O FSM e a Dança dos Radicais

 

O FSM é um movimento social instigante e estimulante, que cresce em força e maturidade a cada nova edição! Basta dizer que em cinco anos a adesão cresceu de 20.000 para 155.000 participantes!

 

O desenclausuramento do evento de dentro das dependências da PUC para os jardins que emolduram o delta do Guaíba, propiciou-lhe um colorido e um espírito mais caloroso e festivo, na divertida multiplicidade de sentidos que atribuímos a esses adjetivos. Fato é que o Fórum se popularizou e se democratizou, ampliando o seu poder de influência e esclarecimento da população acerca de suas propostas. Sua essência integradora e propositiva, em contraposição à face radical e combativa, foi iluminada.

 

É um grave equívoco pensar que as discussões do FSM se limitam à guerra contra a expressão selvagem do Capitalismo, através da defesa nostálgica e utópica do Comunismo; um sistema autoritário e castrador, evidentemente falido e superado. Defende-se, sim, um grande leque de políticas e ações alternativas que podem e devem inovar e sincronizar o melhor do capitalismo com o melhor do comunismo em prol de um mundo de mais eqüidade e segurança ambiental e social.

 

O encontro congrega representantes de inúmeras e diversificadas origens, que trocam  experiências, se fortalecem mutuamente, criam sinergia e geram eco nos 4 cantos do mundo. Acima de tudo valoriza a relevância de promover-se soluções criadas, aplicadas e adaptadas localmente, movidas pelas especificidades sócio-econômicas, políticas, culturais e ambientais de cada lugar.

 

Os manifestantes do FSM podem até mesmo realizar piruetas radicais, mas a globalização corporativa que sustenta um discurso de ampliação de riquezas, quando na verdade exaure nosso patrimônio natural e concentra bens materiais, o sabe ser muito mais, sob uma batida aparentemente tranqüila. Estamos empobrecendo com a extinção em massa de espécies, 1/6 da população humana vive na absoluta miséria e somente 20% da humanidade concentra 80% da riqueza mundial!! Assim também, sob um discurso sedutor e diplomático, democrático e liberal, avançam silenciosa e pacificamente práticas que aumentam dia-a-dia a exclusão social e agravam a depauperação da natureza, cujos recursos dão sustentação física e espiritual às nossas vidas e são indispensáveis à verdadeira justiça social e saúde planetária!

 

Quem sabe se, embalado pela gostosa ginga brasileira, o FSM não se consolidará como maestro dos povos na conciliação sinfônica dos radicais?! 

 

Fevereiro de 2005

Lara Lutzenberger

Fundação Gaia

Voltar ao índice