José Lutzenberger recebe homenagem Nesta quarta-feira, 25 de janeiro, na abertura do II Encontro Brasileiro dos Secretários do Meio Ambiente, acontece a outorga do Título de Doutor Honoris Causa da Academia Brasileira de Filosofia in Memoriam a José Lutzenberger, o homenageado do evento. A atual presidente da Fundação Gaia, Lara Lutzenberger estará presente, representando seu pai que foi Secretário Nacional de Meio Ambiente. Às 20h, no Hotel Blue Tree Millenium Flat, Secretários e dirigentes de órgãos de meio ambiente dos estados e municípios brasileiros se reunirão , para tratar da implementação da LC 140/2011 e de encaminhamentos para a Rio+20.  A LC 140/2011 fixa normas, nos termos dos incisos III, VI e VII do caput e do parágrafo único do art. 23 da Constituição Federal, para a cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios nas ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum relativas à proteção das paisagens naturais notáveis, à proteção do meio ambiente, ao combate à poluição em qualquer de suas formas e à preservação das florestas, da fauna e da flora; e altera a Lei no 6.938, de 31 de agosto de 1981. A agenda completa do Encontro está em http://www.frenteambientalista.com/noticias/item/645-ii-encontro-brasileiro-de-secret%C3%A1rios-do-meio-ambientehttp:Outorga

 

For Ever Gaia no Fórum Temático  –  O documentário Lutzenberger: For Ever Gaia será exibido em Novo Hamburgo na tarde desta quarta-feira, na programação do Fórum Temático. A sessão tem em entrada franca e acontece no Centro de Eventos da FENAC, às 14h30min, ao lado do Auditório Central. Após o filme haverá um debate com a presença do diretor do documentário, Frank Coe. A atividades do evento encopntram-se em http://www.fstematico2012nh.org/

 

Energia nuclear em debate – Nesta segunda-feira, integrando o Fórum Social Temático, a AGAPAN promoveu um debate sobre energia nuclear e a tragédia de Fukushima com a participação de Yoshihiko Tonohira, monge budista da tradição Terra Pura, e sua filha Yuko Tonohira (ver foto). Os convidados relataram as dificuldades enfrentadas pelas vítimas do acidente nuclear que dividiu a opinião do país entre uma postura pró-energia atômica, defendida pelo governo e grandes corporações, e a sociedade civil que prega o fechamento das usinas nucleares. Esta posição e suas manifestações públicas não são divulgadas pela mídia oficial, sendo difundidas por meios alternativos, entre eles o saite http://www.jfissures.org/ que traduz para a língua inglesa os acontecimentos mais recentes ocorridos no Japão. Hoje, Yoshihiko Tonohira e Yuko Tonohira palestram no Armazém 6 do Cais do Porto, às 9h e às 14h. Na quinta-feira, “A questão nuclear no Brasil pós-Fukushima” será tratada na Câmara Municipal de Porto Alegre, às 14h.

 

Construindo Cidades Sustentáveis Outro destaque da programação do Fórum Temático é o painel Construindo Cidades Sustentáveis, com a presença de Leonardo Boff, Boaventura de Souza Santos, Marina Silva, Frei Betto, Nabil Bonduki, Tasso Azevedo, Ladislau Dowbor, Jorge Abrahão e Oded Grajew. O evento acontece na tarde desta quarta-feira, iniciando às 14h, no auditório da Faculdade de Direito, campus central da UFRGS.

 

Mulher e Educação Ambiental  A Fundação Gaia participará da Oficina Mulher e Educação Ambiental que será realizada no dia 27 de janeiro, às 14h, no Armazém 6 do Cais do Porto, em Porto Alegre. A atividade integra o Grupo de Trabalho Mulher Fórum Social Temático 2012 e a programação completa do GT no Fórum pode ser vista em https://sites.google.com/site/gtmulher2012/home/oficinas.

 

Fotos: Edi Fonseca e arquivo da Fundação Gaia. Edição de fotos e textos: Cláudia Dreier comunicacao@fgaia.org.br

Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br

	                                                                                                    
                                                                                                                                                                 Pagina Inicial