Julho de 2001

Nesta mensagem:

Próximos eventos no Rincão Gaia

Próximo Seminário do Programa Educação Para Vida Sustentável – 21 e 22 de Julho – Gestão e Administração Participativa.

Oficina Arte e Ecologia – 07, 08 e 09 de setembro.

Oficina Prática de Ecologia Urbana para Quintais e Apartamentos, 18 de agosto.

Eventos especiais para professores

Visitas pedagógicas ao Rincão Gaia.

Oficina de educação ambiental no Memorial do RS (aproveite é grátis).

Solar Paraíso estende exposição até fim de julho.

Dica

Manutenção – Um instrumento para a economia de água e energia.

Educação para a Vida Sustentável.

Nosso próximo seminário será em 21 e 22 de julho no Rincão Gaia, e o tema será:

GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA

Este seminário estuda formas de gestão e administração participativa em diferentes níveis de organização social, fluidez organizacional, hierarquia entrelaçada, o poder e a captação de recursos.

Nosso facilitador é o Prof. Wilson Jacques, que é graduado em psicologia pela PUC-RS, pós-graduado em Administração de Recursos Humanos e em Sociologia da Administração, curso de Formação de Terapeutas Holísticos com Otávio Rivas Sólis; aprendiz da Unipaz-Sul. Além disso, é professor dos cursos de especialização em Administração de Recursos Humanos (FDRHRS) e de especialização em Medicina do Trabalho; Diretor do ELO - Crescimento Humano e Qualidade de Vida, Consultor de Empresas em Qualidade de Vida e Autogestão de Saúde; Coordenador de Grupos de Desenvolvimento Humano.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:

UNIPAZ SUL

Fone/fax: 51 3242 7666 e 51 3242 7676

e-mail: unipasul@unipazsul.org.br

Arte e Ecologia

Não perca!!!! Em setembro, nos dias 7, 8 e 9, oficina arte e ecologia no Rincão Gaia. Aguarde maiores informações e vá se preparando.

Ecologia para Apartamentos e pequenos quintais (e os grandes também).

Ecologia Doméstica no Rincão Gaia - Um Sábado inteiro dedicado ao espaço urbano.

Vai ser no dia 18 de agosto, estaremos recebendo nossos amigos e parceiros para um dia dedicado à dicas e receitas práticas para uma vida mais sustentável e ecológica. Neste dia você poderá aprender de maneira simples e rápida:

Como separar o lixo doméstico;

Como fazer compostagem de resíduos orgânico em apartamentos e sacadas;

Como produzir alimentos em espaços mínimos;

Dicas importantes para tornar o seu jardim mais produtivo;

Dicas importantes na conservação de doces de frutas e conservas;

Como compor uma mini horta;

Como podar uma árvore;

Como preservar nossos rios com pequenas atitudes domésticas.

Esta atividade terá início às 9:00 h e se estenderá até as 17:30 h. Neste dia estaremos oferecendo almoço e lanches além da possibilidade de conhecer o Rincão Gaia em um dia produtivo e descontraído.

Tudo isto por apenas R$ 40.00; transporte opcional em van/micro-ônibus por R$ 22,00 adicionais por pessoa (para um grupo de no mínimo 10 pessoas).

Inscrições com Carla ou Alexandre pelo fone: 51 3330 3567

Visitas Guiadas

Esta é para você, professor, que deseja levar seus alunos ao Rincão Gaia. Não deixe para última hora a marcação da sua visita pedagógica. A procura aumenta enormemente na primavera! Aproveite e corra na frente.

Saiba tudo sobre esta atividade clicando o seguinte link: www.fgaia.org.br/cursos/folder1

Oficina de Educação Ambiental no Memorial do Rio Grande do Sul

O Memorial do Rio Grande do Sul está oferecendo gratuitamente aos professores da rede pública, uma oficina de educação ambiental orientada pela Fundação Gaia. Nesta atividade de 3 horas, são abordados temas básicos como definição, objetivos, plenejamento e registros em EA.

As próximas oficinas ocorrerão nos dias 16 e 23 de agosto no Memorial do Rio Grande do Sul que fica na Praça da Alfândega no antigo prédio dos Correios e Telégrafos, em Porto Alegre.

O telefone do Memorial é 51 3224 7210.

O Solar Paraíso expõe Ecologia e Inclusão Social

O Solar Paraíso, Centro de Educação Ambiental e Patrimonial da Prefeitura de Porto Alegre estenderá até o final de julho a exposição A Ecologia como Instrumento de Inclusão Social. Nesta exposição diversas instituições e grupos organizados divulgam suas ações. A Fundação Gaia participa com painéis que descrevem a sua estrutura organizaconal e suas principais atividades ligadas ao tema.

O Solar Paraíso fica na Travessa Paraíso no Morro Santa Tereza, nas proximidades da RBS TV, em Porto Alegre.

O telefone do Solar é: 51 3235 2995

Dica da Fundação Gaia

Manutenção

Um cuidado a mais na hora de economizar água e energia!

Muita água e energia elétrica é desperdiçada devido a problemas relacionados com a conservação das vias de condução (canos e fios). No caso do encanamento, muita da água tratada sequer chega até nossa casa, ela se perde no solo sob nossos pés. Em nossa casa muitas vezes temos vazamentos que sequer percebemos, mas que passam meses e anos jogando água fora. Mas o problema mais usual está relacionado com as torneiras e registros. A grande maioria das torneiras tem seu sistema de vedação formado por uma pequena peça de borracha em forma de disco. Pois bem, como tudo nesta vida, esta borrachinha não é eterna! Temporariamente ela precisa ser trocada e isto é uma tarefa bem fácil e pode ser feita por qualquer um (informe-se na ferragem mais próxima). Uma dica preciosa para aumentar a vida útil da borracha vedante: - Nunca aperte excessivamente a torneira, isto desgasta a torneira e não economiza uma gota sequer de água. Feche apenas o necessário. Outra maneira bem óbvia de economizar água é planejar a lavagem da louça, roupa e banhos. Detalhe: a água com amaciante e até mesmo com um pouco de sabão de roupas pode servir para lavar o chão, calçadas e outros locais que não necessitam de água totalmente limpa. Aliás, você não acha uma absurdo usar água potável para dar a descarga no vaso sanitário?

Já com relação à energia elétrica, além de seguir todas as recomendações que estão sendo passadas pelos meios de comunicação, que tal checar em que estado se encontra a rede elétrica de sua cas? Fios de cobre velhos ficam mais rijos e com o passar dos anos este enrijecimento faz com que o fio ofereça resistência. O resultado disto não podia ser outro, o aquecimento dos fios e o aumento do perigo de curtos circuitos. Uma boa manutenção da rede elétrica pode economizar até 30% do consumo mensal. Solicite uma revisão a cada dez anos. Em se tratando de eletricidade podemos perceber uma coisa: tudo que esquenta está consumindo energia. Portanto, fios velhos agem como a resistência do aquecedor; só que roubam energia e não beneficiam ninguém. Por falar em aquecimento não esqueça de desligar da tomada todos os aparelhos elétricos, especialmente aqueles que funcionam com controle remoto. Você que é usuário de televisão a cabo poderá constatar o desperdício de energia colocando a mão sobre o aparelho decodificador, você perceberá que ele permanece quente mesmo quando a televisão está desligada. Sendo assim, não saia de casa sem antes desplugar tudo, menos a geladeira, é claro!

SEUS AMIGOS TAMBÉM QUEREM RECEBER AS INFORMAÇÕES E DICAS DA

FUNDAÇÃO GAIA?

É FÁCIL!!!!!!!

DIGA PARA ELES ENVIAREM UMA MENSAGEM DE ADESÃO PARA O SEGUINTE ENDEREÇO;

sede@fgaia.org.br

DIZENDO:

MEU NOME É ******** E EU DESEJO RECEBER AS INFORMAÇÕES E DICAS DA FUNDAÇÃO GAIA!

Muitos abraços,

E até a próxima mensagem!

Volte a página dos Informativos