Informativo de  Verão - 2004/2005

 

 
Eventos:

Lutzenberger - Casos e Acasos : Não perca este divertido encontro que ocorrerá em mais uma atividade de lançamento do Livro Sinfonia Inacabada! Livraria Cultura de Porto Alegre, dia 07 de dezembro às 19:30. Entrada franca.

Calendário 2005 - Confira os eventos que já estão confirmados para o próximo ano e agende-se!

Ainda: Festival Viva Lutz

Cultura Indígena no Rincão Gaia

Notícias ambientais

Mensagem Verde

"Milhares de tribos indígenas viveram, não sabemos quantos milhares ou dezenas de milhares de anos, na Selva Amazônica, e em nada alteraram aquela exuberante Natureza. Onde nós hoje os deslocamos, nos confrontamos com a majestade primordial intacta da Hiléia - que passamos logo a profanar e destruir para sempre. Como sabe todo aquele que conhece de perto a vida indígena, o índio além de não devastar e emporcalhar o mundo em que vive, vive uma vida profundamente humana, caracterizada por formas de harmonia, de integração social e felicidade individual, que não tem paralelo nas sociedades modernas. Em sua cultura intacta, não contaminada pelo homem moderno, os indígenas não são anormais ou marginais"

José Antonio Lutzenberger - Extraído do livro: Fim do Futuro? - Manifesto Ecológico Brasileiro . p. 53.


Eventos:
   
 
 

Neste evento colaboradores e conhecidos de José Lutzenberger, estarão compartilhando com o público, de forma descontraída, mais histórias instigantes, curiosas e estimulantes do cotidiano de nosso fundador. 

Será também uma rara oportunidade de ver e ouvir alguns dos personagens do livro 'Sinfonia Inacabada', sob a mediação de Lilian Dreyer,  autora da obra. 

Dentre os convidados já confirmados estão o jornalista Moisés Mendes, a jornalista e apresentadora de TV Tânia Carvalho, o engenheiro agrônomo Fernando Bergamin, e o médico Mário Cardone. 

Não deixe de assistir!

Entrada Franca

Calendário 2005

Saiba dos eventos que já estão confirmados para o ano de 2005.

Carnaval 

Venha fazer a sua própria máscara ecológica para um carnaval inusitado e tranqüilo no Rincão Gaia, com banquete tropical acompanhado de música popular brasileira da melhor qualidade 

Dias: de 5 a 8 de fevereiro de 2005.
Local: Rincão Gaia.


"Os 4 Elementos" Participe todo o segundo final de semana dos meses ímpares, a partir de março, deste programa de lazer ecoeducativo que é inspirado nos quatro elementos da natureza. 

Dias: 12 e 13 de março; 14 e 15 de maio; 9 e 10 de julho; 10 e 11 de setembro; 12, 13, 14 e 15 de novembro.
Local: Rincão Gaia


Páscoa Venha descansar, colher macela fresca e aromática e participar da divertida "caça aos ovos" desfrutando da  farta e saborosa culinária do Rincão, neste feriado inaugura o outono. 

Dias: 25, 26 e 27 de março de 2005.
Local: Rincão Gaia


Ecologia Urbana Participe desta série de encontros teórico-práticos que ensina estratégias simples de sustentabilidade  aplicáveis ao espaço urbano. 

Dias: 9 de março, 11 de junho, 13 de agosto e 8 de outubro.
Local: Sede de Porto Alegre.


Educação Ambiental Aprenda como incorporar e desenvolver iniciativas de educação ambiental em empresas, escolas e comunidades, através de uma abordagem teórica e metodológica que integra a dimensão ambiental, socio-econômica e cultural com a  compreensão dos princípios essenciais que regem a sustentabilidade da vida. 

Dias: 7 e 8 de maio.
Local: Rincão Gaia


São João

Vamos nos reunir, criar bandeirinhas coloridas, preparar guloseimas tipicamente juninas em forno e fogão à lenha e construir uma bela fogueira?

Dias: 25 e 26 de junho.
Local: Rincão Gaia

Reserve essas datas na sua agenda e aguarde detalhes das atividades de sua preferência.

Informe-se 51 3330 3567 ou sede@fgaia.org.br 

   
Lançamento do Livro "Sinfonia Inacabada" agitou Porto Alegre em outubro! Lara Lutzenberger,  a escritora Lilian Dreyer e "um monte de gente" estiveram presentes no evento!

O Festival promoveu debates, sessão de autógrafos, feira, teatro de rua e show com Jorge Mautner. Além das atrações, o evento serviu como um reencontro de velhos amigos.

   

 
 
Cultura Indígena no Rincão Gaia - 1ª parte

Cinema, Educação e Fórum Social Mundial. 
Estes foram os temas que agitaram os cinco dias de Cultura Indígena no Rincão Gaia.

 

O motivo principal do encontro foi a apresentação do roteiro de animação do Filme Maíra, do cineasta Frank Coe. Essa obra é uma transposição para o cinema do texto homônimo de Darcy Ribeiro, em forma de documentário, e que aborda a realidade de dezenas de nações indígenas do território brasileiro. Conta com a participação dedicada de grandes líderes indígenas como Ailton Krenak e Álvaro Tukano, e com depoimentos importantes, entre eles uma entrevista inédita com o antropólogo Darcy Ribeiro. 
Também envolvida com a produção, a Otto Desenhos Animados está dando vida ao personagem Maíra e aos outros elementos da mitologia brasileira presentes na estória.
A Fundação Gaia apóia o projeto e se sente prestigiada pela presença destes amigos que vêm de várias partes do Brasil, já elaborando conjuntamente estratégias de inclusão de aspectos da cultura indígena brasileira no trabalho de educação ambiental realizado no Rincão Gaia.
E, finalmente, o pessoal da comissão organizadora do Fórum Social Mundial aproveitou a oportunidade para reunir-se na nossa sede rural com Ailton Krenak, Álvaro Tukano, Rosane Kaingang e Ely Macuxí, definindo o espaço destinado aos povos indígenas no próximo FSM,  que acontecerá em Porto Alegre entre os dias 26 e 30 de janeiro de 2005.

 

  fotos: Alexandre de Freitas

 

Em nosso próximo informativo:

Mais Cultura Indígena no Rincão, Educação Ambiental e Ecologia


Notícias Ambientais

Retratos da Vida

Esta belíssima imagem foi capturada por nosso amigo Leandro Basile, veterinário do Parque Zoológico de Sapucaia do Sul (grande Porto Alegre).

Diante de uma imagem dessas alguém ousaria duvidar dos sentimentos desses "parentes"?

 

  Foto: Leandro Basile -FZB - RS