atuando também como antialérgicos, anti-inflamatórios e normalizando a pressão sanguínea. Eliminam as proteínas aterogênicas que se fixam nas paredes das veias. Os polifenóis também estão presentes nas verduras e legumes, por isso recomenda-se sempre ingerir esses alimentos. Um abraço e muita saúde. Herta Karp Wiener, nutricionista.

 

Fotos: Cacyara Guardiola e Nathália Schimtz. Edição de fotos e textos: Cláudia Dreier comunicacao@fgaia.org.br

Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br


Página Inicial