LUTZENBERGER  E  A  RIOCELL

       Armando José Farah (*)

 

Em 1989, a Academia de Estocolmo, Suécia, outorgou a José Lutzenberger o prêmio "THE RIGHT LIVELIHOOD AWARD", também conhecido como prêmio Nobel Alternativo. Foi uma consagração de nível internacional ao engenheiro agrônomo gaúcho, cujas atividades em prol da ecologia já o haviam tornado, àquela época, conhecido em quase todo o Brasil.

 

Aliás, suas posições abertas, firmes e claras contra a poluição causada pelas indústrias em geral, deram-lhe justa notoriedade, mas sua maior projeção ocorreu com sua campanha - junto com a AGAPAN e outras entidades – contra a poluição da antiga Borregaard, inaugurada em 16.03.72.

 

Entre 1978 e 1981 houve a grande transformação, como resultado, sem dúvidas dessa campanha maciça e acachapante, iniciada pela AGAPAN, sob liderança de Lutzenberger.

 

Em 1981, com incorporação de moderna tecnologia e pesados investimentos, tornou-se a mais limpa fábrica de celulose, tanto no país como no exterior. E, ainda hoje, mantém posição de destaque dentre as indústrias do gênero, no Brasil e no exterior. Atualmente, pertence à ARACRUZ, empresa também com reconhecida tradição em preservação ambiental.

 

Assim, o reconhecimento internacional outorgado a Lutzenberger, chegou-lhe numa fase em que a fábrica de celulose, após grandes investimentos e uma política ambiental adequada, já havia resgatado sua imagem na comunidade da grande Porto Alegre e também granjeara projeção internacional pelos cuidados ambientais.

 

Fui testemunha e partícipe de todas essas fases e de todos os fatos que marcaram a vida tumultuada da empresa, desde sua inauguração em 16.03.1972. Compartilhei do esforço para esta recuperação, no tempo e no limite de minhas atribuições. Por isso, a Diretoria me convidou para saudar Lutzenberger, no decerramento da placa, em sua homenagem, incrustada na rocha à beira do Guaíba. Em pleno parque natural que ele mesmo planejou e executou.

 

Fiz a saudação ao sabor dos sentimentos e das evocações de fatos vividos. A partir da gravação, recolhi a mensagem que merece ser divulgada, em reverência ao homem intimorato e ao pensador ousado que foi nosso estimado Lutz, falecido em 15 de maio de 2002. E também como verdade histórica que precisa ser conservada. O estilo é de discurso, mas serve para dar conveniente ênfase à homenagem.

 

JOSÉ LUTZENBERGER

Cidadão gaúcho; Cidadão brasileiro; Cidadão do mundo; Paladino do bem viver!

 

Escolheram-me para fazer esta saudação, por que conheço a história desta empresa e, como dizem, de certo modo ajudei a escrevê-la, ao longo de quase 20 anos de trabalho.

 

Com base nestes pressupostos e com toda esta vivência, cabe-me, hoje, saudá-lo, José Lutzenberger, como o homem que, entre nós, passa a ser símbolo da convivência harmônica entre indústria e o ambiente natural. Como batalhador incansável para compatibilizar o desenvolvimento econômico e a boa qualidade de vida no planeta, você é digno de nossa admiração e de nosso respeito.

 

Não desejo fazer de minhas palavras um laudatório, ainda que sincero e muito merecido. Sei que você é avesso a este tipo de discurso. Bastam-lhe apenas a coerência de atitudes e a simplicidade dos fatos. Para homenageá-lo, seriam, pois, suficientes nosso encontro, neste lugar e o espetáculo artístico-musical, que, a seguir, iremos assistir juntos. Natureza e arte constituem elementos marcantes em sua vida. Por isso, o espetáculo musical neste ambiente natural, criado sob sua supervisão direta, significa para você mais do que muitas palavras de louvor.

 

Tenho, porém, o dever de lembrar, nesta hora solene e festiva, o significado de seu relacionamento com a RIOCELL, desde a época em que se denominava Indústria de Celulose Borregaard. No momento certo, você teve a atuação certa. Na confusão de conceitos, você teve a critica coerente. Na exploração política dos fatos, você soube manter a reserva necessária, preservando-se de servir a fins colaterais e espúrios.

 

Sua luta, Lutzenberger, tinha outro alcance e que nem todos podiam ou queriam compreender, mas que muitos desejavam aproveitar a serviço de seus objetivos próprios, mesmo que alheios à causa da ecologia.

Ao combater a fábrica naquilo em que ela agredia o ambiente e ao homem, você foi sempre claro, especifico e duro. No entanto, por ser coerente e sensato em sua crítica, tornou-se possível o convívio que hoje testemunhamos entre você e esta grande indústria.

 

Sim. Você teve coerência na análise das causas e no emprego dos meios. Foi sensato na avaliação do esforço daqueles que, como a RIOCELL, buscaram compatibilizar o desenvolvimento industrial e a preservação da natureza.

 

Identificados estes pontos, com a mesma coerência e a mesma sensatez do homem honrado e sábio, você soube o momento de aliar-se ao esforço da RIOCELL. Talvez, em termos cronológicos e de merecimentos, seria melhor dizer que foi a RIOCELL que se aliou ao seu esforço e à sua causa.

 

Aliás, sou testemunha desse esforço da RIOCELL e conheço sua trajetória pessoal, Lutzenberger. Tantas vezes chamado de visionário, de doido, de folclórico, de sonhador, você prosseguia imperturbável e resoluto. Era um apóstolo entre os ímpios. Você foi perseverante e venceu. Venceu também, porque o melhor adjetivo que lhe cabe é intimorato, ou seja, destemido!

 

Na verdade, você sempre teve a perseverança do visionário e a coragem do destemido. Destemor para dizer o que era preciso a quem quer que fosse e quando necessário. Isto é um pouco do muito que podíamos dizer. As pessoas e o local dirão o resto, na harmonia da natureza e da arte, com o concerto musical a que iremos assistir neste lugar.

 

Como diz sua mensagem - reproduzida em metal e sobre esta rocha - "O homem precisa reaprender a olhar a natureza. É possível conviver com o progresso e a produção em larga escala, sem sacrificar a qualidade de vida."

 

Para você nossa homenagem. Nosso agradecimento e nosso abraço com a energia da vida e a beleza das flores.

 

Guaíba, 21 de dezembro de 1990.

(*) Advogado em Porto Alegre

     e Professor Universitário

       armando@farah.adv.br


Voltar ao índice