Flora do RS no Rincão – Confirmado o curso: Cores, sabores e papel estratégico da flora do RS com Paulo Brack, dias 13 e 14 de setembro. Os interessados devem inscrever-se o quanto antes. “Nesse curso iremos tratar da importância e da diversidade de espécies nativas da Flora do Rio Grande do Sul, no que diz respeito a seu reconhecimento, conhecimento e seu papel estratégico nos dias atuais”, explica Brack. Ele destaca que será data ênfase às espécies alimentícias, como frutíferas e hortaliças; ornamentais pouco utlizadas; e outras de utilização ecológica e econômica. “Também não deixaremos de lado a questão da proteção das espécies ameaçadas e da biodiversidade como um todo”.Informações completas em http://www.fgaia.org.br/cursos/13_14_setembro_2014.html

 

Manejo de Pastagens Nativas Nos dias 27 e 28 de setembro, a Fundação Gaia - Legado Lutzenberger promove a segunda edição do curso Uso sustentável de pastagens naturais, com o professor e agrônomo Carlos Nabinger, com ênfase no manejo do campo nativo. Há 35 anos, ele ministra disciplinas sobre pastagens  na Faculdade de Agronomia da UFRGS. Neste curso, a Fundação Gaia oferece um desconto especial de 20% para estudantes de ensino fundamental, médio e graduação; professores de escolas públicas de ensino fundamental e médio; e professores de instituições particulares associados ao SINPRO-RS. O curso recebe inscrições até o dia 19 de setembro. Maiores informações em http://www.fgaia.org.br/cursos/27_28_setembro_2014.html  .

 

Palestra extra para conversar sobre atuação dos políticos –  Na quarta-feira, 1º de outubro, a Fundação Gaia promove a palestra “Retrocessos na Legislação Ambiental" com Ana Valls, que exemplifica situações recentes que ocorreram em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul e no Brasil nas quais a legislação que favorecia o meio ambiente e a saúde pública foi fragilizada.  O evento inicia às 20h e acontece na Livraria Cultura de Porto Alegre, localizada no Bourbon Shopping Country - Rua Túlio de Rose, número 80. Entrada franca.

 

Dia da Criança no Rincão Gaia  A infância gaúcha é o enfoque do dia da Criança no Rincão Gaia em 2014, que integra cultura local, diversão e ecologia. As atividades acontecem em 11 e 12 de outubro e estão abertas para crianças e seus acompanhantes desfrutarem momentos encantadores junto à natureza embalados pela sonoridade das gaitas tocadas por gauchinhos. O evento acontece no Rincão Gaia, sede Fundação, localizado junto a Pantano Grande, a 120 km de Porto Alegre. Informações completas disponíveis em breve.

 

Nova lista da fauna gaúcha ameaçada de extinção  O Governo do Estado homologou nesta terça-feira, dia nove de setembro, a lista de espécies da fauna gaúcha ameaçadas de extinção. A listagem, primeira atualização feita desde 2002, indica que o Rio Grande do Sul possui 280 espécies de sua fauna em algum grau de ameaça de extinção (Vulnerável, Em Perigo ou Criticamente em Perigo) além de 10 já extintas. Significa que estão ameaçados 22% dos mamíferos, 18% dos peixes de água doce, 16% dos anfíbios, 11% dos répteis e 14% das aves nativas do Rio Grande do Sul. A lista, coordenada pela Fundação Zoobotânica com apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, é resultado do trabalho de 129 especialistas de 40 instituições que analisaram o estado de conservação de 1,6 mil espécies. Acesse a lista em http://www.estado.rs.gov.br/conteudo/203599/rs-tem-280-especies-de-animais-ameacadas-de-extincao .

 

Domingo tem JardinAção em Porto Alegre  Dia 14 de setembro, das 10h às 17h acontece mais uma edição do evento no Jardim Botânico que congrega palestras, oficinas, trilhas, apresentações musicais e contação de histórias. Durante todo o dia haverá atividades voltadas à preservação ambiental e terapias alternativas. Como ingresso, os participantes devem trazer um quilo de alimentos não perecíveis. Programação completa em https://www.facebook.com/grupo.cataventus/media_set?set=a.734431416643715.1073741856.100002305908903&type=3

 

Fotos: Valquiria Bottaro. Edição de fotos e textos: Cláudia Dreier comunicacao@fgaia.org.br

 

 

 
Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br
 

Página Inicial