Virada Sustentável já iniciou em Porto Alegre
A Fundação Gaia, juntamente com o Studio Clio, Mãos Verdes e NetImpact, são as parceiras do "Virada Sustentável", o maior festival de sustentabilidade no Brasil. O evento que iniciou essa semana, terá diversas atividades até domingo, dia 03 de abril de 2016. U
m movimento de articulação entre pessoas, grupos e instituições que têm em comum o objetivo de melhorar a sociedade e o meio ambiente.
Destaque para atividades esportivas em pontos diferentes da cidade como o “
Remada da Virada”, dia 02/04, sábado, às 10h. Uma remada coletiva em prol da limpeza do Guaíba, com Stand Up Paddle (SUP) canoagem e caiaques na Praia de Ipanema, Av. Guaíba, 10818. Também no mesmo dia, acontecerá o “Skate na Virada” ás 14h, o primeiro grande agito de skatistas em Porto Alegre a favor da sustentabilidade e da qualificação da mobilidade urbana da cidade. Concentração no canteiro central, em frente à pista do Parque Marinha do Brasil, na Av. Edvaldo Pereira Paiva.
Outro evento bacana será o “Pedalada da Virada”, domingo, dia 03/04, a partir das 08h. Um passeio ciclístico pela cidade que tem três pontos de partida e chegada ao EcoPonto da Redenção, onde às 12h ocorre o concerto da Orquestra Unisinos Anchieta com Lenine – Projeto Música para Todos. Concentração da pedalada na Praça Comendador Souza Gomes, Bairro Tristeza, com recepção, entrega de materiais promocionais, orientação aos participantes e oficina de bicicleta. As 9h - inicia  a pedalada, as 10h15 - encontro com a concentração de mais participantes no Velódromo (Edvaldo Pereira Paiva esq. Ipiranga), as 10h40 - encontro com concentração de mais participantes no Largo Zumbi dos Palmares e 11h30 – Chegada ao Parque Farroupilha. Todas as informações e programação no link
http://viradasustentavel.com/vs2016/poa 

Exposição fotográfica “Nossas Árvores” marca presença na Virada Sustentável
Durante a Virada Sustentável, a Braskem levará para a Praça Braskem , localizada no Parcão, Moinhos de Vento, a exposição fotográfica “Nossas Árvores”, nos dias 02 e 03/04, sábado e domingo das 10h até as 18h, entrada gratuita. O trabalho inédito do fotógrafo gaúcho Paulo Backes, reconhecido por retratar diferentes paisagens do Rio Grande do Sul, conta com 10 imagens impressas em material especial que contam a história de espécies de árvores de Porto Alegre. “As árvores acompanham minha carreira desde o primeiro pé em que subi na infância, são uma grande fonte de inspiração”, afirma o fotógrafo.
A exposição “Nossas Árvores” foi produzida por Backes em 2002, quando ele começou a registrar o patrimônio arbóreo de diferentes bairros e regiões da Capital. Foram milhares de cliques que agora estarão sintetizados pelas fotografias que compõem a mostra. Vá conferir!

Vídeo – 3º Prêmio José Luzenberger de Jornalismo Ambiental
Foi lançado no dia 24 de março, no Jardim Lutzenberger da Casa de Cultura Mario Quintana, o 3º Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental. Confira o vídeo e se espelhe nessa ideia:
https://www.youtube.com/watch?v=UyZYlGsG5NY&feature=youtu.be

Telhado da Casa Comunal
O telhado da Casa Comunal no Rincão Gaia, a sede rural da Fundação, esta quase pronto! O antigo telhado de palha santa fé esta dando lugar na substituição por Eurotelhas, chapas metálicas cobertas por pedriscos vulcânicos no mesmo colorido da palha santa fé. A troca se deve a antiguidade do material, que com o passar dos anos e das condições climáticas, de umidade e da falta de sol, abriram enormes fendas, causando assim a danificação do mesmo e da estrutura interna da casa.  

Programação indígena cultural
Na semana do índio, de 21 a 24 de abril, a Fundação Gaia terá uma programação especial: Vivências Indígenas Guarani - Construindo Pontes entre Culturas. Reserve essa data para ter  a oportunidade de convivência com uma comunidade indígena durante o final de semana, no Rincão Gaia, a sede rural da Fundação Gaia.

Abertura Ciclo de Palestras na FNAC
Inicia em abril, o Ciclo de Palestras da Fundação Gaia 2016 com apoio da FNAC no Barra Shopping. O primeiro palestrante será o chefe do Departamento de Geografia e pesquisador do Centro Polar e Climático da UFRGS, o Prof. Francisco Eliseu Aquino, que abordará nessa palestra a “Antártica e o clima para a próxima década”, as conexões entra a Antártica e eventos extremos no RS, a Influência do clima no comportamento, economia e sociedade da Região Sul e o que o derretimento nas regiões polares pode trazer de consequências ao Brasil.
Dia 26 de abril, as 19h30 na FNAC. Confira o link e marque sua presença gratuita: https://www.facebook.com/events/569204956578532/

Barreira ecológica no Arroio Dilúvio – Av. Ipiranga - Porto Alegre
Porto Alegre ganhou nesta segunda-feira, dia 28/03, uma ferramenta que promete colaborar para o sonho de ter “um Guaíba mais limpo”, é o projeto Eco Barreira, idealizado e financiado pela empresa Safeweb e implantado em caráter experimental. Trata-se de uma barreira ecológica construída no Arroio Dilúvio, perto da foz, com o objetivo de reter os resíduos flutuantes antes de escoarem para o Rio Guaíba. A barreira foi instalada de um lado a outro do Dilúvio no trecho entre as avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Borges de Medeiros. A estrutura flutuante foi construída com garrafas PET, plantadas mudas de capim-vetiver cujas raízes submersas devem dar mais resistência à barreira e também ajudar a filtrar a água. Debaixo da água, a profundidade da estrutura é de apenas 20cm, mas as raízes podem chegar a até 1m50cm. Cabe à Safeweb, a implantação do sistema e execução técnica do serviço contratado, enquanto à prefeitura de Porto Alegre, cabe, através do DEP, a operação, fiscalização e funcionamento do mesmo, e ao DMLU, o translado dos containers com os resíduos retirados. O projeto de caráter experimental terá 5 anos de acompanhamento através das três instâncias, período este em que será permanentemente avaliado em termos de resolubilidade, podendo ser adotado como uma das práticas na recepção e coleta de lixo. Veja o vídeo no link
http://zh.clicrbs.com.br/rs/porto-alegre/pelas-ruas/noticia/2016/02/arroio-diluvio-ganha-em-marco-barreira-ecologica-para-conter-acumulo-de-lixo-veja-como-vai-ficar-4977330.html

  

Texto e produção:

  Ana Karina Belegante Lucena
  
Cel: 55.51.91032992 – Claro/Whatsapp
 
www.fgaia.org.br
 
www.facebook.com/fundacaogaia.legadolutzenberger
  
Respeito e desperdício não combinam. Vai mesmo imprimir?