Coronavírus:  nem só vilão

 

Há tempos que certos hábitos e sistemas, vistos como conquistas ou esquemas indispensáveis, fragilizam-nos.

 

Comércio excessivo de bens descartáveis gera poluição industrial e lixo tóxico. Substâncias sintéticas confundem nossos hormônios ao impregnarem a cadeia alimentar e nossos corpos. Rotas áreas e terrestres, congestionadas por movimentações desnecessárias e uso inconsequente de veículos automotores, deixam rastro de poluição sonora e atmosférica, adoecendo mentes e pulmões. Horizontes monoculturais sem fim, produções intensivas e distantes têm menor resiliência a intempéries e pragas e menor acessibilidade, portanto arriscam deixar-nos com fome. Também fragilizam o espírito ao tirar o encanto das paisagens, extinguem espécies e geram contaminações sistêmicas.

 

Todas essas situações alteram perigosamente o clima e nossas condições de vida! 

 

Na esfera laboral, regras engessadas favorecem conflitos judiciais e impactam rotinas domésticas e familiares. Compromissos e ambições ilimitados deixam-nos extenuados. Individualismo exacerbado acaba em solidão. Educação e igualdade social negligenciadas marginalizam e apontam armas. Setor público inflacionado é ineficiente e insustentável. Privatização de serviços essenciais exclui impiedosamente. A busca do crescimento econômico por si, maior mantra da modernidade, não garante sociedades equilibradas, nem felicidade e muito menos saúde.

 

O sofrimento e a morte nos rondam em várias frentes, apenas que a face e agilidade do vilão se fundem nelas e nos confundem!

 

Há tempos precisávamos de uma quarentena. Fatos, teorias, alternativas, nada, mas nada, parecia capaz de mudar nossa rota catastrófica! Apenas Coronavírus, do alto de sua coroa invisivelmente microscópica, ao estabelecer uma ameaça de vida imediata e de autoria inquestionável, conseguiu frear-nos! Aos que sobrevivermos agora, caberá enfrentar o que por tanto tempo desmerecemos e constituir uma civilização que faça jus à altura da humanidade!

 

 

Lara Lutzenberger

Veiculado em Zero Hora em 13/04/2020

 

 

 

Voltar ao índice