Setembro de 2005

Nesta Edição...

Eventos:

Palestra 'Filosofia do Meio Ambiente': No dia 13 de Setembro o filósofo Vicente Medaglia abordará as bases da filosofia moderna, com enfoque no meio ambiente. O palestrante apresentará em uma linguagem acessível o que considera ser o cerne do problema da crise do meio ambiente e o conceito de felicidade ora vigente. Local: Auditório da Livraria Cultura (Bourbon Shopping Country) – Rua Túlio de Rose, 80. Hora: 19:30. Entrada Franca!

Programa Quatro Elementos: Terra:  Nos próximos dias 24 e 25 de setembro, final de semana de lazer eco-educativo,  no Rincão Gaia, sede rural da Fundação Gaia, em Pantano Grande.  Inscrições até 21 de setembro. Vagas Limitadas!  

Maiores Informações no final deste Informativo,  

através do telefone (51) 33 30 35 67 ou sede@fgaia.org.br

Ainda: * Relato da Participação de Lara Lutzenberger na Comemoração dos 25   anos do Nobel Alternativo - 2ª Parte.

* Veja o que saiu na Imprensa sobre a Fundação Gaia.

* Saiba como foi a Palestra sobre Teatro e Ecologia.

* Fundação Gaia participou do 'Cubra o Mundo de Verde'.

* II Fórum sobre os Impactos das Hidrelétricas - 08 à 10 de setembro.

* Leia a homenagem à Lutzenberger - Por Arno Kayser.

The Right Livelihood Award Foundation...

 

 

Damos seqüência aos relatos da Participação de Lara Lutzenberger nas comemorações dos 25 anos da fundação do Prêmio Nobel Alternativo, criado por Jakob von Uexkuell.

No workshop que discutia o papel da espiritualidade como principal via de percepção da nossa união cósmica e relação orgânica com a grande comunidade terrestre, o físico alemão reconhecido internacionalmente Hans-Peter Dürr, salientou o quanto os avanços no âmbito da física dos campos quânticos confirma a existência de um mundo essencialmente interligado e conectado, em detrimento da percepção fragmentada e mecanicista predominante na Sociedade Moderna. Hans-Peter Dürr defende veementemente a integração do racional com o intuitivo, do conhecimento com a sabedoria, da visão mecanicista com a holística, da tecnologia com a ciência pura, dos sistemas econômico-produtivos com os ecológicos, da alma com o corpo, da humanidade com o cosmos; como única forma de revertemos o rumo insustentável de nossa conduta sobre a terra.

Lara Lutzenberger também foi palestrante em workshop realizado para uma comunidade de agricultores alpinos. Na palestra, que também contou com a participação de Helena Norberg-Hodge da ISEC (International Society for Ecology and Culture) e de Johan Kandler e Vilmar Schneider da Comissão Pastoral da Terra, foram discutidos assuntos ligados ao desenvolvimento rural sustentável. Como relata Lara: "Partindo da experiência emblemática de Helena Norberg-Hodge, que vivenciou a rápida desestruturação de tradições e hábitos de vida significativos e sustentáveis no Ladak (Tibet) pela influência agressiva da sociedade de consumo ocidental, salientamos a perversidade oculta no sonho de prosperidade defendido pela globalização comercial, que faz acompanhar a crescente desregulamentação dos acordos comerciais internacionais pela hiper-regulamentação dos pequenos empreendimentos locais e regionais e esbanja no consumo de combustíveis fósseis (por exemplo maçãs inglesas vão ser lavadas e enceradas na África do Sul e retornam ao mercado inglês!). Concentração de capital, insaciabilidade consumista, desemprego e abismo entre pobres e ricos crescentes, esgotamento da natureza, alterações climáticas, destruição irrestrita de paisagens, empobrecimento cultural e espiritual das comunidades, fragilidade da economia, comprometimento do fornecimento seguro de alimentos saudáveis, água pura e ar puro, são as conseqüências nefastas mais visíveis desse processo.

No âmbito rural, defendemos a sagração do alimento como Vida que permite a Vida e que como tal precisa ser produzido de forma condizente com a preservação da integridade desta. O uso de agrotóxicos ou de tecnologias que impedem a diversidade é inconciliável com essa visão. Defendemos ainda a revalorização das culturas e tradições locais, da auto-estima do agricultor, da produção agrícola diversificada, orgânica e integrada à paisagem, bem como do fortalecimento da comercialização local através de feiras que permitam a criação de redes de credibilidade e a aproximação e interação entre produtor e consumidor, como no exemplo das experiências da Ecocitrus, Coolméia e Centro Ecológico."

Veja o que saiu na imprensa...

Zero Hora, Caderno Ambiente - quinta-feira, 28 de julho de 2005.

Fundação Gaia mantém luta viva

A morte do ambientalista José Lutzenberger não significou o desaparecimento da Fundação Gaia. Três anos depois, a organização não-governamental (ONG) continua se empenhando no trabalho de conscientização ambiental no Rio Grande do Sul sob o comando da filha mais nova do ambientalista, Lara Lutzenberger. (segue).

Correio do Povo, Geral - , 08 de agosto de 2005.

Palestra trata de Projetos sobre Teatro e Ecologia

A Fundação Gaia promove amanhã, às 19:30 hrs, na Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country, a palestra "Teatro e Ecologia", com o ator e escritor Christian Lavich Goldschmidt e a professora e diretora de teatro Vera Potthoff. (segue). 

O Sul, Magazine - terça-feira, 09 de agosto de 2005.

"O Mundo é Assim..." (Por Fabíola Brites)

A dica é para quem gosta de teatro e ecologia (ou ecologia e teatro). Pois a Fundação Gaia e a Livraria Cultura programaram para hoje à noite um encontro que vai falar sobre os dois temas e como eles podem andar juntos. Na palestra, que será realizada às 19:30 hrs, no auditório da livraria, o ator e escritor Christian L. Goldschmidt e a professora e diretora de teatro Vera Potthoff  vão abordar a importância do teatro como ferramenta para a sensibilização ambiental. (segue).

Jornal do Comércio, Panorama - terça-feira, 09 de agosto de 2005.

Teatro e Ecologia

O tema do Sarau da Fundação Gaia de hoje é Teatro e Ecologia, com o ator e escritor Christian Lavich Goldschmidt e a professora e diretora de teatro Vera Potthoff. Às 19:30, no auditório da Livraria Cultura (Bourbon Shopping Country, Túlio de Rose 80). Vera e Christian vão falar sobre a importância do teatro como ferramenta para a sensibilização ambiental. (segue).

Jornal do Comércio, Panorama - quinta-feira, 11 de agosto de 2005.

Memória - Um filme para Lutz

O cineasta Frank Coe conheceu José Lutzenberger há mais de dez anos no reduto do ecologista, o Rincão gaia. O que seria uma rotineira gravação de depoimentos para um documentário sobre índios acabou se transformando em admiração. "Na verdade fiquei apaixonado pelas idéias de Lutz e seu carisma", explica o cineasta... (segue).
      

Aconteceu...

Palestra na Livraria Cultura: "Teatro e Ecologia"

 

Fotos: Carlos Stein

A Palestra sobre Teatro e Ecologia que aconteceu no dia 09 de agosto no auditório da Livraria Cultura em Porto Alegre trouxe o escritor e ator Christian Lavich Goldschmidt e a professora e diretora de teatro Vera Potthoff. Os dois falaram para a platéia sobre a importância do teatro como ferramenta para a sensibilização ambiental. 

Christian fez um relato de sua participação em projetos já executados em parceria com a Fundação Gaia e do processo de pesquisa e criação de um texto teatral norteado pelos princípios ecológicos. Vera falou de sua experiência de longa data como professora e diretora de teatro na Oficina de Teatro Olga Reverbel, onde já utilizava de técnicas lúdicas para promover a aprendizagem. Em seguida Vera falou de sua experiência como professora e coordenadora do núcleo de artes do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms e de como vem encarando esse novo desafio de transformar as pessoas pela Educação Ambiental através do teatro.

 

Cubra o Mundo de Verde

De 14 à 24 de julho, aconteceu no Shopping Center Iguatemi de Porto Alegre, com patrocínio da Aracruz  e com o apoio da Stihl, o evento "Cubra o Mundo de Verde".  Nesta edição foi agregado um componente educativo, que incluiu exposição do Greenpeace com dicas ecológicas no âmbito domiciliar e o jogo 'Memória das Paisagens', concebido especialmente para a ocasião pela Fundação Gaia.

Partindo de uma dinâmica lúdica de memorização visual e cognitiva e com o objetivo de aguçar a percepção e a curiosidade sobre a natureza que nos cerca, os participantes de "Memória das Paisagens", conheceram um pouco mais sobre a paisagem natural original da capital gaúcha, suas espécies nativas associadas e espécies exóticas vindas de lugares remotos, reconhecendo em um grande painel com 15 fotografias coloridas nossa identidade ambiental porto-alegrense e as alterações decorrentes do processo de urbanização.   

Participe !

II Fórum sobre os Impactos das Hidrelétricas - 08 à 10 de setembro

O Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (InGa), o Núcleo Amigos da Terra Brasil (NAT Brasil) e o Movimento SOS Rio Uruguai convidam para o II Fórum sobre o Impacto das Hidrelétricas: Bacia do Rio Uruguai, evento que propõe-se a discutir os impactos ambientais e sociais dos empreendimentos hidrelétricos na região Sul do Brasil, assim, como contextualizá-los quanto à políticas energéticas e de desenvolvimento regional e federal e quanto às possibilidades e perspectivas para uma política energética sustentável.

O Fórum ocorrerá entre os dias 08 e 10 de setembro de 2005, no Auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Programação e maiores informações podem ser obtidas com o Núcleo AMIGOS DA TERRA / Brasil, pelo e-mail forumhidreletricas@natbrasil.org.br e ainda pelo telefone + 55 51 3332-8884 ou ainda visitando o site www.natbrasil.org.br 

 

Homenagem à Lutzenberger

 

O Descanso do Mestre

Por Arno Kayser

"A verdadeira, a mais profunda espiritualidade, consiste em sentir-nos parte integrante deste maravilhoso e misterioso processo que caracteriza Gaia, nosso planeta vivo: a fantástica sinfonia da evolução orgânica que nos deu origem junto com milhões de outras espécies. É sentir-nos responsáveis pela sua continuação e desdobramento."

O lugar é bucólico! Um capão de eucaliptos cheirosos e algumas acácias velhas tomadas de erva de passarinho. Muitas ervas nativas, já com alguma idade, crescendo no meio. Bem no topo de uma coxilha.

Perto um banhadinho natural cheio de aves aquáticas. Um jacaré tomando banho de sol e as mamães ratão do banhado cuidando dos seus filhotes. No alto um gavião enorme voando com sua silhueta de senhor dos ares. O silêncio tranqüilo do capão é quebrado somente pelo ruído das caturritas, em seus ninhos, no alto das árvores.

Voltado para o norte, numa pequena clareira no bosque, um semi círculo de pedras redondas, postas no chão, forma o desenho de uma mandala. No centro dela um umbú com cerca de dois metros de altura. 

Em volta um semi círculo de pedras maiores à guisa de bancos. Em volta um semi círculo de frutíferas nativas postadas como uma guarda de honra. Na entrada e dentro da mandala canteiros com bromélias e plantas suculentas.

Num canto, esculpidos em uma laje de pedra grês, a mensagem que abre este artigo. Parece mentira mas já se passaram três anos do dia em que recebi a mesma mensagem num cartão como lembrança. O dia do enterro de seu autor. Mas tudo ainda está bem vivo na memória de forma clara como a luz matutina e dourada de um dia de frio em meio a pampa gaúcha.

Neste cenário tranqüilo descansa o grande mestre da ecologia gaúcha José Lutzenberger. Ao redor desta coxilha a natureza segue seu curso trabalhando na recuperação da área do Rincão Gaia. Quem vem depois de um bom tempo pode perceber, claramente, o progresso do projeto paisagístico idealizado por Lutzenberger. Também se pode perceber a mão de seus sucessores tocando o trabalho que ele inspirou.

A energia do lugar é revitalizadora tal qual o contato com a água gelada de uma fonte que brota das pedras de uma grande montanha. Passar por ali, numa brecha do trabalho de fiscal ambiental em que estou metido nestes últimos três anos, foi uma experiência gratificante. Um momento de reflexão, remotivação e descanso para a alma.

 

Confira nossa agenda de eventos:

No dia 13 de setembro acontece a Palestra “Filosofia do Meio Ambiente: O Pensamento Ecológico” - com o filósofo Vicente Medaglia. A palestra abordará as bases da filosofia moderna, com enfoque no Meio Ambiente. Para Medaglia, os filósofos brasileiros não se preocupam em disseminar esse conhecimento que é de relevância quase insuperável para a construção de uma sociedade sustentável. O palestrante apresentará em uma linguagem acessível o que considera ser o cerne do problema da crise do meio ambiente e o conceito de felicidade ora vigente. Após a palestra será feito um bate papo sobre as questões ambientais. Local: Auditório da Livraria Cultura (Bourbon Shopping Country) – Rua Túlio de Rose, 80. Hora: 19:30. Entrada Franca!

Acontece nos dias 24 e 25 de  setembro no Rincão Gaia o evento "Quatro Elementos: Terra". Será um final de semana de lazer eco-educativo, fazendo o reconhecimento do solo através de  experiências com a terra. O técnico agrícola Alexandre de Freitas conduzirá atividades de intervenção e observação da biodiversidade existente nos diversos tipos de solo, técnicas de compostagem e manejo de horta.  Inscrições até 21 de setembro. Vagas Limitadas! Informações: 3330-3567 ou 3331-3105 e ainda sede@fgaia.org.br

Maiores informações podem ser obtidas em nosso site www.fgaia.org.br entrando no link "cursos e visitas".

 

Agradecemos...

Aos fotógrafos Carlos SteinPaulo Backes que vêm contribuindo com a Fundação Gaia fornecendo fotos para divulgação de nossa instituição e de nossos projetos nos meios de comunicação.

Notícias Ambientais

Informativo da Fundação Gaia

Editor e Redator: Christian Lavich Goldschmidt