Sete de setembro no Rincão Gaia – Admiradores da natureza e do trabalho de José Lutzenberger têm a oportunidade visitarem o sítio criado pelo ambientalista de 05 a 07 de setembro, no Feriado da Independência. Trilhas, atividades junto ao Lago das Estrelas, yoga e oficina de alimentos nutracêuticos integram a proposta que recebe inscrições até 02 de setembro. Investimento e maiores detalhes em http://www.fgaia.org.br/cursos/05_07_setembro_2015.html 

 

Abordagem ecossistêmica da crise hídrica: palestra com Paulo Brack Frequentemente a grande mídia e os governos encaram os problemas ambientais de forma fragmentada, com simplificações inadequadas, desconsiderando os dados mais relevantes quanto às suas causas. Como “Água” é a temática norteadora das palestras do Ecologia na Cultura em 2015, Paulo Brack, professor da UFRGS, ressaltará a importância da abordagem ecossistêmica para entender e vislumbrar soluções para a crise hídrica. A palestra acontece no dia 08 de setembro, terça-feira, às 20h na Livraria Cultura em Porto Alegre, localizada no Bourbon Shopping Country - Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre, com entrada franca.

 

Permacultura e sementes orgânicas Nos dias 12 e 13 de setembro, João Rockett e Tatiana Cavaçana, ambos do IPEP, retornam ao Rincão Gaia para ministrar o curso Permacultura e Sementes Orgânicas. A proposta deste curso é apresentar aos participantes além de um histórico sobre as sementes, informações práticas e técnicas sobre sua reprodução, entre elas: isolamento de espécies para multiplicação, ciclos reprodutivos, fatores climáticos, fitopatologia e controle de patógenos, florescimento e colheita, ciclo de produção, inoculação de sementes, beneficiamento, armazenagem e embalage, banco de sementes e sementes para broto. Inscrições até o dia 04 de setembro e detalhes completos em http://www.fgaia.org.br/cursos/12_13_setembro_2015.html  .

 

Jardinagem produtiva no Rincão – Marcando o início da primavera, Alexandre de Freitas ministra o curso Vida do solo: princípios de manejo orgânico e jardinagem produtiva para pequenos espaços. Os assuntos tratados no evento recebem uma abordagem teórica e prática, incluindo construção de canteiros e vasos produtivos e também uma vista ao pomar do Rincão Gaia. Um tema pouco conhecido que recebe um tratamento especial é a Ecologia da Rizosfera, mostrando a importância das raízes para formação e fertilidade do solo. Inscrições até 18 de setembro, detalhes completos em http://www.fgaia.org.br/cursos/26_27_setembro_2015-2.html ,

 

O papel da Flora do RS – O professor Paulo Brack estará no  Rincão Gaia nos dias 26 e 27 de setembro onde coordena o curso  o Papel da Flora Nativa do RS. “Nesse curso iremos tratar da importância e da diversidade de espécies nativas da Flora do Rio Grande do Sul, no que diz respeito a seu reconhecimento, conhecimento e seu papel estratégico nos dias atuais”, explica Brack. Ele destaca que será data ênfase às espécies alimentícias, como frutíferas e hortaliças, ornamentais pouco utilizadas e outras tantas que têm seu papel ecológico e econômico negligenciado. “Vamos dar também destaque à temática da proteção das espécies ameaçadas e da biodiversidade como um todo, ainda mais quando o governo do Estado provoca o fechamento do órgão que coordena o processo de reelaboração das listas da flora e fauna ameaçadas, que é a Fundação Zoobotânica, com a demissão de seus técnicos especialistas na área”, conclui Brack. Inscrições até 18 de setembro. Detalhes completos em http://www.fgaia.org.br/cursos/26_27_setembro_2015.html .

 

Pela manutenção da rotulagem de transgênicos A Fundação Gaia convida seus amigos e colaboradores a assinarem o manifesto organizado pela AGAPAN que pede aos senadores do Brasil que votem contra o PLC 34/2015, o qual modifica a legislação sobre rotulagem de alimentos com transgênicos em sua composição. A petição pode ser assinada no link  https://secure.avaaz.org/po/petition/Senadores_do_Brasil_Rejeitem_o_PLC_342015_PL_Heinze/?pv=6&rc=tagging&fb_action_ids=10206496191264659&fb_action_types=avaaz-org%3Asign .

 

Massa Crítica em prol da Fundação Zoobotânica – Nesta sexta-feira, a Massa Crítica, movimento que reúne ciclistas de Porto Alegre, usará as camisetas da Fundação Zoobotânica. Todos estão convidados a pegar suas bicicletas e integrar o movimento. A concentração começa às 18:30h no Largo Zumbi dos Palmares, dirigindo-se  ao Palácio Piratini para  entregar uma carta ao Governador, demonstrando a inconformidade dos ciclistas com o projeto que acaba com a Fundação Zoobotânica. Em seguida o grupo ruma a  FUNDERGS, depois segue pela Avenida Ipiranga, Fundação Zoobotânica e na volta passa pela FEPPSZB, mesmo caminho realizado pelos ciclistas no último sábado.

 

Marcha Mundial do Clima – No dia 29 de novembro, uma concentração de entidades ambientalistas no Parque da Redenção, Porto Alegre, irá participar de um movimento mundial que antecede a chegada dos líderes na Cúpula do Clima de Paris. A mobilização está sendo articulada pela Avaaz e maiores detalhes estão em https://secure.avaaz.org/po/save_the_date_loc/?bdwBvbb&v=62561

 

Fotos: Cláudia Dreier. Edição de imagens e textos: Cláudia Dreier comunicacao@fgaia.org.br

 

 
Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br

 


Página Inicial