Carta ao Secretário Municipal de Meio Ambiente Sr. Hideraldo Caron (poda indevida de árvores)

À SMAM
Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Porto Alegre 03 - 09 - 98

Prezado Sr. Hideraldo Caron,
Secretário da SMAM:

Dando continuação à minha comunicação de 26 - 08 - 98 referente à absurda demolição da árvore de minha calçada, que, com muito carinho, vinha cuidando e tratando há anos, quero comunicar que a mesma turma apareceu cedo na manhã seguinte para retirar o triste toco que antes pretendiam deixar, com quase metro de altura, com cortes desencontrados e todo lascado, pois nem trabalho limpo sabem fazer e considerações estéticas parecem desconhecer.

Aparentemente criaram vergonha. A placa que ali coloquei e que eu substituia cada vez que desaparecia, deve tê-los incomodado.

No entanto, nesta operação, mais uma vez, demonstraram sua total incapacidade técnica. A nova muda, da mesma espécie da que fora trucidada no dia anterior, já veio com a raiz pivotante brutalmente amassada, esfiapada, dilacerada. Foi plantada assim mesmo. Nem sequer os necessários cortes de limpeza e pintura protetora sabem ou querem fazer. Até hoje, uma semana mais tarde, não foi regada... Ficarei observando...

Quanto à ameaça que me foi transmitida pelos pobres trabalhadores de que a "equipe técnica" me processaria, será para mim uma grande satisfação! Finalmente, me obriga a fazer documentário ilustrado da vergonhosa situação das árvores de rua, das praças, jardins e parques de Porto Alegre. Faz anos que, para fins educativos, quero fazer este documentário, já temos farta coleção de fotos.

Prezado Hideraldo, não me entendas mal, não estou querendo pisar o PT, como alguns andam sugerindo. Nunca me interessei por partidos. A triste situação vem de longe, ela só não melhorou com o PT, como era de esperar. Ao contrário, ela piora violentamente, vocês não tiveram coragem de limpar o serviço, mandando embora funcionários incapazes, comodistas e desmotivados.

Recebi e continuo recebendo dezenas de telefonemas de pessoas que se sentiram igualmente agredidas ou revoltadas com a deplorável situação.

Seria lindo se você conseguisse transformar o Departamento de Praças e jardins em um órgão sério, com profissionais capazes e motivados. Daríamos toda a força.

José A. Lutzenberger
FUNDAÇÃO GAIA

Cópia para:

Sr. Raul Pont
Prefeito Municipal

Voltar às Cartas