03 anos sem Lutzenberger

No dia 14 de maio lembramos os 03 anos do falecimento de José A.  Lutzenberger. A data não passou em branco para os amigos e admiradores do trabalho de Lutz. Alguns veículos de comunicação de   Porto Alegre também lembraram a data. Veja trecho das matérias logo  abaixo.

Eventos:

04 de Junho: Oficina de Ecologia Urbana. Tema: Permacultura Urbana

14 de Junho: Ciclo de Palestras na Livraria Cultura. Ecosarau com Luís Augusto Fischer e The Darma Lovers. Apresentação: Mary Mezzari. Às 19:30 hrs. Entrada Franca!

25 e 26 de junho: São João e "Quatro Elementos: Fogo". Um final de semana eco-educativo, com direito a atividades lúdicas, lazer e descanso. Inscrições até 22 de junho. Vagas limitadas!

Ainda: Saiba sobre a viagem de Lara Lutzenberger, presidente da Fundação Gaia, à Inglaterra e Áustria, onde participará da comemoração dos 25 anos do Prêmio Nobel Alternativo.

Veja quem escreveu sobre Lutzenberger:

Um dia inesquecível no Rincão Gaia

As fotos aqui publicadas são inéditas e foram gentilmente cedidas pelo fotógrafo Emílio Pedroso, de Zero Hora, para o informativo da Fundação Gaia.

 

 Por Clovis Heberle*


       Conversar com José Lutzenberger por telefone havia se tornado uma rotina desde que ele me descobriu na redação de Zero Hora, no início dos anos 90. Desiludido com a imprensa brasileira e praticamente esquecido por ela desde que deixara o governo Collor, Lutz me ligava para informar sobre suas viagens e palestras no exterior ou apenas para comentar assuntos que chamavam a atenção dele nos jornais.  As conversas foram se tornando mais longas e freqüentes, e o jeito foi continuá-las à noite, em bares e restaurantes da Venâncio Aires e da Jerônimo de Ornellas. Para mim, aqueles papos regados a chope, em que eu ouvia muito mais do que falava, haviam se tornado oportunidades raras de sair do redemoinho do jornal e ampliar meus horizontes bebendo de uma fonte inesgotável de saber, que ia desde questões filosóficas e científicas até as nossas alegrias e preocupações cotidianas. 
     Quando, em 18 de junho de 1996, ele aceitou a minha proposta de fazer uma reportagem sobre o Rincão Gaia, em Pantano Grande,  eu já podia me considerar seu amigo e discípulo. Fui com o fotógrafo Emílio Pedroso, e a visita rendeu duas páginas de Zero Hora do dia 6 de julho. 
       Um Lutz tranqüilo e bem humorado, livre das pressões do seu dia-a-dia atribulado em Porto Alegre ou do cansaço das freqüentes viagens, nos levou por todos os recantos do seu amado Rincão, apoiado num cajado "por conforto, não por necessidade". Forte e saudável aos 70 anos incompletos, ele vivia uma excelente fase de sua vida. Foi uma oportunidade rara de ver as teorias ambientalistas postas em prática, numa área degradada pela extração de pedras. A realização do sonho de ver a natureza reagir à agressão, de  produzir alimentos sem produtos químicos, de viver em paz - no almoço, de comida farta e saborosa, só a carne (comprada de vizinhos) e a cerveja não eram produzidas na propriedade.
      Aquele dia inesquecível acabou com uma longa conversa-entrevista junto à janela da casa comunitária, com o sol já se pondo. Olhando a paisagem,  "a mais linda do mundo", Lutzenberger se declarou um homem realizado por ter vencido a máfia dos pesticidas. Emocionado,  fez uma declaração que merece ser relembrada: "Ver as lavouras de arroz do Sul do estado repletas de aves silvestres que na década de 70 morriam intoxicadas aos milhares é a minha maior vitória. Se eu tivesse feito só isto já morreria feliz".

* Clovis Heberle é jornalista e responsável pela Agência RBS.
    

Veja o que saiu na imprensa...

JÁ Bom Fim/Moinhos - 1ª quinzena de maio / 2005, edição 348:

Fundação Gaia busca recursos para projetos em homenagem a Lutz

Os 03 anos de falecimento do ambientalista gaúcho José Lutzenberger, no dia 14 de maio, serão lembrados pela Fundação Gaia. A instituição tem dois projetos na Casa de Cultura Mario Quintana: uma peça de teatro infantil e a revitalização do espaço ecológico "Jardim Lutzenberger"... (segue)

Revista CONEXÃO SOCIAL - Março/Abril 2005, ano VI nº 21:

Vida de Lutzenberger vira Peça de Teatro e Filme

Após três anos do falecimento do ecologista José Lutzenberger, em 14 de maio de 2002, e, depois de ter sua vida transformada em livro pela jornalista Lilian Dreyer, chegou a vez de sua obra ser retratada no palco e no cinema. Para isto, a Fundação Gaia, Oficina de Teatro Olga Reverbel e a Casa de Cultura Mario Quintana levarão ao palco do Teatro Bruno Kiefer a peça "O Mundo é assim...", escrita pelos diretores de teatro Christian Lavich Goldschmidt e Vera Potthoff. (segue)

No cinema, "Lutzenberger, For Ever Gaia", é o documento de 80 min. que está sendo produzido pelo diretor carioca Frank Coe e pelo gaúcho Otto Guerra. O filme apresenta a trajetória de Lutzenberger e aborda, de maneira lúdica e educativa, questões e teorias ecológicas... (segue)

JORNAL DO COMÉRCIO, Caderno Panorama / segunda-feira, 16 de maio de 2005:

Lutzenberger vai ser homenageado pelo teatro

No dia 14 de maio, a morte de José Lutzenberger completou três anos, e a Fundação Gaia aproveitou a data para anunciar o lançamento de uma peça teatral inspirada nos ensinamentos do ambientalista. Chamada "O Mundo é assim...", a peça prevista deve estrear no segundo semestre no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mário Quintana. ... Outro objetivo dos autores é revitalizar o Jardim Lutzenberger, já existente no 5º andar da CCMQ... (segue)

CORREIO DO POVO, Geral - Domingo, 15 de maio de 2005:

No início, denúncias

Por Carina Fernandes

Há três anos, o Rio Grande do Sul perdia sua maior expressão da ecologia: o engenheiro agrônomo José Antônio Lutzenberger. Vítima de uma parada cardíaca, morreu aos 75 anos, no dia 14 de maio de 2002, na Santa Casa de Misericórdia. Polêmico, teve sua trajetória marcada por várias denúncias e inúmeras reivindicações... (segue)
      

Agradecemos...

Ainda tivemos a data lembrada por outros veículos de comunicação, como o site Ambiente JÁ, que publicou nota, e alguns programas de rádio. À todos somos muito gratos!

Agradecemos à professora e leitora Ilda Meregalli, que escreveu ao Jornal JÁ (2ª quinzena de maio) e ao Jornal do Comércio (20/05) parabenizando aos jornais pelas matérias e às instituições envolvidas nos projetos em homenagem à Lutzenberger. Igualmente agradecemos ao estudante e leitor Ramiro Rosário, que escreveu ao Jornal do Comércio (19/05) parabenizando a iniciativa.
      

Mais Homenagens à Lutzenberger

O ambientalista José Lutzenberger, que morreu há 03 anos, pode receber mais duas homenagens. Uma proposta do Poder Executivo altera o nome da Reserva Biológica do Lami, que passaria a se chamar Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger. O Projeto também cria o Museu José Lutzenberger no interior dessa reserva. O texto ingressou na Câmara Municipal no dia 19 de maio. (fonte: JÁ. Ed. 349)

Notícias...


 
Lara Lutzenberger participará da comemoração dos 25 anos do Nobel Alternativo

Lara Lutzenberger viaja no próximo dia 03 de junho para a Inglaterra e  Áustria. A primeira parada é Londres, onde fica até o dia 08 de junho  participando de reuniões na Fundação Gaia inglesa. Na Inglaterra,  Lara divulgará a Fundação Gaia e o Legado de José Lutzenberger para mais de 20 parceiros e potenciais apoiadores. O objetivo é discutir propostas para a divulgação e ampliação do Legado  Lutzenberger na Europa, além de captar recursos para a instituição brasileira. A viagem também serve para divulgar o livro "Healthy Crops - A New Agricultural Revolution", de Francis Chaboussou. Este livro  foi um dos últimos trabalhos com participação de José  Lutzenberger. A obra demonstra que o uso de agrotóxicos e  fertilizantes químicos compromete a saúde da planta tornando-a ainda  mais suscetível à pragas e demandando um uso crescente destes  produtos. Em última instância isso leva a uma queda de fertilidade  dos solos e de produtividade dos cultivares.

 Dia 08 de junho Lara segue para Áustria, onde fica até o dia 13 de  junho. Em Salzburg Lara participa da comemoração dos 25 anos do  Prêmio Nobel Alternativo (25 ANNIVERSARY RIGHT LIVELIHOOD AWARD), integrando uma série de Seminários e Workshops discutindo os  desafios sócio-ambientais da atualidade.
     

Nossos Eventos:

Participe!

04 de junho: Oficina de Ecologia Urbana. Tema: Permacultura Urbana, com Alexandre de Freitas. Será a 2ª de um total de 4 oficinas. Inscrições e maiores informações (51) 3330-3567. Vagas Limitadas!

14 de junho: Ecosarau - literatura e música - comemoração dos 18 anos da Fundação Gaia, com o escritor e professor da UFRGS Luís A. Fischer e com a banda The Darma Lovers.Apresentação: Mary Mezzari. Local: Auditório da Livraria Cultura. Hora: 19:30. Entrada Franca!

25 e 26 de junho: São João e "Quatro Elementos: Fogo". Um final de semana eco-educativo, com direito a atividades lúdicas, lazer e descanso no Rincão Gaia, sede rural da Fundação Gaia, em Pantano Grande há 125 km de Porto Alegre. Inscrições até 22 de junho. Vagas Limitadas! Informações: 3330-3567 ou 3331-3105 e ainda sede@fgaia.org.br
   

Foto: Emílio Pedroso

 

Notícias Ambientais


Nossos Parabéns...

João Batista Santafé Aguiar foi eleito Coordenador do NEJ, o Núcleo de Ecojornalistas do RS, responsável pela EcoAgência de Notícias. Também foi eleito membro do Conselho Diretor do NAT - Núcleo Amigos da Terra Brasil.

Para consultar Informativos anteriores - Clique Aqui