Arte no Mirante do Jardim Lutzenberger Encerra neste domingo, 29 de setembro, a ocupação cultural “Horizonte à vista” no quinto andar da Casa de Cultura Mário Quintana em Porto Alegre. Durante a ocupação, o Mirante do Jardim Lutz é cenário de lentes, lunetas, telescópios, projeções, performances e filmes, com uma ampla programação diária entre às 16 e às 20h. Maiores detalhes das atividades com entrada franca em  http://ocupamirante.wordpress.com/author/mirante2013/

 

Dia da Criança no Rincão Gaia – Diversão e ecologia para crianças, adolescentes e adultos recheiam a programação do final de semana de 12 e 13 de outubro no Rincão Gaia. No “Dia da Criança no Rincão Gaia” os participantes conhecem os caminhos de Lutz nas trilhas do sítio de 30 hectares, participam da oficina de brinquedos tradicionais com material reciclado, podem tomar banho nas águas cristalinas do Lago das Estrelas, passear de balsa, de charrate, andar na pista de arvorismo e fazer rapel. Essas e outras atividades reúnem crianças e adultos em momentos muito especiais. As inscrições podem ser feitas até o dia quatro de outubro e o investimento, ser parcelado em até quatro vezes. Saiba mais em http://www.fgaia.org.br/cursos/12_13_outubro_2013.html .

 

Alimentação e saúde: curso com Ivone Renck A médica Ivone Renck retorna ao Rincão Gaia para a segunda edição do curso “Alimentação e Saúde”, nos dias 26 e 27 de outubro. Nos dois dias, além de conhecer as obras de Lutz no Rincão, os participantes recebem aulas teóricas e práticas, com dicas culinárias e receitas que contribuem para a vitalidade  e a saúde dos participantes. Inscrições até 18 de outubro e informações completas em http://www.fgaia.org.br/cursos/26_27_outubro_2013.html .

 

Lutz no programa Rádio Verde – Na Semana Farroupilha, uma edição especial do programa Rádio Verde apresentou o trabalho e as ideias de um gaúcho revolucionário na área ambiental: José Antônio Lutzenberger. O depoimento de Lutz e os comentários dos apresentadores estão em  https://app.box.com/s/tw39a5m0i9i8jjnpdmi9. O programa Rádio Verde vai ao ar todos os sábados às 10h na Rádio Ipanema Comunitária, de alcance local, que pode ser ouvida no link http://ipanemacomunitaria.blogspot.com.br/.  

 

Paisagismo Regenerativo reúne especialistas “O tempo e o vento no paisagismo” é o mote inspirador do terceiro Encontro Técnico sobre Paisagismo Regenerativo que acontece de 18 a 20 de outubro em Nova Petrópolis-RS, coordenado por Toni Backes. O evento reúne especialistas como Peter Webb, Kiko Simch, Roberto Mulieri, Cláudia Petry, Hans Hermann Hesse, Schirley Cavalcante, Paulo Backes e Toni Backs, estes colaboradores da Fundação Gaia. As inscrições já podem ser realizadas em http://paisagismoregenerativo2013.blogspot.com.br/ onde também está disponível a programação e valores especiais para os inscritos até 04 de outubro.

 

Campanha contra liberação de veneno do Agente Laranja Entidades ambientalistas gaúchas solicitam aos integrantes da CTNBio que se posicionem contra a liberação do herbicida 2,4D. Este veneno é um componente do Agente Laranja, utilizado na guerra do Vietnã, e é tolerado por sementes transgênicas de soja e milho da empresa Dow AgroSciences, juntamente com outros agrotóxicos como o glifosato e o glifonisato de amônio. A reunião da CTNBio que decide sobre essa proposta será em outubro. A Fundação Gaia convida a todos seus amigos  e colaboradores a assinarem a petição contrária à essa  liberação  em https://secure.avaaz.org/po/petition/NAO_ao_herbicida_24D_2/?cVxktbb .

 

Cancelada Audiência Pública sobre a orla A audiência pública prevista para a noite de hoje, 26 de setembro, que iria debater o projeto de revitalização da orla do Guaíba, foi cancelada. O evento havia sido solicitado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil no Rio Grande do Sul (IAB/RS). Conforme a Diretoria Legislativa da Câmara, ainda não há nova data prevista para o evento. 

Fotos: Cláudia Dreier. Edição de fotos e textos: Cláudia Dreier comunicacao@fgaia.org.br

 
Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br
 

Página Inicial