Fevereiro de 2002

Ano II n° 9

Nesta mensagem:
   
Eventos: Ecologia Urbana - Uma oficina que é um sucesso! Inscreva-se logo para a próxima turma em fevereiro.

Visitas Pedagógicas Guiadas - Março está chegando! Aproveite para agendar sua visita ao Rincão Gaia!

Educação Ambiental: Curso de dois dias no Rincão Gaia, em junho

   
A Fundação Gaia Recomenda: Conheça alguns websites, livros e programas de TV recomendados pela equipe da Fundação Gaia.
   
Dica do Mês: Todos juntos no combate à dengue!

Agradecimentos:

Expressamos nosso especial agradecimento à artista plástica Radharani, que em janeiro de 2002 doou-nos a obra 3D - Imanência, na técnica de tinta mista sobre lona emborrachada.

Graças a gentil cortesia de Radharani, os visitantes do Rincão Gaia poderão agora divertir-se também com os mistérios do mundo artístico tri-dimensional!!!

 
  Agradecemos também o apoio vountário de Christian Lavich, Ana Carolina Ferreira, Wagner Teixeira, Alfredo Farinhas Neto e Ana Maria Mincarone, que representaram a Fundação Gaia no Acampamento da Juventude durante o II Fórum Social Mundial, divulgando nossas atividades.

Eventos:


Inscreva-se agora!

 

   
Ecologia Urbana  
  Preservação ambiental em apartamentos e pequenos quintais

Vai ser no dia 23 de fevereiro, sábado, em nossa sede rural o Rincão Gaia. Neste dia estaremos recebendo nossos amigos e parceiros para um dia dedicado à dicas e receitas práticas para uma vida mais sustentável e ecológica. Neste dia você poderá aprender de maneira simples e rápida:

Como separar o lixo doméstico.

Como fazer compostagem de resíduos orgânicos em apartamentos e sacadas.

Como produzir alimentos em espaços mínimos.

Dicas importantes para tornar o seu jardim mais produtivo.

Como preservar nossos rios com pequenas atitudes domésticas.

  Esta atividade terá início às 9:00 h e se estenderá até as 17:30 h. Neste dia estaremos oferecendo delicioso almoço e lanches, além da possibilidade de conhecer o Rincão Gaia em um dia produtivo e descontraído.
Investimento: Tudo isto por apenas R$ 40,00

Inscreva-se pelo telefone: 51 3330 3567, com Alexandre ou Lara

ou pelo e-mail sede@fgaia.org.br

 

A Fundação Gaia fornece hospedagem e alimentação em todas as suas atividades.

Visitas Pedagógicas Guiadas  
Março está chegando!

Aproveite para agendar sua visita ao Rincão Gaia!

Em sala de aula nossa mente viaja por lugares, números e palavras. Mas viajar é conhecer além das estradas da mente. Cada vez mais as escolas estão descobrindo as estradas de asfalto e terra, as trilhas e as picadas. Contribuindo para isso, a Fundação Gaia abre as portas de sua sede rural para atividades educativas, trazendo sempre novidades dentro do processo de educação ambiental.
Saiba tudo sobre as vistas pedagógicas ao Rincão Gaia clicando o seguinte link: www.fgaia.org.br/cursos/folder1
   

Educação Ambiental,

Curso de Capacitação para Educadores

 

Em junho, nos dias 8 e 9, venha até nossa sede rural para um final de semana dedicado à Educação Ambiental Visando instrumentalizar educadores e profissionais das áreas de comunicação e recursos humanos neste tema, a Fundação Gaia estará realizando esta oficina de Educação Ambiental.

Este encontro será facilitado por Beatriz Stumpf e Alexandre de Freitas - educadores da Fundação Gaia.

Temas como organização e planejamento, bem como metodologias de ação serão apresentados aos participantes.

Reserve esta data e aguarde detalhes nos próximos informativos

Educação ambiental por uma nova visão de mundo!

Adote esta idéia!

   

 

A Fundação Gaia Recomenda!!!


Para Ler:  
Introdução à Permacultura

Bill Mollison com Reny Mia Slay

Tradução:

Andé L. J. Soares

Segundo os autores:

Permacultura é o planejamento e a manutenção conscientes de ecossistemas agriculturalmente produtivos, que tenham a diversidade, estabilidade e resistência dos ecossistemas naturais, e a integração harmoniosa das pessoas e a paisagem , provendo alimento, energia, abrigo e outras necessidades, materiais ou não, de forma sustentável.

Sem uma agricultura permanente não existe a possibilidade de uma ordem social estável.

O design na permacultura é um sistema para unir componentes conceituais, materiais e estratégicos em um padrão que opera para beneficiar a vida em todas as suas formas.

A filosofia por trás da Permacultura visa trabalhar com a natureza, e não contra esta. É um trabalho de observação do mundo natural, com conclusões transcritas para o ambiente planejado.

Necessitamos observar os sistemas em todas as suas funções, ao contrário de exigir somente um produto destes. Para isto devemos permitir que estes sistemas produtivos apresentem suas evoluções próprias.

Como comprar: A Fundação Gaia disponibiliza a venda deste livro em seus eventos no Rincão Gaia ou pelo correio.

Faça a sua encomenda com Carla pelo telefone 51 3330 3567.

Cada livro custa R$ 35,00 + despesas de correio.


Na TV  
Confira os Destaques em Agroecologia do

Canal Rural

 
Ecologia Ecologia - Terça-feira / 19/02

Você confere a produção agroecológica de hortigranjeiros, os benefícios e o aumento da lucratividade garantidos por estes produtos que ganham cada vez mais a preferência do consumidor brasileiro.

Terça às 17h30.

Ecologia - Sexta-feira - 22/02

No programa você vai saber como produzir a compostagem orgânica.

Sexta-feira às 17h30.

Brasil na TV Brasil na TV - Quarta-feira - Dia 20/02

Você vai fazer um passeio pela Amazônia e conhecer a biodiversidade, as belas paisagens deste patrimônio ecológico.

  O Canal Rural está disponível pelo sistema Net/Sky para todo o Brasil, e agora os proprietários de antenas parabólicas também poderão sintonizar o Canal Rural e contar com o melhor serviço de agrimeteorologia, com os melhores programas de técnica e tecnologia rural, leilões, cotações, tudo que estiver acontecendo no campo sem sair de casa. O Canal Rural estará disponível na satélite Brasil Sat B1, na banda C, frequência 4171, polarização horizontal, transponder 12 A2.

Na Internet:  
Conheça as Aventuras de Kauan Navegando na Internet O website www.jui.com.br , apresenta de forma divertida e educativa as aventuras de Kauan, um pequeno índio às voltas com animadas aventuras. Indispensável para as crianças.

Destacamos o design caprichado e a grande quantidade de serviços oferecidos.

 

Dica do mês:


  Todos juntos no combate à dengue!

Por Christian Lavich

Todos temos o dever de auxiliar

Todos temos o dever de auxiliar as Secretarias de Saúde no combate ao mosquito da dengue. Depois dos surtos no norte e sudeste não podemos ficar esperando de braços abertos que a praga se prolifere igualmente no sul.

Uma grande descoberta foi anunciada pela cientista e bióloga paulista Alessandra Laranja, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Unesp, Universidade Estadual de São Paulo - campus de São José do Rio Preto. A receita para o combate ao Aedes Aegypti é tão simples que impressiona, pois não causa danos à saúde humana e dos animais que dividem conosco o ecossistema urbano.

Combatendo com a borra do café

O mosquito Aedes Aegypti pode ser combatido colocando-se borra de café nos pratinhos de coleta de água dos vasos, no prato dos xaxins, dentro das folhas das bromélias, etc. A borra pode inclusive ser jogada sobre o solo do jardim e quintal. Em estudos realizados ficou comprovado que a borra impede a postura, e quando esta ocorre, o desenvolvimento dos ovos daquele mosquito. Em quantidades adequadas a borra bloqueia o desenvolvimento da larva do Aedes Aegypti.

O Brasil, já assolado pelas dengues do tipo 1 e 2, prepara-se para o crescimento do número de casos da dengue tipo 3, a hemorrágica, que provoca hemorragias internas no infectado, que quase sempre morre. Outra notícia terrível, é a de que, devido as fortes enxurradas de final de ano, surge outra ameaça proveniente do exterior, a da dengue tipo 4; que também viaja dentro de navios oceânicos e de aviões intercontinentais.

A pesquisa também mostrou que 500 microgramas de cafeína da borra de café por mililitro de água bloqueia o desenvolvimento da larva no segundo de seus quatro estágios e reduz o tempo de vida dos mosquitos adultos.

A borra do café, além de funcionar como inseticida natural, serve também como adubo; um motivo a mais para aproveitarmos a borra na terra endurecida dos jardins e hortas, já que o mosquito Aedes se desenvolve nestes lugares.

A transmissão A transmissão ocorre pelo ciclo homem-Aedes Aegypti-homem. Após a injestão de sangue infectado pelo inseto fêmea, transcorre na fêmea um período de incubação que pode variar de 8 a 12 dias. Após esse período, o mosquito torna-se apto a transmitir o vírus e assim permanece durante toda vida.
Os sintomas Os sintomas da doença são febre alta, dor de cabeça, dores fortes nos olhos, em toda a musculatura, nos ossos e nas juntas. A dengue hemorrágica apresenta sangramento pelas gengivas, pela pele e pelo intestino, podendo levar a morte.

Cabe relembrar ainda que não devemos deixar água parada em pneus velhos, latas e garrafas.

Se todos fizerem a sua parte, conseguiremos vencer essa terrível praga.

   
SEUS AMIGOS TAMBÉM QUEREM RECEBER AS INFORMAÇÕES E DICAS DA FUNDAÇÃO GAIA?

É FÁCIL!!!!!!!

DIGA PARA ELES ENVIAREM UMA MENSAGEM DE ADESÃO PARA O SEGUINTE ENDEREÇO:

sede@fgaia.org.br

DIZENDO:

MEU NOME É ******** E EU DESEJO RECEBER AS INFORMAÇÕES E DICAS DA FUNDAÇÃO GAIA!

   

Muitos abraços,

E até a próxima mensagem!

Volte a página dos Informativos