Hoje filme sobre agrotóxicos -  Nesta terça-feira, 14 de outubro, a Fundação Gaia exibe o filme: “O Veneno estã na mesa II" com a presença de Lilly Lutzenberger e Leonardo Melgarejo para debater o assunto com o público presente.  O evento inicia às 20h e acontece na Livraria Cultura de Porto Alegre, localizada no Bourbon Shopping Country - Rua Túlio de Rose, número 80. Entrada franca.

 

Dia da Criança no Rincão Gaia  No último final de semana aconteceu o Dia da Criança no Rincão Gaia que destacou a cultura gaúcha. “O Fim de Semana da Criança no Rincão teve tempo ótimo, muitas brincadeiras em família, descobertas e vivências queridas do universo natural com destaque para  apresentações de música e dança gaúchas emolduradas pela paisagem do pampa”, descreve Lara Lutzenberger, presidente da Fundação Gaia. “É fundamental  valorizar as habilidades que, estimuladas ainda na infância, reforçam a compreensão da nossa identidade cultural, como expressão das nossas raízes e interpretação da paisagem original do lugar onde nascemos.”  Veja no link http://www.fgaia.org.br/noticias.html  outras belas imagens do evento.

 

Desenho da paisagem do Pampa - Nos dias 08 e 09 de novembro, a Fundação Gaia - Legado Lutzenberger promove o Curso de Desenho e Percepção da Paisagem, com o artista plástico Jorge Herrmann. O evento acontece no Rincão Gaia, localizado junto a Pantano Grande, a 120 km de Porto Alegre. Envolvendo vivências sensoriais, o curso propõe exercícios gráficos realizados ao ar livre, além de momentos de reflexão feitos a partir do material produzido nas paisagens do Rincão Gaia. Todas as atividades, desenvolvidas ao longo dos dois dias, estimulam a concentração e o contato de cada participante com o seu próprio poder criativo e perceptivo, sem abrir mão de intensos momentos de troca entre o grupo. Inscrições até 31 de outubro. Detalhes completos em http://www.fgaia.org.br/cursos/08_09_novembro_2014.html .

 

Marcenaria com Mauro Fuke no Rincão  Nos dias 08 e 09 de novembro, a Fundação Gaia - Legado Lutzenberger promove a oficina “Criações de madeira com material coletado nas trilhas do Rincão”, coordenada pelo artista plástico Mauro Fuke. O evento acontece no Rincão Gaia, localizado junto a Pantano Grande, a 120 km de Porto Alegre. “Um dos objetivos é perceber a possibilidade da criação de objetos utilitários e artísticos a partir de material encontrado nas trilhas pelas matas do Rincão Gaia.”, explica Fuke. Além de aprender a fazer a peça de madeira, o participante leva uma ou mais “obras-de-arte” para sua casa. Inscrições até 31 de outubro. Detalhes completos em http://www.fgaia.org.br/cursos/08_09_novembro_2014-2.html .

 

Encontro técnico de paisagismo em Nova Petropólis O colaborador da Fundação Gaia, Toni Backes, realiza entre 17 e 19 de outubro Encontro Técnico de Paisagismo que ocorre anualmente em Nova Petrópolis. Em 2014, representantes do assunto em âmbito nacional e internacional reúnem-se para discorrer sobre “Arte e Jardim”. O evento ainda recebe inscrições. Informações completas sobre a programação, novidades do evento e como inscrever-se estão em http://paisagismoregenerativo2014.blogspot.com.br/ 

 

Entrevista com Lara Lutzenberger A presidente da Fundação Gaia concedeu entrevista a estudantes de Jornalismo Ambiental da Uniritter, coordenada pelo jornalista Robert Villar. Levados por ele, um grupo de alunos desta disciplina esteve no Rincão Gaia no dia 27 de setembro. Confira a entrevista de Lara Lutzenberger no link http://jornalismoambiental.uniritter.edu.br/?p=7 

 

Prêmio de Jornalismo Ambiental O Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental, promovido por Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-RS) e Braskem, revelou seus vencedores no dia 9 de outubro. A cerimônia reuniu concorrentes, entidades jornalísticas e ambientais e imprensa, no Clube Campestre Macabi.

 

Nomear este prêmio em homenagem ao meu pai é reconhecer a lucidez e clareza com que ele defendeu a causa ambiental, e por decorrência, reconhecê-la como provedora de legítima qualidade de vida para todos nós. Relacionar o prêmio ao jornalismo é estimular os profissionais desta área a perceber o seu próprio protagonismo como fomentadores do entendimento e adoção desta causa na sociedade!”, discursou a filha do homenageado e presidente da Fundação Gaia, Lara Lutzenberger.

 

Em jornalismo impresso, a vencedora foi Jeniffer Vanessa Gularte, com a matéria ‘Lixo: depois da sua casa’, publicada no jornal Gazeta do Sul, de Santa Cruz. Na categoria Telejornalismo, o melhor foi Carlos Eduardo Haas Hammes, com ‘Especial: Bioma Pampa’, da TV Assembleia, de Porto Alegre. O quesito Webjornalismo ficou com Raquel Reckziegel, que assinou ‘De olho nos Sinos: esgosto doméstico se tornou principal vilão’, do site do Jornal NH, de Novo Hamburgo.

 

A comissão julgadora utilizou critérios rigorosos e nas categorias Fotojornalismo e Radiojornalismo destacaram-se profissionais com menções honrosas. Foram eles: Andrea Weschenfelder, com ‘Que árvore você quer oara o futuro? Não faça do lixo a semente’, destaque nos sites Fala Brasil Cultura, Ulbra, Jornal da Capital e blog Recicle Hoje, e Eduardo Matos, autor de ‘Um mês da lei do lixo’, transmitida na Rádio Gaúcha, de Porto Alegre. Quem faturou o Prêmio Braskem de Jornalismo Universitário foi a acadêmica Simone Luiza Fritzen, com o livro-reportagem ‘Ecologia na prática: Parque Estadual do Papagaio Charão’.

 

Receberam ainda Menção Honrosa os dois veículos que mais inscreveram trabalhos, Jornal da Universidade/Ufrgs e Correio do Povo, e a universidade com maior participação no Prêmio, Uniritter. A primeira edição do Prêmio de Jornalismo Ambiental recebeu 89 trabalhos inscritos, superando as expectativas da comissão organizadora, que confirmou a segunda edição em 2015.

 

Todos os vencedores:

 

Jornalismo Impresso

1º lugar: Jeniffer Vanessa Gularte, ‘Lixo: depois da sua casa’, Gazeta do Sul, de Santa Cruz

2º lugar: Caio Cezar Cigana, ‘Proibidos, falsificados e perigosos’, Zero Hora, de Porto Alegre

Menção Honrosa: Adriano José Duarte da Silva, ‘Poluição criativa’, Pioneiro, de Caxias do Sul

 

Fotojornalismo

Menção Honrosa: Andrea Weschenfelder, ‘Que árvore você quer oara o futuro? Não faça do lixo a semente’, sites Fala Brasil Cultura, Ulbra, Jornal da Capital e blog Recicle Hoje

 

Radiojornalismo

Menção Honrosa: Eduarto Matos, ‘Um mês da lei do lixo’, Rádio Gaúcha, de Porto Alegre

 

Telejornalismo

1º lugar: Carlos Eduardo Haas Hammes, ‘Especial: Bioma Pampa’, TV Assembleia, de Porto Alegre

2º lugar: Lisiani Anícia Urtassum Mottini, ‘Entulhos da construção civil são reutilizados no Vale dos Sinos’, TVE

Menção Honrosa: Lisiani Anícia Urtassum Mottini, ‘Tubos de pasta de dente viram objetos mais resistentes que madeira’, TVE, de Porto Alegre

 

Webjornalismo

1º lugar: Raquel Reckziegel, ‘De olho nos Sinos: esgosto doméstico se tornou principal vilão’, site do Jornal NH, de Novo Hamburgo

2º lugar: Carlos André Echenique Domingues, ‘Rio Vacacaí-Mirim, o lado verde de Santa Maria, Agência da Hora

Menção Honrosa: Karina Sgarbi, ‘Melhorar o meio ambiente está em nossas mãos’, site do Jornal NH, de Novo Hamburgo

 

Prêmio Braskem de Jornalismo Universitário

Simone Luiza Fritzen, ‘Ecologia na prática: Parque Estadual do Papagaio Charão’, livro-reportagem

 

Fotos: Lara Lutzenberger. Edição de imagens e textos: Cláudia Dreier comunicacao@fgaia.org.br

 

 
Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br
 


Página Inicial