Agosto de 2001

Nesta mensagem:

Eventos:

Educação para a Vida Sustentável Seminário de agosto.

Ecologia Urbana - Inscreva-se agora! 

Especial Feriadões - Você já decidiu o que fazer? Não? Então confira as sugestões da Fundação Gaia!

Visitas Pedagógicas Guiadas.

A Fundação Gaia Recomenda:

Conheça alguns sites, livros e programas de TV recomendados pela equipe da Fundação Gaia.

Dica do Mês:

Como conservar geléias e compotas caseiras por até um ano fora da geladeira.

Eventos:

Educação para a Vida Sustentável.

Nosso próximo seminário será em 25 e 26 de agosto no Rincão Gaia, e o tema será:

ECONOMIA SOLIDÁRIA

Este semínário introduz uma visão de cultura e sócio-economia solidária sendo estudadas temáticas como por exemplo: novos sistemas econômicos (shift, escambo, lets), cidadania planetária, energia humana.

FACILITADORES

MARCOS ARRUDA: Geólogo, economista e educador popular. Trabalha como educador em sócio-economia com trabalhadores e dirigentes populares. Coordenador do PACS (Políticas Alternativas para o Conesul), organização não-governamental com sede no Rio de Janeiro - RJ, desde sua fundação em 1986 e co-fundador do IBASE com Betinho e Carlos Afonso. Colaborador durante 4 anos (1975-1978) de Paulo Freire, como membro do Instituto de Ação Cultural em Genebra. Possui diversas publicações sobre Educação, Metodologia, Filosofia e Ética.

NAIA OLlVEIRA: Socióloga, pesquisadora com experiência em trabalhos coletivos (Grupo de Mulheres, Sindicato e Movimento Social Urbano) e vários estudos publicados na área da sociologia urbana. Aprendiz da Unipaz-Sul (FHB - Turma I/RS), do Curso de extensão em psicologia Analítica. Facilitadora do Jogo da Transformação credenciada pela Inner Links e Trainee em Ecovillage, Findhorn l999. Membro da Comissão Editorial da Revista da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional - ANPUR. Vem sendo facilitadora de projetos que buscam o desenvolvimento de uma cultura de Paz e reconciliação do feminino-masculino (Unipaz-Sul).

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:

UNIPAZ SUL

Fone/fax: 51 3242 7666 e 51 3242 7676

e-mail: unipasul@unipazsul.org.br

Ecologia Urbana - Inscreva-se agora! Ainda temos vagas!

Preservação ambiental em apartamentos e pequenos quintais

Vai ser no dia 18 de agosto, neste dia estaremos recebendo nossos amigos e parceiros para um dia dedicado à dicas e receitas práticas para uma vida mais sustentável e ecológica. Neste dia você poderá aprender de maneira simples e rápida:

Como separar o lixo doméstico.

Como fazer compostagem de resíduos orgânico em apartamentos e sacadas.

Como produzir alimentos em espaços mínimos.

Dicas importantes para tornar o seu jardim mais produtivo.

Dicas importantes na conservação de doces de frutas e conservas.

Como compor uma mini horta.

Como podar uma árvore.

Como preservar nossos rios com pequenas atitudes domésticas.

Esta atividade terá início às 9:00 h e se estenderá até as 17:30 h. Neste dia estaremos oferecendo almoço e lanches além da possibilidade de conhecer o Rincão Gaia em um dia produtivo e descontraído.

Tudo isto por apenas R$ 40,00 com opção de transporte (para um grupo de no mínimo 10 pessoas).

Especial Feriadões

Você já decidiu o que fazer nos feriadões de setembro e outubro? Não? Então confira esta duas super-sugestões:

Workshop Artecologia - imperdível!

Este workshop busca resgatar a criatividade e ampliar a percepção da natureza, criando uma via de inspiração artística centrada no ser e na natureza. Durante o feriadão de 7 de setembro os participantes serão convidados a realizar uma imersão em técnicas de relaxamento, meditação e expressão artística.

Os ministrantes serão o arquiteto, artista plástico e arteterapeuta uruguaio Roberto Umansky, e a socióloga, pesquisadora e ecovillage-trainer Naia Oliveira. Nos últimos anos Roberto Umansky tem realizado diversas exposições, destacando-se a II bienal de arquitetura no MARGS e exposição na Universidade de Santiago de Compostella, Espanha; desenvolve a mais de dez anos encontros de arteterapia e neste evento agregará sua experiência a de Naia Oliveira que soma muitos anos de experiência em pesquisa e no movimento social. É facilitadora de encontros que buscam a ampliação da consciência social e ambiental, resolução de conflitos e criação de ecovilas. Dedica-se à pintura como auto-conhecimento e recentemente esteve participando de oficinas de arte no Esalen Institute na Califórnia - Estado Unidos.

Tudo isto acontecerá no Rincão Gaia, a sede rural da Fundação Gaia, em Pantano Grande; onde tradicionalmente são realizados cursos e oficinas sobre ecologia, cidadania, cultura e sustentabilidade.

Quando: 07,08 e 09 de setembro de 2001.

Saiba tudo sobre esta incrível atividade e seus facilitadores na internet em www.fgaia.org.br ou pelo telefone 51 3331 3105.

Venha Vivenciar o Rincão Gaia, uma Propriedade Rural Ecológica

A Fundação Gaia oferece vivência prática no Rincão Gaia para grupo de até dez pessoas, com a duração de três dias.

Serão desenvolvidas práticas de sustentabilidade nas áreas de agropecuária ecológica, paisagismo, agroindústria, permacultura, educação ambiental e lazer.

Durante a permanência do grupo, a Fundação Gaia oferece alojamento, alimentação, materiais para consulta teórica e acompanhamento permanente dos instrutores.

PRÓXIMA TURMA:

de 12 a 14 de outubro de 2001

INVESTIMENTO: R$ 150,00

Informe-se e inscreva-se pelo telefone 51 3330 3567 com Alexandre.

Conheça também o estágio vivência de sete dias vistando www.fgaia.org.br/cursos/folder

Visitas Pedagógicas Guiadas

Esta é para você professor que deseja levar seus alunos ao Rincão Gaia. Não deixe para última hora a marcação da sua visita pedagógica. A procura aumenta enormente na primavera, aproveite e corra na frente.

Saiba tudo sobre esta atividade clicando o seguinte link: www.fgaia.org.br/cursos/folder1 

A Fundação Gaia Recomenda!!!

Para Ler:

Paisagismo no Pátio Escolar - Beatriz Fedrizzi

Beatriz Fedrizzi, paisagista formada em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, fez seu doutorado e mestrado em Paisagismo na Suécia (Swedish University of Agricultural Sciences - Alnarp). É professora de Paisagismo das faculdades de Agronomia e Arquitetura da UFRGS e trabalha com pátios escolares desde 1989. Neste manual a intenção da autora é divulgar de uma forma fácil e aplicada, o conhecimento adquirido durante seus últimos anos de pesquisa em pátios escolares. Ricamente ilustrado por Kundry Lyra Klippel este livro é editado pela Editora da Universidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Contatos: e- mail: editora@orion.ufrgs.br página: www.ufrgs.br/editora .

Na TV:

Rio Grande Rural

Programa semanal produzido pela EMATER - RS que destaca o desenvolvimento rural sustentável, a agricultura familiar e a agroecologia. No Rio Grande do Sul vai ao ar todas as manhãs de domingo pela TVE-RS às 9:00. E para todo o Brasil, via satélite nas bandas L e C ou logo após a Rede Vida, das 7:50 às 8:50. No próximo domingo matéria especial sobre transgênicos, com entrevista de José Lutzenberger.

Para entrar em contato com o programa escreva para:

Rio Grande Rural - Caixa Postal 2727, CEP 90150-053, Porto Alegre - RS

Ou mande um e-mail para rgrural@emater.tche.br

Canal Futura

O Futura tem como princípios educativos que orientam a sua programação: ética; o incentivo ao espírito comunitário e ao espírito empreendedor e a valorização do pluralismo cultural. São esses os princípios básicos deste canal, que se diferencia de todos os outros por um criterioso trabalho de mobilização comunitária. Na prática, isso significa que além de uma programação cuidadosamente elaborada, você dispõe do apoio contínuo de uma equipe de profissionais de educação para levar o Futura até sua comunidade e garantir a eficácia da ação educativa. No ar desde setembro de 1997.

Programas do Futura especialmente recomendados pela nossa equipe:

Alô, Vídeo Escola O programa pretende contribuir para a diminuição da repetência e evasão nas escolas, usando trechos de vídeos educativos amarrados por pequenos esquetes, onde personagens buscam saber mais sobre o mundo, a história e os seres humanos. Diário.

Estação Rural Apoiado em reportagens do Globo Rural, RBS e outras fontes, o programa trata da vida no campo, oferecendo informações básicas, dicas e curiosidades para empreendimentos. Diário.

Futura Ecologia Reformatação de programas do Globo Ecologia em séries temáticas. Diário.

Globo Ecologia O programa mostra exemplos de preservação da natureza e de educação ambiental, com o objetivo de conscientizar o telespectador sobre a importância do meio ambiente, além de denunciar problemas como a devastação, a poluição, o desperdício e o descaso em relação ao patrimônio natural brasileiro.

Meu Ambiente Programa sobre a importância de educação, preservação e recuperação ambiental, principalmente em relação a importância dos recursos hídricos na natureza.

Tom da Mata Programa de educação ambiental, que estimula o desenvolvimento de atividades de proteção ao meio ambiente - em especial da Mata Atlântica - e de educação musical, utilizando diferentes materiais educativos, métodos e inovações pedagógicas. A obra do maestro Tom Jobim e sua paixão pela Mata Atlântica são a base do projeto.

Um Pé de quê? Sob o comando de Regina Casé, o programa mostra as diversas espécies de nossa flora. A abordagem parte de aspectos botânicos, como origens, características físicas, épocas de floração e vai buscar passagens em que elas pontuaram a história do Brasil. Regina estará nas praças, parques, matas e florestas dos quatro cantos do país, revelando a nossa natureza de forma curiosa.

Conheça a programação completa visitando o site do Futura. O endereço é: www.futura.org.br

Na Internet:

Programa Ambiental: A Última Arca de Noé

Trata-se de um programa filantrópico de conscientização ambiental com atividades voltadas a conscientizar as pessoas da necessidade de preservação do meio ambiente. É um site bilíngüe (português/inglês) que tem um ano e meio e conta com mais de 16.500 visitas mensais no Brasil e exterior. Ao navegar pelo site o internauta vai encontar de maneira clara e objetiva uma grande quantidade de informação organizada didaticamente por temas.

Visite: www.aultimaarcadenoe.com

Dica do mês:

Como manter suas geléias e compotas fora da geladeira por até um ano.

A primeira observação que devemos fazer é que o maior inimigo dos microorganismos é o calor e é através dele que conseguimos manter nossos produtos intactos por muito tempo sem a necessidade de aditivos artificiais que em muitos casos são prejudiciais à nossa saúde. No Rincão Gaia costumamos produzir compotas, geléias e molhos para nosso uso interno. E para mantê-los fora da geladeira por muitos meses usamos a técnica da pasteurização. Esta técnica de pasteurização de conservas doces é fácil, porém, um pouco trabalhosa. De qualquer forma sempre vale à pena conservar alimentos a um baixo custo energético.

O primeiro passo é conseguir uma boa receita de geléia ou compota (fique ligado em nossas dicas e receitas), todas elas são feitas através do cozimento de frutas inteiras ou amassadas, com mais ou menos açúcar e condimentos. Antes de preparar seu doce reserve a quantidade necessária de vidros muito bem limpos e secos e as respectivas tampas de rosca, que devem ser sempre de metal e devem possuir uma borracha vedante na face interna. O ideal é comprar tampas novas, pois a integridade das tampas é que vai garantir a vedação do produto e o êxito no processo. Pois bem, quando estiver faltando mais ou menos 45 minutos para a sua compota ou geléia ficar pronta coloque os vidros vazios, limpos e secos no forno e deixe em temperatura alta por 35 minutos; desligue o forno e espere 10 minutos. Neste tempo o seu doce deve estar pronto e as tampas muito bem fervidas por pelo menos 10 minutos.

Com os vidros aquecidos, as tampas fervidas e o doce ainda muito quente, vista um avental de corpo inteiro e luvas de proteção contra o calor e teste o primeiro recipiente. Isto deve ser feito sobre uma tábua de madeira seca. Ao despejar uma pequena quantidade do doce quente dentro do vidro, também quente, você saberá se a temperatura está adequada. Se o vidro rachar no fundo (o vidro nunca explode mas pode escorrer doce quente pelas rachaduras, por isso tome cuidado) espere mais uns cinco minutos. O processo em si consiste em preencher os vidros até proximo à boca e fechar com a tampa de metal emborrachada (fervida), e deixar esfriar lentamente dentro de uma caixa de papelão.

Durante o esfriamento não manipule os vidros e de jeito nenhum empilhe os recipientes. Ao esfriar, o doce vai se retrair e formar um vácuo dentro do vidro que garantirá a total vedação, e o calor durante a embalagem impedirá a entrada e a sobrevivência dos microorganismos que estragam os alimentos.

Dicas: Principiantes na cozinha devem estar acompanhados por pessoas mais experientes, crianças, nem pensar! Os vidros e as tampas podem ser comprados em lojas de embalagens e vidraria para laboratório, ( é possível encontrar bons vidros nas centrais de reciclagem). Após esfriarem, os vidros devem ser guardados em um armário ou caixa protegidos da luz de cabeça para baixo, pois desta forma, se alguma tampa não estiver bem vedada, ela vazará e acusará o defeito. E por último, não adianta ter todo esse cuidado com os vidros e tampas se os utensílios de cozinha não estiverem limpíssimos.

SEUS AMIGOS TAMBÉM QUEREM RECEBER AS INFORMAÇÕES E DICAS DA FUNDAÇÃO GAIA?

É FÁCIL!!!!!!!

DIGA PARA ELES ENVIAREM UMA MENSAGEM DE ADESÃO PARA O SEGUINTE ENDEREÇO:

sede@fgaia.org.br

DIZENDO:

MEU NOME É ******** E EU DESEJO RECEBER AS INFORMAÇÕES E DICAS DA FUNDAÇÃO GAIA!

Muitos abraços,

E até a próxima mensagem!

Volte a página dos Informativos