Palestra sobre variações do nível do mar Nesta terça-feira, 08 de outubro a Fundação Gaia recebe o professor Eduardo Guimarães Barboza para falar sobre “Variações do nível do mar e as respostas do Sistema Costeiro”, integrando a programação anual do Ciclo de Palestras Ecologia na Cultura. Barboza integra a equipe do Centro de Estudos Costeiros e Oceanográficos da UFRGS, CECO. A atividade inicia às 19h, na Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country - Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre com entrada franca.

 

Dia da Criança no Rincão Gaia – Diversão e ecologia para crianças, adolescentes e adultos recheiam a programação do final de semana de 12 e 13 de outubro no Rincão Gaia. No “Dia da Criança no Rincão Gaia” os participantes conhecem os caminhos de Lutz nas trilhas do sítio de 30 hectares, participam da oficina de brinquedos tradicionais com material reciclado, podem tomar banho nas águas cristalinas do Lago das Estrelas, passear de balsa, de charrate, andar na pista de arvorismo e fazer rapel. Essas e outras atividades reúnem crianças e adultos em momentos muito especiais. Evento confirmado com inscrições prorrogadas até o dia oito de outubro.  Saiba mais em http://www.fgaia.org.br/cursos/12_13_outubro_2013.html .

 

Alimentação e saúde: curso com Ivone Renck A médica Ivone Renck retorna ao Rincão Gaia para a segunda edição do curso “Alimentação e Saúde”, nos dias 26 e 27 de outubro. Nos dois dias, além de conhecer as obras de Lutz no Rincão, os participantes recebem aulas teóricas e práticas, com dicas culinárias e receitas que contribuem para a vitalidade  e a saúde dos participantes. Inscrições até 18 de outubro e informações completas em http://www.fgaia.org.br/cursos/26_27_outubro_2013.html .

 

Inaugurado Bosque Lutzenberger – José Lutzenberger foi homenageado no aniversário dos 10 anos do Parque Ambiental da Souza Cruz no dia 23 de setembro. Sendo um dos idealizadores deste local, Lutz recebeu uma placa para identificar o bosque de espécies nativas que recebeu o seu nome.  A Fundação Gaia esteve presente no evento representada por sua presidente, Lara Lutzenberger, e seu colaborador, Paulo Backes, que trabalha no paisagismo do parque.

 

Cine Lutz em Nova Petrópolis – No Dia do Professor, 15 de outubro, a Fundação Gaia promove a exibição do documentário Lutzenberger: For Ever Gaia, às 9h30min e às 14h no Centro de Eventos de Nova Petrópolis. O evento aberto à toda comunidade integra o Festival da Primavera, sendo uma atividade extra do Encontro Técnico sobre Paisagismo Regenerativo que acontece de 18 a 20 de outubro, coordenado por Toni Backes. Após a exibição haverá uma conversa sobre ecologia e paisagismo com Lilly Lutzenberger, Alexandre de Freitas, Cláudia Dreier, Toni Backes e Gabriela Pizzetti. Haverá sorteio de livros com temática ambiental para professores, escolas, alunos e integrantes da comunidade.

 

Mauro Fuke no Rincão Gaia O artista plástico Mauro Fuke retorna ao Rincão para ministrar a quinta edição da Oficina de Marcenaria Rústica, onde os participantes produzem peças decorativas e utilitárias a partir do material coletado nas trilhas locais. Além do convívio e do aprendizado, os participantes levam para casa as peças que criaram durante o final de semana. A oficina acontece nos dias 09 e 10 de novembro e recebe inscrições até o dia 1º de novembro. Maiores informações em http://www.fgaia.org.br/cursos/09_10_novembro_2013.html .

 

Percepção da Paisagem pelo Desenho – O artista Jorge Herrmann estará no Rincão Gaia, nos dias 09 e 10 de novembro, para ministrar a oficina “Percepção da Paisagem por meio do Desenho”. Herrmann foi um dos ilustradores do Atlas Ambiental de Porto Alegre e seu trabalho “Confluências”, desenhos sobre o Parque da Redenção, teve exposição recente no Museu da UFRGS. Os interessados em aguçar sua percepção ambiental e desenhar a paisagem encantadora do Rincão Gaia podem inscrever-se até 1º de novembro. Detalhes completos em http://www.fgaia.org.br/cursos/09_10_novembro_2013-1.html    .

 

Feriado de primavera no Rincão Gaia Uma ótima oportunidade de convívio com a natureza em meados da primavera é passar o feriado da República no Rincão Gaia. Além das revitalizantes trilhas e atividades junto ao Lago das Estrelas, Alexandre de Freitas coordena oficinas de pizzas, pães e tortas salgadas assadas no tradicional forno à lenha. As atividades iniciam na sexta-feira, 15 de novembro e estendem-se ao domingo. O evento recebe inscrições até o dia 08 de novembro. As informações completas estão em http://www.fgaia.org.br/cursos/15_17_novembro_2013.html .

 

Oficina de papel com palha de arroz Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, Celina Cabrales coordena no Rincão Gaia a Oficina “Papel feito com a palha do arroz”. Além do processo de produzir o papel a partir de um material que seria descartado, os participantes aplicam o material na produção de produtos desde o bloco de notas até o livro do artista. Todos os inscritos recebem o livro  O papel de arroz entre nós, com 130 páginas em quatro cores.  As inscrições para a oficina devem ser feitas até o dia 22 de novembro. Saiba mais em http://www.fgaia.org.br/cursos/30_novembro_01_dezembro_2013.html .

 

Prática de compostagem no Rincão Aprender sobre como transformar resíduos em solo fértil é a proposta da oficina “Compostagem para apartamentos, quintais e sítios”, coordenada por Alexandre de Freitas. A atividade inclui conhecimentos teóricos e atividades práticas com vários matérias disponíveis no Rincão Gaia. Inscrições até 22 de novembro. Informações completas no link http://www.fgaia.org.br/cursos/30_novembro_1_dezembro_2013.html .

 

Plantas Condimentares com Indicativo Medicinal A professora Ingrid de Barros, da Faculdade de Agronomia da UFRGS, retorna ao Rincão Gaia nos dias 07 e 08 de dezembro para ministrar o curso “Plantas Condimentares com Indicativo Medicinal”. Além das aulas teóricas e do reconhecimento de espécies, os participantes levam para casa o herbário elaborado por eles e desfrutam da roda de chás e partilha de receitas. O investimento pode ser parcelado em até três vezes. A inscrição, que garante a vaga, deve ser feita até o dia 29 de novembro pelo telefone 9725 3685 e e-mail reservas@fgaia.org.br. Detalhes em http://www.fgaia.org.br/cursos/07_08_dezembro_2013-2.html .

 

Oficina de Mergulho no Lago das Estrelas Desvendar o mundo submerso no maior lago do Rincão Gaia é um convite da segunda edição da Oficina de Mergulho coordenada por Carlos Dill que acontece nos dias 07 e 08 de dezembro. A atividade inclui conhecimentos teóricos, equipamentos para mergulho com cilindro e até uma foto do participante imerso no mundo das águas límpidas. Inscrições até 29 de novembro. Informações completas no link http://www.fgaia.org.br/cursos/07_08_dezembro_2013.html .

 

Audiência Pública sobre a orla dia 14 A audiência pública para debater o projeto de revitalização da orla do Guaíba foi reagendada para o dia 14 de outubro às 19h. O evento foi solicitado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil no Rio Grande do Sul (IAB/RS) representando vários cidadãos que desejam esclarecimentos sobre o projeto que irá intervir na paisagem frequentada por muitos. A audiência será no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre.  

Fotos: Junio Nunes. Edição de fotos e textos: Cláudia Dreier comunicacao@fgaia.org.br

 
Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br
 

Página Inicial