A obra Sinfonia Inacabada, da jornalista e escritora Lilian Dreyer, publicada com apoio da Lei de Incentivo do Ministério da Cultura, descreve a trajetória do agrônomo gaúcho que, aos 44 anos, abandonou seu trabalho na indústria química e iniciou uma jornada que o transformou em um dos grandes nomes do ambientalismo internacional.

José Lutzenberger, falecido em 2002, chegou a ser nominado pela imprensa nacional e estrangeira como “pai do ambientalismo brasileiro” ao receber no Parlamento Sueco, em 1988, o Livelihood Award, o Prêmio Nobel Alternativo. Como secretário de Meio Ambiente brasileiro, entre 1990 e 1992, propôs que, a partir de um zoneamento do território nacional, fossem gerados planos de desenvolvimento regionais dentro de critérios ecológicos.

Sinfonia Inacabada originalmente deveria ser um livro de memórias. Mas, em vista da saída de cena do protagonista antes da conclusão de seus depoimentos, transformou-se em biografia autorizada. Um trabalho de pesquisa abrangente permitiu a reconstrução da trajetória do ecologista.   Personalidades do ambientalismo, políticos de variadas tendências, familiares, colaboradores e personagens de destaque público, do escritor Fritjof Capra ao ex-presdiente Fernando Collor, contribuiram com entrevistas e depoimentos. A biografia transformou-se assim não só em abordagem multifocal do ambientalismo como em contribuição ao esclarecimento da história recente do Brasil. Estão presentes todos os temas que se colocam hoje na berlinda do ambientalismo nacional e mundial, captados e elaborados por um homem intensamente preparado.

A autora da biografia resume o conteúdo da obra:

“Como ecologista, a maior preocupação de José Lutzenberger não era o futuro do planeta Terra, mas a sobrevivência da espécie humana. Como ministro, sua grande proposta era trocar a dívida brasileira por projetos de desenvolvimento regional orientados por critérios ecológicos. Como ser humano, sua trajetória foi um romance”.

Para aquisição do livro, entrar em contato com a Fundação Gaia.
Fones: (51) 3330-3567 / 3331-3105 ou ainda sede@fgaia.org.br

Preço do livro: R$ 50,00,- (cinquenta reais)


Volte a página principal