Natureza e cultura local marcaram a Festa Junina no Rincão Gaia

 

Mais de 200 pessoas participaram da Festa Junina no Rincão Gaia realizada no dia 24 de junho. “Vale a pena ressaltar que os aspectos ecológicos que a Fundação Gaia propaga incluem sempre a importância de se enaltecer a cultura local” comenta uma das organizadoras da festa, Maria de Fátima Maciel Santos.  

O evento do último domingo teve como objetivo fortalecer o papel comunitário da Fundação Gaia criada por José Lutzenberger há 25 anos. Os ideais do ambientalista estão presentes no sítio de 30 hectares que passou por um processo de restauração ambiental no qual a vida silvestre renovou um local de paisagem lunar, outrora degradado pela remoção de pedras.

 

Histórico das festividades

 As Festas Juninas são eventos muito antigos, organizados pelos europeus há mais de dois mil anos, nas quais se comemorava o início das colheitas com as grandes fogueiras. Estas tinham a simbologia de afastar as pragas agrícolas, propiciando boas safras. Na Europa, a Festa era Joanina em homenagem ao nascimento de São João Batista. Os portugueses é que mais tarde incluíram São Pedro e Santo Antônio nas festanças.

 Em 1583, os lusos trouxeram ao Brasil suas Festas Juninas. Além das colheitas, eles comemoravam também o Dia de Santo Antônio, em 13 de junho, data do início das festanças. No dia 24, as comemorações eram para São João e encerrava-se o ciclo celebrando São Pedro, no dia 29.

 As atuais Festas Juninas são chamadas também de Festa Caipira, cujo termo correspondente visa designar os moradores da roça ou do mato. Para os gaúchos brasileiros, a palavra equipara-se à expressão “lá de fora” ou “da campanha”, sendo “campeiro” um mote próprio do Regionalismo Gaúcho Brasileiro.

 

Participação surpreendente

Quem esteve no Rincão no domingo foi contagiado pela animação da festa: “era para a ser a primeira, bem singela recebendo nossos vizinhos mais próximos com alegria e delícias tradicionais dos Sul Brasil para as  Festas Juninas. Mas foi bem mais...” revela Maria de Fátima. “Foi um grande desafio para os organizadores que se surpreenderam pelo acolhimento da comunidade pantanense. Recebemos cerca de 200 pessoas entre pessoas que vieram de Rio Pardo, Porto Alegre, mas principalmente de Pantano Grande superando nossas expectativas.”

 A Presidente da Fundação Gaia, Lara Lutzenberger esteve presente no evento com sua família e todos brincaram e se divertiram muito, recebendo os visitantes com grande descontração. “Para nós da Fundação Gaia, Cultura e Ecologia caminham juntas para a construção de um mundo mais equânime tanto no aspecto social como ambiental promovendo assim a verdadeira qualidade de vida.”

 Entre as atrações da Festa destacou-se o Casamento na Roça encenado pelos alunos da Escola Municipal Sotero Hermínio Frantz, sob a direção porfessora e administradora do Rincão Gaia, Lucimara Fanfa Corvello. A animada quadrilha também marcou presença, contando com participantes da mesma escola e teve a direção da professora Camila Hernandez Schumacher.

 Várias bancas ofereceram produtos locais e tradicionais, como churrasquinho, pinhão, quentão e quentinho, rapaduras em três qualidades, bolos e cucas. Na banca da pescaria, os prêmios foram doados por diversos parceiros da Fundação. De Pantano Grande participaram Bazar Tio Patinhas de Rosane Marcon;  Salon Pink Beauty de Cilene Santos ;  artesanatos de Graziela Dolci;  tricô de Nirley Freitas e brindes da empresa Copy Artes Gráfica. Do Rincão Del Rey vieram mudas de plantas doadas por Ornélio Schvarckardt e de Rio Pardo a Casa do Fogo de Walter Guinther também colaborou. A empresa Vida, criada por Lutzenberger, doou adubo orgânico para plantas.

 

Agradecimentos

 Além da alegria de todos os presentes, da generosidade dos doadores de brindes, do trabalho da decoradora Fátima Duarte, a Fundação Gaia agradece também à Prefeitura Municipal de Pantano Grande na pessoa de Carlos Augusto Franco de Freitas pela linha especial do Urbaninho Pantano – Capão da Fonte, sem a qual a comunidade local não teria acesso a este evento. “Quem sabe esta linha não se torne efetiva?” sugere Maria de Fátima

 Cabe ressaltar o empenho de toda a equipe de organização do evento, funcionários e monitores da Fundação Gaia que permitiram concretizar essa iniciativa. Lisiane Jardim surpreendeu como animadora de festas e Eloísa Freitas no empenho em envolver a comunidade local. O reconhecimento e agradecimento estendem-se à atuação valiosa de todas as pessoas que se envolveram no cuidado das banquinhas e no bom atendimento aos convidados. Mantendo tal entusiasmo, a festa de 2013 promete ser ainda melhor. 

 Texto: Maria de Fátima Maciel dos Santos. Fotos: Lara Lutzenberger. Edição de fotos e textos: Cláudia Dreier comunicacao@fgaia.org.br

 
Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br


Página Inicial