Compostagem domiciliar é tema de palestra na próxima terça-feira

 

Entender as várias maneiras de transformar o lixo molhado em solo fértil, inclusive em espaços mais restritos como apartamentos, é a proposta da palestra “Compostagem domiciliar: transformando os resíduos em adubo orgânico”. Ministrada por Alexandre de Freitas, o evento acontece no dia 11 de junho, terça-feira, às 19h na Livraria Cultura em Porto Alegre, com entrada franca.

 

A Fundação Gaia - Legado Lutzenberger em parceria com a Livraria Cultura convida a todos para estarem presentes nas palestras que acontecem de março a dezembro sempre na segunda terça-feira de cada mês. A temática norteadora de 2013 é “Cuidar de Gaia” visando inspirar maior atenção ao delicado equilíbrio da biosfera que permite à vida evoluir e prosperar no planeta Terra há mais de três bilhões de anos.

 

Os interessados podem obter certificado de participação nas palestras, tanto para cada evento como para todas nas quais participarem. Para isso devem escrever para reservas@fgaia.org.br e solicitar maiores informações.

 

 

Resumo

 

Nesta palestra, Alexandre de Freitas irá sistematizar sua ampla experiência teórica e prática no processo de compostagem. “Transformo resíduos em solo fértil há mais de 25 anos”, comenta o colaborador da Fundação Gaia, que conviveu com Lutzenberger e foi assistente da professora Christa Knäpper.

Para de Freitas é fundamental contribuir com uma das dinâmicas mais antigas do planeta Terra. “Realizar a compostagem, mesmo em um espaço restrito, é uma forma de reproduzir e acompanhar um dos processos mais importantes de Gaia: a formação da vida no solo. Esta transformação básica permitiu aos seres aquáticos ancestrais deixarem os mares e evoluírem, estabelecendo-se em terra firme, nas placas continentais”.

Além da abordagem teórica, o palestrante apresenta dicas práticas e responde às mais variadas dúvidas sobre o assunto deveras pertinente, considerando que o lixo domiciliar da capital gaúcha percorre mais de cem quilômetros para ser depositado em aterro sanitário no Município de Butiá, junto à BR 290.

 

Palestrante

 

Alexandre de Freitas é designer, ecologista, técnico agrícola. Ensina agricultura e ecologia desde 1987 e colabora ativamente com a Fundação Gaia desde 1998. Após trabalhar alguns anos no meio acadêmico como zoologo passou a se dedicar ao estudo da compostagem e sua aplicação prática na agricultura, indústria e ambientes domésticos, tendo nos últimos 20 anos proferido inúmeros cursos e palestras sobre o tema. Em 1996 iniciou seu trabalho em comunicação e artes visuais no setor calçadista (embalagens). Hoje atua como editor e diretor de arte em produções de TV, cinema e mercado editorial. 

 

Serviço

 

Palestra: Compostagem domiciliar: transformando os resíduos em adubo orgânico.

Palestrante: Alexandre de Freitas

Data: 11 de junho de 2013, terça-feira

Horário: 19h

Local: Auditório da Livraria Cultura no Bourbon Shopping Country - Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre. 

Texto e informações: jornalista Cláudia Dreier (51) 9819 9887

 

Fotos: Cláudia Dreier. Edição de fotos e textos: Cláudia Dreier comunicacao@fgaia.org.br

 
Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br

email: sede@fgaia.org.br



Página Inicial