Formação Ambiental no Rincão Gaia Aprofundar o conhecimento sobre várias temáticas relacionadas ao meio ambiente é um dos temas do Programa de Formação Ambiental oferecido pela Fundação Gaia. Destinado a professores, alunos e comunidade em geral, cada mês apresenta um tema específico. Em março o destaque é a água, cujo dia internacional é comemorado no próximo dia 22. Informações precisas sobre a proposta, que recebe grupos de 10 a 50 pessoas em cada edição, estão em www.fgaia.org.br/cursos/ea2010.html.

Ciclistas de Porto Alegre No último informativo da Fundação Gaia, de 28 de fevereiro, fez-se uma chamada para uma manifestação em prol de um trânsito com maior respeito para pedestres e ciclistas. Confira a cobertura deste evento, feita pela jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues da EcoAgência,  no link Notícias do saite da Fundação www.fgaia.org.br/noticias.html. Os interessados em assinar um manifesto que defende os atropelados podem participar acessando http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N7285.

Curso de Culinária O primeiro evento que abre a agenda de cursos e oficinas no Rincão Gaia em 2011, na semana do Dia Mundial da Saúde, 07 de abril, ensina a elaborar um cardápio saudável e saboroso, propício ao outono. Detalhes do Curso de Culinária Ocidental para o Outono, com o chef Marcos Natureba, que acontece nos dias 09 e 10 de abril, estão na página da Fundação Gaia, link www.fgaia.org.br/cursos/abril-09_10.html.

Amazônia ameaçada Na quinta-feira, dia 03 de março, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região liberou a continuidade dos trabalhos para instalar o canteiro de obras da usina de Belo Monte. O Ministério Público Federal do Pará considera tal licença ilegal. Além da direta ação humana, as transformações naturais decorrentes da civilização também colocam em risco a maior floresta equatorial do planeta. Nos primórdios de sua formação, essa região era um vasto arquipélago e estuário do rio Amazonas que corria para o Pacifico. Uma entrevista sobre a maior seca do século na floresta, ocorrida em 2010, pode ser conferida logo abaixo da matéria dos ciclistas no link www.fgaia.org.br/noticias.html.

Passeio de bicicleta O Movimento Roessler para Defesa Ambiental promove, no dia 13 de março, um passeio ciclístico pelo trajeto do trem de Novo Hamburgo até São Leopoldo.  A atividade tem o objetivo de observar o andamento das obras do prolongamento da linha do Trensurb. A saída está prevista para as 9h da manhã na Praça Punta del Este em frente ao Shopping de Novo Hamburgo.Tendo a ponte de São Leopoldo como ponto final do trajeto, a atividade deve encerrar antes do meio-dia. Maiores informações pelo e-mail

Edição de fotos e textos: Cláudia Dreier

Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br
Informativos Anteriores

Página Inicial